TCC-Enfermagem
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC-Enfermagem por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 37
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemALEITAMENTO MATERNO E DESMAME PRECOCE NO MUNICÍPIO DE LAVRAS(Fundação Educacional de Lavras, 2011) Garcia, Eliany Aparecida; Souza, Gabriela NascimentoA amamentação vem ao longo do tempo sofrendo influências que não são benéficas, as quais fazem dela um ato opcional. O leite materno oferece inúmeros benefícios para a saúde da criança, entre elas os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, possibilitando que a criança inicie uma vida saudável. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo identificar as causas do desmame precoce em crianças em aleitamento materno exclusivo em uma área de cobertura de PSF no município de Lavras - MG. A pesquisa teve caráter qualitativo. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada com 11 mães de crianças menores de 6 meses em 4 Programas de Saúde da Família do Município de Lavras – MG. O referencial teórico foi a Teoria de Enfermagem de Hildegard Peplau que tem como foco a relação interpessoal. O referencial metodológico foi análise de conteúdo de Bardin. A análise dos discursos nos permitiu identificar seis categorias principais: Importância e significado da amamentação; Tempo de amamentação; Consultas de pré-natal; Informações recebidos no pré-natal; Tipo de Aleitamento Materno e Intercorrências na amamentação. Os resultados encontrados colaboraram para a compreensão de que, nem todas têm o conhecimento suficiente sobre a amamentação sendo necessária uma intensificação das ações educativas sobre amamentação nos PSF’s.
- ItemDOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS(Fundação Educacional de Lavras, 2019-10-22) Moreira, Sara Calixto AlvesNa medula-óssea são produzidas todas as células que compõe o sangue, sendo imprescindível para a sobrevivência do ser humano. O transplante de medula é uma terapêutica com bons resultados e grandes chances de sucesso no tratamento de diversas doenças, como no caso da leucemia. Para tanto, necessita-se de doadores compatíveis, o que se dá através de um cadastro nacional de pessoas com interesse em tornarem doares de medula óssea. O objetivo deste trabalho foi identificar o número de universitários que são cadastradas como doadores de medula óssea, e analisar os motivos que levam os mesmos a serem, ou não, possíveis doadores, além da análise de seus conhecimentos sobre a temática. Estudo com abordagem quantitativa e qualitativa. Participaram 186 universitários, escolhidos de forma aleatória, entre os meses de maio e abril de 2019. As variáveis analisadas foram idade, sexo, o conhecimento sobre medula óssea, ser ou não doador (cadastrado no Redome) e se seria um doador de medula óssea. Após a análise dos dados, foi possível verificar que a grande maioria dos participantes não é doador de medula óssea (95,16%), seja por falta de informação, conhecimento sobre o assunto, ou sobre o processo para a realização do cadastro. Conhecer os motivos que levam as pessoas a não se cadastrarem é um indicador primordial na mudança do cenário brasileiro, sendo o subsídio primário para a compreensão dos desafios e perspectivas que envolvem a realidade dos cadastros de doadores de medula óssea no Brasil.
- ItemAVALIAÇÃO DA DOR NEUROPÁTICA EM PACIENTES ASSISTIDOS EM CLÍNICA DE ENFERMAGEM(Fundação Educacional de Lavras, 2019-10-22) Novaes Júnior, Nivaldo Rosa deA obesidade atualmente é considerada um problema de saúde pública, que ao longo dos anos, está aumentando progressivamente e intimamente ligada ao estilo de vida que a sociedade adotou, esta condição metabólica é responsável pelo aumento de morbimortalidades em escala mundial. Pessoas obesas possuem propensões maiores a diversas patologias graves como doenças cardiovasculares, metabólicas, neoplásicas, ortopédicas, entre outras. Desta forma os mais variados tipos de tratamentos devem ser avaliados e empregados, de acordo com o quadro de saúde de cada um, ter uma visão holística dos profissionais e comprometimento dos que se submetem aos tratamentos, são fatores indispensáveis, para que alcancem bons resultados ao decorrer do tratamento. O enfermeiro, profissional ligado ao acompanhamento de pacientes diabéticos deve monitorar tais pacientes no intuito de melhorar o quadro clínico das morbidades e diminuição do risco de mortalidade. Diante disso, o estudo avaliou as alterações da sensibilidade dos pés e dor neuropática em pacientes assistidos em uma clínica de enfermagem.
- ItemAMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA: este é um desafio(Fundação Educacional de Lavras, 2020-11-03) Carvalho, Mirella Alexandre Freire deA amamentação traz inúmeros benefícios tanto para o lactente quanto a lactante, pois além de atender as necessidades metabólicas e nutricionais do bebê, o leite é completo até os seis meses de vida, levando a um maior vínculo afetivo da mãe para o seu filho. Objetivo: Averiguar o perfil materno referente à amamentação exclusiva ate o sexto mês de vida do bebê Metodologia: Abordagem qualitativa e quantitativa envolvendo 166 mães cadastradas em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família, entre os meses de novembro, dezembro de 2019, janeiro e fevereiro de 2020. Os dados foram coletados através de um questionário semi-estruturado com perguntas relacionadas às vivencias e experiências com o aleitamento materno e os resultados expressos em percentual e comparados à literatura. Resultados: Foi possível verificar que a maioria das mães (80,72%) teve orientação quanto ao manejo da amamentação pelos profissionais da saúde. A pesquisa mostrou também que não houve diferença relevante entre as mães que ofertaram o aleitamento materno exclusivo (56,02%) e as quais não ofertaram (43,97%). Conclusão: É necessário a equipe de saúde incentivar, mostrar benefícios e a real importância que o aleitamento trás a mãe e ao seu filho. É de suma importância que tenham um papel de acolhimento às mães e aos bebês, escutando e esclarecendo as dúvidas e aflições.
- ItemNÃO ADESÃO A VACINAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA(Fundação Educacional de Lavras, 2020-11-10) Mesquita, Jamille Alves BotelhoA vacinação é ação rotineira nos serviços de atenção primária à saúde, com grande influência na saúde da população. Representa expressivo avanço tecnológico em saúde nas últimas décadas, e é considerada procedimento de boa relação custo/eficácia na prevenção de doenças. Sabe-se, porém, que grande parte da população vem deixando de vacinar-se e/ou vacinar seus filhos, o que é evidenciado pela falha da cobertura vacinal, registrada pelos municípios através do programa nacional de imunização (PNI) e pelo retorno de doenças imunopreviníveis já erradicadas, a nível mundial. Objetivo: Identificar as evidências disponíveis na literatura nacional e internacional sobre a não adesão à vacinação. Método: revisão integrativa da literatura que busca sintetizar a produção científica sobre os motivos que levam as pessoas a não se vacinarem e não vacinarem seus filhos. O levantamento bibliográfico de artigos publicados em periódicos indexados foi realizado nas bases eletrônicas: LILACS, SciELO, PubMed e MEDLINE. Resultados: Foram encontrados 1203 artigos, e após a nálise, a amostra final do estudo constituiu-se de 12 artigos, que evidenciaram o medo de eventos adversos e a falta de informação/orientação como as principais causas da recusa vacinal. Conclusão: A pesquisa mostrou a importância de se repensar as estratégias de ações educativas, em especial pelos enfermeiros, para que seja possível uma maior adesão à vacinação pela população. As pessoas possuem conceitos errôneos sobre a imunização, o que reflete na falta de confiança quanto à segurança das vacinas.
- ItemNECESSIDADES DE INFORMAÇÃO DE MULHERES COM RELAÇÃO A PRÁTICA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO: SUBSÍDIOS PARA UMA INTERVENÇÃO EFICAZ(Fundação Educacional de Lavras, 2020-11-17) Corrêa, Stephânia Hingrid GonçalvesO Ministério da Saúde preconiza que o aleitamento materno seja exclusivo durante os primeiros seis meses de vida da criança. Entretanto estudos apontam para a falta de informação correta e compreensível como um dos principais complicadores para efetivação desta prática. O objetivo desta pesquisa foi identificar as necessidades de informação apresentadas pelas mulheres durante a gestação em relação ao aleitamento materno exclusivo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da instituição proponente da pesquisa, por meio do protocolo CAAE n° 87227518.1.0000.5116. Tratou-se de um estudo exploratório, com análise qualitativa dos dados, e delineamento transversal, cujas participantes eram mulheres com idade gestacional a partir de doze semanas, maiores de dezoito anos, que estavam fazendo pré-natal na rede pública. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, em três unidades de atenção básica e um ambulatório de especialidades do município de Lavras- MG e analisados por meio da análise de conteúdo temática indutiva. Foram entrevistadas 18 gestantes e identificados cinco grupos de necessidades de informação: cuidados com o corpo, manejo do aleitamento, desmistificação de crenças, conceituação do aleitamento materno exclusivo e conciliação do aleitamento materno com o retorno ao trabalho. Os resultados deste estudo complementam os achados de outras pesquisas, visto que oferecem subsídios para a formulação de intervenções focadas especificamente nas necessidades de informação identificadas. Acredita-se que a elaboração de materiais educativos, criação de espaços de partilha de conhecimento e acompanhamento das gestantes colabore significativamente para promoção de um aleitamento materno qualificado.
- ItemINCIDÊNCIA E CONHECIMENTO SOBRE AUTOMEDICAÇÃO: PERFIL DE USUÁRIOS DE MEDICAMENTOS NUMA DETERMINADA POPULAÇÃO(Fundação Educacional de Lavras, 2020-11-24) Montes, Flaviane CardosoA automedicação trata-se do ato de administrar medicamentos por conta própria, sendo a seleção do medicamento escolhida pelo individuo sem a prescrição médica. Ao longo do tempo, a prática da automedicação se tornou ainda mais preocupante, visto que, com ela aumentaram os índices de intoxicação por medicamentos transformando-se então, um problema de saúde pública. Objetivo: Verificar a incidência e conhecimento sobre a automedicação, traçando um perfil dos usuários de medicamentos numa determinada população. Metodologia: Pesquisa descritiva e exploratória com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados aos finais de semana, no horário de maior movimento, em uma praça central de uma pequena cidade do Sul de Minas Gerais, nos meses de março e abril de 2017, utilizando-se de um questionário semiestruturado, envolvendo indivíduos de ambos os gêneros e faixa etária acima de 18 anos, perfazendo um número mínimo de 100 entrevistados. Os resultados expressos em percentual e comparados à literatura. Resultados: Os resultados obtidos revelam que 84% dos entrevistados praticam automedicação, sendo os familiares os principais prescritores. Os analgésicos foram a classe mais utilizada e os motivos mais citados para o uso foram a gripe e dores em geral. Conclusão: A alta prevalência de automedicação, além de poder levar a reações adversas retrata também o uso irracional de medicamentos pela população leiga, em geral. Desse modo, os achados reforçam a importância de monitorar, avaliar e educar continuamente a população acerca dos riscos e benefícios do consumo de medicamentos, sobretudo daqueles isentos de prescrição, devendo os usuários, ficarem atentos aos seus possíveis riscos à saúde.
- ItemMÁSCARA LARÍNGEA: ASPECTOS GERAIS(Fundação Educacional de Lavras, 2020-11-24) Soares, José Rafael RochaAtualmente, dispositivos supraglóticos estão sendo utilizados com maior frequência como opção à intubação traqueal durante procedimentos complexos. A máscara laríngea é um dispositivo de fácil manejo e que garante uma via aérea pérvia com implicação imediata na sobrevida do paciente em situação de urgência/emergência. O objetivo deste trabalho foi identificar as evidências disponíveis na literatura sobre a abordagem de vias aéreas por meio da inserção da máscara laríngea pelo enfermeiro. Este trabalho trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde foram utilizadas as bases de dados Lilacs, PubMed/Medline, SciELO e Google acadêmico, utilizado máscara laríngea, revisão*máscara laríngea, uso*máscara laríngea e aph*máscara laríngea como palavras chaves para as bases de dados consultadas. A literatura foi revisada considerando a opinião de vários autores. A máscara laríngea é uma alternativa para ventilação e oxigenação durante procedimentos de alta complexidade.
- ItemA ENFERMAGEM NA DETECÇÃO DOS SINTOMAS DEPRESSIVOS NA GESTAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS(Fundação Educacional de Lavras, 2020-11-30) Godinho, Mariane AbreuObjetivo: verificar a ocorrência de sintomas depressivos em gestantes e a associação entre sintomas depressivos e variáveis socioeconômicas e obstétricas. Métodos: pesquisa descritiva, quantitativa, realizada em todas as ESF’s urbanas, no município de Lavras, Minas Gerais. A amostra foi de 161 mulheres a partir do segundo trimestre de gestação. Resultados: houve significância estatística (p < 0,05) ao relacionar o número de paridades, problemas psiquiátricos/psicológicos antes da gestação e última gestação desejada. Não houve significância (p > 0,05) entre a escolaridade, raça/cor, renda familiar, uso de drogas, abortos e apoio pós-parto. Detectou-se a ocorrência de 38,5% de sintomas depressivos entre as gestantes entrevistadas. Conclusão: Durante as entrevistas realizadas percebeu-se que o apoio necessário para as gestantes não é fornecido de forma adequada. Tal fato se respalda na conclusão de que as gestantes entrevistadas apresentam um alto índice de sintomas depressivos e há relação direta com as seguintes variáveis socioeconômicas e obstétricas: número de partos, problemas psiquiátricos/psicológicos antes da gestação e se a gestação foi desejada. Esse trabalho trouxe novas oportunidades de conhecimento sobre o processo gestacional e seu acompanhamento, além de perceber como as gestantes precisam do apoio e como é importante o meio social em que estão inseridas.
- ItemAUTOCUIDADO COMO PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO: ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE PESSOAS COM DIABETES(Fundação Educacional de Lavras, 2021-10-26) Irias, Thays AparecidaO diabetes é uma doença metabólica crônica cujo número de seus portadores vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. São necessárias mudanças de hábitos, atitudes, e tratamento para seu efetivo controle. Quando não tratado e controlado o diabetes pode trazer complicações que afetam consideravelmente a vida dos pacientes. Dentre as complicações, destacamos nesta pesquisa a úlcera do pé diabético. Para a prevenção desta complicação são necessários cuidados diários com a saúde e os pés para que a doença não se instale e traga prejuízos físicos, como a formação de ulcerações e até amputação. Pesquisa quantitativa, com análise descritiva, realizada em duas Unidades de Saúde de um município de Minas Gerais, realizada com 141 indivíduos. Esta pesquisa buscou identificar o conhecimento que pessoas com diabetes possuem a respeito dos cuidados diários para prevenção da ulcera do pé diabético. Dentre os resultados identificados destaca-se o controle glicêmico ineficaz, hábitos de vida não saudáveis, 90% dos participantes possuírem hipertensão arterial, 73% apresentarem dormência em pernas e pés e 43% apresentarem obesidade. É possível concluir que a enfermagem tem um papel fundamental no auxílio as pessoas com diabetes, com ênfase na prevenção da úlcera do pé diabético, visto que, grande parte dos participantes estão desinformados quanto ao autocuidado para a prevenção e já possuem sinais característicos para o surgimento da úlcera.
- ItemAS NECESSIDADES DOS CUIDADORES DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE(Fundação Educacional de Lavras, 2021-11-19) Borges, Ana CristinaCrianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são aqueles que apresentam uma condição crônica ou necessitam de cuidados e serviços de saúde além do exigido pelas crianças em geral. Lidar com essas demandas exige cuidadores uma série de conhecimentos, habilidades e adaptações na rotina, desencadeando inúmeras necessidades. Objetivo: Identificar e analisar as necessidades dos cuidadores de CRIANES. Método: Estudo descritivo, com análise qualitativa dos dados, que entrevistou os cuidadores principais de CRIANES na rede pública, por meio de entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada a análise de conteúdo para a extração e categorização de dados. Considerações Éticas: Obtida aprovação do Comitê de Ética da instituição proponente sob Protocolo CAAE 04343318.8.0000.5116. Resultados: Foram entrevistados 11 mães e os resultados foram agrupados em quatro categorias: Necessidade de desenvolvimento de resiliência; Necessidade de conciliação das demandas da CRIANES com as demandas pessoais e familiares; Necessidade de apoio socioeconômico; Necessidade de apoio de profissionais de saúde. As mães passam por um processo complexo e contínuo de aceitação da condição da criança e adaptação no seu modo de viver, conciliando os cuidados à criança doente com as responsabilidades conjugais e maternas dos outros filhos, e abrindo mão da vida social e profissional. Nesse contexto, o apoio de familiares, amigos e entidades por meio de auxílio financeiro, disponibilização de transporte e divisão de tarefas faz-se fundamental. Além da colaboração de profissionais de saúde na continuidade do cuidado, capacitação dos cuidadores e esclarecimento de dúvidas. Considerações Finais: Os resultados deste estudo chamam a atenção para as necessidades dos pais ou cuidadores das CRIANES e reforçam a importância da atuação dos profissionais de saúde neste contexto, de modo a facilitar os processos e promover a qualidade da assistência a essa clientela.
- ItemPERCEPÇÃO E ENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA ÀS CRIANES E SUAS FAMÍLIAS(Fundação Educacional de Lavras, 2021-11-19) Sales, Samantha Aparecida LinoCrianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES) apresentam condições clínicas que requerem tratamento e acompanhamento de saúde contínuos e especializados. A atuação do profissional de saúde da atenção primária neste cenário é essencial, porém, nem sempre as famílias recebem a assistência que necessitam. Objetivo: Conhecer a percepção e o envolvimento de profissionais de saúde da Atenção Primária na assistência às CRIANES e às suas famílias. Método: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, que entrevistou 19 profissionais da atenção primária de um município no sul de Minas Gerais, por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, que foram submetidas à análise de conteúdo. Considerações Éticas: A aprovação ética foi obtida sob protocolo CAAE 14150819.8.0000.5116 e todas as questões éticas foram respeitadas. Resultados: Participaram sete enfermeiros, 11 técnicos/auxiliares de enfermagem e um psicólogo. Os resultados foram agrupados em cinco categorias: (i) visão sobre as CRIANES; (ii) envolvimento na assistência; (iii) transferência de responsabilidade; (iv) necessidade de capacitação da equipe; (v) necessidade de adaptação estrutural. Os profissionais de saúde apresentam conhecimento superficial e estereotipado sobre as CRIANES, com visões e atitudes capacitistas. Os resultados deste estudo também evidenciam que os profissionais acreditam que a assistência às CRIANES é responsabilidade dos setores secundário e terciário. Muitos deles justificam seu distanciamento devido a uma demanda por treinamento e capacitação na área e à falta de estrutura física adequada e adaptada nas instituições. Conclusões: Este estudo mostra como as CRIANES são percebidas na atenção primária e como tem sido a atuação da equipe de saúde neste contexto, apontando para a importância de maior visibilidade e atenção a elas. Implicações para enfermagem: Os resultados fornecem subsídios para o planejamento de intervenções de enfermeiros e gestores da saúde para que sensibilizem e capacitem suas equipes nesta área, de forma a assistir integralmente e longitudinalmente às CRIANES e às suas famílias.
- ItemINCLUSÃO DA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE NO CENÁRIO ESCOLAR: COMO A ENFERMAGEM PODE COLABORAR?(Fundação Educacional de Lavras, 2021-11-19) Mendes, Vanessa PereiraCrianças com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são aquelas que apresentam limitações no desenvolvimento e estilo de vida devido a complicações perinatais, disfunções congênitas ou condições crônicas. Atualmente, estão sendo inseridas no cenário escolar. Objetivos: Conhecer a experiência de professores na inclusão de CRIANES em escola regular e identificar os principais desafios e estratégias de enfrentamento apontados por eles neste cenário. Método: Estudo estudo descritivo, com análise qualitativa, cujos participantes foram professores da educação infantil e fundamental de um colégio privado no Sul de Minas Gerais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Resultados: Foram entrevistados 32 professores que atuavam como regentes ou assistentes na instituição selecionada. Os resultados foram organizados em duas categorias: Desafios vivenciados pelos professores e Estratégias facilitadoras. Os principais desafios apontados foram insegurança e receio diante da responsabilidade, conhecimento limitado sobre o diagnóstico e as limitações, necessidade de adaptação do ensino e falta de experiência no manejo de intercorrências. Foram apontas estratégias já utilizadas pelos docentes, como busca por maiores conhecimentos, parceria entre regente e assistente, apoio de profissionais de enfermagem que trabalham na instituição. A parceria com a família e com os profissionais de saúde envolvidos na assistência à criança e oferta de cursos e treinamentos foram apontadas como recursos importantes e necessários. Considerações finais: Este estudo mostrou a importância de parcerias entre profissionais de saúde e os que atuam no ensino, por meio da partilha de conhecimento, com vistas à qualificação da assistência e garantia da segurança das CRIANES no contexto educacional.
- ItemCARACTERIZAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE ATENDIDAS EM UM PROJETO FILANTRÓPICO NO SUL DE MINAS GERAIS(Fundação Educacional de Lavras, 2021-11-19) Abreu, Jacqueline Cássia deAs crianças com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são aquelas que demandam cuidados especiais devido a alguma limitação no seu crescimento e desenvolvimento ou a condições como prematuridade, malformações congênitas, desordens metabólicas e sequelas de severas infecções, traumas ou outras doenças adquiridas ao longo da vida. Objetivo: Conhecer e caracterizar as CRIANES cadastradas em um projeto filantrópico em um município no sul de Minas Gerais. Método: Estudo observacional, de caráter descritivo e corte transversal, com análise quantitativa dos dados, cujos participantes foram pais ou cuidadores de CRIANES cadastradas em um projeto filantrópico. Os dados foram coletados virtualmente, por meio do instrumento CSHCN Screener©, que identifica e classifica crianças que necessitam de atenção especial à saúde. Considerações Éticas: Obtida aprovação do Comitê de Ética da instituição proponente sob Protocolo CAAE: 27175119.5.0000.5116 e respeitadas as questões éticas, em cumprimento à Resolução CNS 466/2012. Resultados: O instrumento foi respondido por 29 mães de CRIANES, cujas patologias mais comuns eram Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Epilepsia, Transtorno do Espectro Autista e Hidrocefalia. A pesquisa mostrou que 93,10% das crianças enquadravam-se como CRIANES conforme os critérios do instrumento, sendo que 72,4% faziam uso de medicação há mais de um ano, 79,3% realizavam acompanhamento médico mais do que a maioria das crianças de sua idade, 82,8% apresentavam alguma limitação funcional, 93,1% necessitavam de fisioterapia, terapia ocupacional ou fonoaudiólogo e 62,1% possuíam algum problema emocional, desenvolvimento ou comportamental. Conclusão: Este estudo reafirmou a eficácia do instrumento na identificação das CRIANES e possibilitou a caracterização dessa clientela no projeto filantrópico em questão, conferindo visibilidade a essas crianças e direcionando o planejamento de intervenções que venham ao encontro de suas demandas em saúde e qualifiquem a assistência prestada.
- ItemDESFECHOS PERINATAIS DE GESTANTES COM SÍNDROMES HIPERTENSIVAS ACOMPANHADAS EM UM SERVIÇO DE PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO(Fundação Educacional de Lavras, 2021-11-23) Marques, Nathália PereiraEmbora a gestação seja considerada um fenômeno fisiológico, se desenvolvendo na maioria dos casos sem intercorrências, há uma probabilidade de surgirem complicações com evolução desfavorável. Tais complicações podem ser originadas de um agravo durante a gravidez ou devido a doenças preexistentes, ocorrendo, nesses casos, uma gestação classificada como de alto risco. As chamadas Síndromes Hipertensivas da Gravidez, são as complicações que no Brasil elenca a primeira causa de morte materna. Objetivo: Especificar as Síndromes Hipertensivas Gestacionais mais prevalentes e os desfechos perinatais de gestantes acompanhadas em um serviço de pré-natal de alto risco. Método: Tratou-se de um estudo observacional, descritivo e retrospectivo, de abordagem quantitativa, realizado a partir do estudo de coorte não concorrente. A pesquisa foi realizada no CEAE na cidade de Lavras/MG. Foram utilizados no estudo os prontuários de gestantes atendidas no pré-natal de alto risco, no período de 1º de janeiro de 2019 a 01 de janeiro de 2020, que o desfecho da gestação tenha acontecido até o mês de setembro de 2020. Os dados foram obtidos por meio de um instrumento elaborado para análise dos prontuários, contendo as variáveis a serem estudadas. As variáveis quantitativas foram descritas como mediana, 1º quartil (1ºQ) e 3º quartil (3ºQ), valor mínimo e valor máximo; já as variáveis qualitativas, pela frequência absoluta (n) e frequência relativa (%). Resultados: A pesquisa apontou que as gestantes tinham idade média de 29 anos, eram solteiras e possuíam ensino médio completo. Iniciaram o pré-natal no CEAE em média com 19 semanas e 4 dias e 45,6% realizaram mais de seis consultas. Quanto ao histórico obstétrico, a média de gestações anteriores foram de duas. A Síndrome Hipertensiva Gestacional prevalente foi a HAS, sendo que 23 mulheres tinham outras patologias associadas. No decorrer da gestação 10% das mulheres mantiveram os níveis pressóricos elevados, 4% apresentaram sangramentos, 6% ITU e 18% outras intercorrências. A maioria das gestações tiveram seus desfechos por meio de cesariana (14%), que aconteceram a termo, 2% foram partos normais e 84% não continha a informação sobre via de parto no prontuário. Conclusão: As taxas de morbimortalidade perinatal e de prematuridade foram inferiores ao do território nacional, assim podemos inferir que um acompanhamento pré-natal adequado e no nível de assistência adequado podem ser indicadores de qualidade. E conhecer o perfil sociodemográfico e obstétrico das gestantes estratificadas como de alto risco, devido às Síndromes Hipertensivas Gestacionais, pode contribuir para a efetividade das políticas públicas de assistência pré-natal.
- ItemSISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO OESTE DE MINAS GERAIS(Unilavras, 2022-10-22) Mendes, Gabriely BragaA Sistematização da Assistência de Enfermagem é um instrumento que proporciona ao enfermeiro autonomia em seu trabalho, garantindo a precisão e a coesão no comprimento do Processo de Enfermagem no atendimento aos pacientes juntamente com o apoio da equipe multidisciplinar. Objetivo: Analisar a percepção da equipe multiprofissional sobre a implementação da sistematização da assistência de enfermagem em uma unidade básica de saúde. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, fundamentado no estudo de caso único. O cenário foi o âmbito da atenção primária situada em um munícipio do Oeste de Minas Gerais, em que participaram 14 profissionais atuantes em uma Unidade Básica de Saúde. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas individuais, utilizando gravadores digitais com o intuito de registrar os discursos dos participantes na íntegra, bem como foi utilizada a análise de dados indutiva. O estudo foi aprovado sob o parecer favorável nº 4.461.856. Resultados: Os resultados possibilitaram extrair as seguintes categorias empíricas: Conhecimento da equipe face as atribuições do enfermeiro na Unidade Básica de Saúde e Facilidades e dificuldades enfrentadas pelo enfermeiro no cotidiano de trabalho na Unidade Básica de Saúde. Considerações finais: Por conseguinte, a sistematização da assistência de enfermagem ainda apresenta incipiente para a equipe multiprofissional na atenção primária, dificultando sua implementação no cotidiano de trabalho na unidade básica de saúde, visto que existem muitos entraves que tornam inviável a aplicação desta ferramenta perante ao enfermeiro.
- ItemCOMPREENDENDO O SIGNIFICADO DA ANSIEDADE E DA DEPRESSÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS(Unilavras, 2022-10-22) Carvalho, Marcela Maria RodriguesO envelhecimento é um processo natural do ser humano relacionado a alterações neurobiológicas, químicas e funcionais. Intimamente o envelhecer procede de forma sadia ou patológica, podendo estar relacionado ao estilo de vida do indivíduo. Objetivo: Compreender o significado da ansiedade e da depressão em idosos institucionalizados. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, fundamentado na fenomenologia. O cenário do estudo foi uma Instituição de Longa Permanência da Pessoa Idosa situada em um município do Sul de Minas Gerais, onde participaram 17 idosos residentes com grau de dependência I e II. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas individuais, utilizando gravadores digitais com o intuito de registrar os discursos na íntegra, bem como foi utilizada a análise de dados indutiva. O estudo teve o parecer favorável CAAE 45296221.0.0000.5116. Posteriormente a coleta de dados, as entrevistas foram transcritas na íntegra, respeitando a fidedignidade dos discursos dos idosos. Resultados: Os resultados possibilitaram extrair três grandes categorias empíricas: a primeira referiu-se a ansiedade na percepção da pessoa idosa institucionalizada. A segunda, desvela o significado da depressão na pessoa idosa no contexto institucional e, a terceira categoria aponta estratégias na percepção da pessoa idosa a fim de proporcionar qualidade de vida. Considerações finais: O estudo permitiu compreender os sentimentos de ansiedade e de depressão na percepção da pessoa idosa institucionalizada, a fim de contribuir para uma assistência de excelência e fazer com que a terceira idade seja algo na qual todos vivenciarão com dignidade e saúde.
- ItemFACILIDADES E IMPASSES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL GERAL(Unilavras, 2022-10-28) Cruz, Mariana Priscila daA Sistematização da Assistência de Enfermagem é uma metodologia que contribui para a qualidade da prestação de cuidados ao paciente. Todavia, são muitas barreiras elencadas que têm dificultado a implantação da ferramenta no ambiente de trabalho, faltando conhecimentos, habilidades e atitudes para a execução. Objetivo: analisar o conhecimento, bem como as facilidades e os impasses pelos enfermeiros na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em um hospital geral do Sul de Minas Gerais. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa, seguindo a trajetória fenomenológica. Participaram da pesquisa 21 enfermeiros atuantes em um Hospital Geral do Sul de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas individuais utilizando gravadores digitais com o intuito de registrar os discursos dos participantes na íntegra. Concomitante a coleta de dados, foi realizada a análise de dados indutiva. O estudo foi aprovado sob o parecer favorável CAAE 39583420.7.0000.5116. Resultados: os resultados possibilitaram extrair as seguintes categorias empíricas: A óptica profissional acerca dos instrumentos do cuidado; Facilidades na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem e Dificuldades na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Considerações finais: por meio dessas categorias foram extraídas subcategorias que viabilizaram identificar e analisar o conhecimento, as facilidades e os impasses sobre o objeto em estudo. Por conseguinte, a Sistematização da Assistência de Enfermagem apresentou-se como um instrumento facilitador no processo de trabalho do enfermeiro, porém, ainda existem muitos entraves que dificultam a execução deste processo.
- ItemASPECTOS GERENCIAIS NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO(Unilavras, 2022-10-28) Sousa, Henrique Santana deEnquanto enfermeiro cabe a esse profissional diversas atribuições como as de planejamento, execução e avaliação da assistência prestada aos pacientes. Nessa perspectiva, a adoção de ferramentas gerenciais no seu processo laboral pode auxiliar no alcance de práticas assistenciais e gerenciais mais exitosas. Objetivo: Analisar o conhecimento dos enfermeiros frente a utilização das ferramentas gerencias na sua prática profissional em uma Unidade de Pronto Atendimento. Método: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, seguindo o referencial teórico-metodológico da Hermenêutica-Dialética. O cenário constitui-se de uma Unidade de Pronto Atendimento, em que participaram 13 enfermeiros atuantes na instituição. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas individuais e, posteriormente analisados por meio da análise temática indutiva. O estudo foi aprovado sob o parecer favorável CAAE 48788721.3.0000.5116. Resultados: Após tratamento dos dados evidenciou-se a dimensão gerencial a partir da concepção dos profissionais bem como os impasses enfrentados no exercício da mesma. Quanto as ferramentas gerenciais, percebeu-se incipiente conhecimento dos profissionais que remete desde o processo de formação, como também a cultura organizacional da instituição. Conclusões: Coexistem muitas lacunas no exercício gerencial e na aplicação das ferramentas gerencias no processo de trabalho do enfermeiro, principalmente no que diz respeito ao quantitativo de profissionais e conhecimento acerca das ferramentas gerencias.
- ItemSISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ÓPTICA DOS DISCENTES: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA(Unilavras, 2022-11-09) Melo, Beatriz Garcia deSistematização da Assistência de Enfermagem é um método que visa orientar e nortear a assistência ao paciente, viabilizando a aplicação do Processo de Enfermagem, devendo estas ferramentas serem aprimoradas desde o período acadêmico. Objetivo: Analisar o significado da Sistematização da Assistência de Enfermagem na óptica dos discentes do último ano do Curso de Graduação em enfermagem de uma Universidade Privada do Sul de Minas Gerais. Método: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, seguindo a fenomenologia. Participaram da pesquisa 26 discentes que estavam cursando o último ano de Graduação em Enfermagem. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas individuais utilizando gravadores digitais. Para a análise dos dados utilizou-se a análise indutiva. A pesquisa foi aprovada sob o parecer ético CAAE 54207321.8.0000.5116. Resultados: os resultados viabilizaram a construção das seguintes categorias: Desvelando o significado da Sistematização da Assistência de Enfermagem na óptica dos discentes; Facilidades da Sistematização da Assistência de Enfermagem na práxis profissional do enfermeiro; Dificuldades no aprendizado do discente na aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem e Estratégias na percepção do discente para a melhoria do aprendizado da Sistematização da Assistência de Enfermagem nos centros formadores. Considerações Finais: Os discentes compreendem o significado da Sistematização da Assistência de Enfermagem e a reconhecem como um instrumento organizador do cuidado. No entanto, ainda é nítido algumas dificuldades que necessitam de uma atenção maior por parte dos centros formadores para que o aprendizado dessa ferramenta aconteça de forma mais proficiente.