TCC-Enfermagem
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC-Enfermagem por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 37
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemALEITAMENTO MATERNO E DESMAME PRECOCE NO MUNICÍPIO DE LAVRAS(Fundação Educacional de Lavras, 2011) Garcia, Eliany Aparecida; Souza, Gabriela NascimentoA amamentação vem ao longo do tempo sofrendo influências que não são benéficas, as quais fazem dela um ato opcional. O leite materno oferece inúmeros benefícios para a saúde da criança, entre elas os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, possibilitando que a criança inicie uma vida saudável. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo identificar as causas do desmame precoce em crianças em aleitamento materno exclusivo em uma área de cobertura de PSF no município de Lavras - MG. A pesquisa teve caráter qualitativo. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada com 11 mães de crianças menores de 6 meses em 4 Programas de Saúde da Família do Município de Lavras – MG. O referencial teórico foi a Teoria de Enfermagem de Hildegard Peplau que tem como foco a relação interpessoal. O referencial metodológico foi análise de conteúdo de Bardin. A análise dos discursos nos permitiu identificar seis categorias principais: Importância e significado da amamentação; Tempo de amamentação; Consultas de pré-natal; Informações recebidos no pré-natal; Tipo de Aleitamento Materno e Intercorrências na amamentação. Os resultados encontrados colaboraram para a compreensão de que, nem todas têm o conhecimento suficiente sobre a amamentação sendo necessária uma intensificação das ações educativas sobre amamentação nos PSF’s.
- ItemAMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA: este é um desafio(Fundação Educacional de Lavras, 2020-11-03) Carvalho, Mirella Alexandre Freire deA amamentação traz inúmeros benefícios tanto para o lactente quanto a lactante, pois além de atender as necessidades metabólicas e nutricionais do bebê, o leite é completo até os seis meses de vida, levando a um maior vínculo afetivo da mãe para o seu filho. Objetivo: Averiguar o perfil materno referente à amamentação exclusiva ate o sexto mês de vida do bebê Metodologia: Abordagem qualitativa e quantitativa envolvendo 166 mães cadastradas em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família, entre os meses de novembro, dezembro de 2019, janeiro e fevereiro de 2020. Os dados foram coletados através de um questionário semi-estruturado com perguntas relacionadas às vivencias e experiências com o aleitamento materno e os resultados expressos em percentual e comparados à literatura. Resultados: Foi possível verificar que a maioria das mães (80,72%) teve orientação quanto ao manejo da amamentação pelos profissionais da saúde. A pesquisa mostrou também que não houve diferença relevante entre as mães que ofertaram o aleitamento materno exclusivo (56,02%) e as quais não ofertaram (43,97%). Conclusão: É necessário a equipe de saúde incentivar, mostrar benefícios e a real importância que o aleitamento trás a mãe e ao seu filho. É de suma importância que tenham um papel de acolhimento às mães e aos bebês, escutando e esclarecendo as dúvidas e aflições.
- ItemANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A REALIZAÇÃO DO EXAME DOS PÉS DE PESSOAS COM DIABETES E A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO CARPeDIA PARA PREVENÇÃO DA ÚLCERA DO PÉ DIABÉTICO(Fundação Educacional de Lavras, 2023-11-01) Toledo, Érica MascarenhasAs complicações do Diabetes Mellitus podem ser diversas e podem se desenvolver rapidamente, sendo destaque nesta pesquisa a úlcera do pé diabético. Objetivo: Realizar uma análise comparativa entre a utilização do aplicativo CARPeDIA e o resultado do exame dos pés de pessoas com diabetes. Método: estudo descritivo, com abordagem quantitativa, de análise comparativa, realizado uma investigação comparativa entre a utilização do aplicativo CARPeDIA e a inspeção dos pés de pessoas com diabetes. Os dados foram coletados no Centro Universitário de Lavras, nos dias de atendimento do projeto de extensão Pé em dia = Pé com vida (CAAE 60224222.2.0000.5116). Resultados: os resultados puderam extrair dados apresentados pelo uso do aplicativo e os resultados obtidos durante a consulta de enfermagem. A pesquisa contou com uma amostra de 20 participantes, foi possível observar um público feminino, perfil de pessoas idosas e com diabetes do tipo 2. Destaque-se que, o uso do app e do exame dos pés de pacientes são complementares. O app auxilia o paciente na identificação do risco para úlcera e promove autocuidado, e o exame complementa a análise mediante a identificação de alterações já instaladas. Considerações finais: A análise comparativa entre a realização do exame e o uso do aplicativo é fundamental na prevenção de úlceras de pacientes com pé diabético.
- ItemANÁLISE DA ABORDAGEM, NOTIFICAÇÃO, ORIENTAÇÃO E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS(Fundação Educacional de Lavras, 2023-11-01) Carvalho, Divina Helena deEste estudo teve por objetivo a análise da abordagem, notificação, orientação e assistência de enfermagem a mulher em situação de violência em um município do sul de Minas Gerais a atuação dos enfermeiros mediante seus conhecimentos às diretrizes vigentes . Método: Estudo descritivo com abordagem qualitativo, teve a participação de 22 enfermeiros atuantes na Estratégia Saúde Família, no sul de Minas Gerais, cujo coleta foi realizada com entrevista pré-estruturada e individual. Resultados: os resultados nos possibilitaram a compreensão do posicionamento do enfermeiro diante da situação de violência, verificar a necessidade de treinamento, a ausência de um procedimento operacional padrão, a associação errônea entre notificar e denunciar e o receio do profissional em se envolver devido a nossa cultura Patriarcal, onde a vítima é a única responsável. Conclusão: A violência contra mulher é uma questão econômica, social, cultural e de saúde pública. O desconhecimento, o despreparo e a cultura do patriarcado são o maior desafio da assistência de enfermagem. é de incumbência da gestão municipal de saúde criar um plano de ação, um Procedimento Operacional Padrão, o treinamento da equipe e a fiscalização do cumprimento das diretrizes e portarias vigentes.
- ItemAS NECESSIDADES DOS CUIDADORES DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE(Fundação Educacional de Lavras, 2021-11-19) Borges, Ana CristinaCrianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são aqueles que apresentam uma condição crônica ou necessitam de cuidados e serviços de saúde além do exigido pelas crianças em geral. Lidar com essas demandas exige cuidadores uma série de conhecimentos, habilidades e adaptações na rotina, desencadeando inúmeras necessidades. Objetivo: Identificar e analisar as necessidades dos cuidadores de CRIANES. Método: Estudo descritivo, com análise qualitativa dos dados, que entrevistou os cuidadores principais de CRIANES na rede pública, por meio de entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada a análise de conteúdo para a extração e categorização de dados. Considerações Éticas: Obtida aprovação do Comitê de Ética da instituição proponente sob Protocolo CAAE 04343318.8.0000.5116. Resultados: Foram entrevistados 11 mães e os resultados foram agrupados em quatro categorias: Necessidade de desenvolvimento de resiliência; Necessidade de conciliação das demandas da CRIANES com as demandas pessoais e familiares; Necessidade de apoio socioeconômico; Necessidade de apoio de profissionais de saúde. As mães passam por um processo complexo e contínuo de aceitação da condição da criança e adaptação no seu modo de viver, conciliando os cuidados à criança doente com as responsabilidades conjugais e maternas dos outros filhos, e abrindo mão da vida social e profissional. Nesse contexto, o apoio de familiares, amigos e entidades por meio de auxílio financeiro, disponibilização de transporte e divisão de tarefas faz-se fundamental. Além da colaboração de profissionais de saúde na continuidade do cuidado, capacitação dos cuidadores e esclarecimento de dúvidas. Considerações Finais: Os resultados deste estudo chamam a atenção para as necessidades dos pais ou cuidadores das CRIANES e reforçam a importância da atuação dos profissionais de saúde neste contexto, de modo a facilitar os processos e promover a qualidade da assistência a essa clientela.
- ItemASPECTOS GERENCIAIS NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO(Unilavras, 2022-10-28) Sousa, Henrique Santana deEnquanto enfermeiro cabe a esse profissional diversas atribuições como as de planejamento, execução e avaliação da assistência prestada aos pacientes. Nessa perspectiva, a adoção de ferramentas gerenciais no seu processo laboral pode auxiliar no alcance de práticas assistenciais e gerenciais mais exitosas. Objetivo: Analisar o conhecimento dos enfermeiros frente a utilização das ferramentas gerencias na sua prática profissional em uma Unidade de Pronto Atendimento. Método: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, seguindo o referencial teórico-metodológico da Hermenêutica-Dialética. O cenário constitui-se de uma Unidade de Pronto Atendimento, em que participaram 13 enfermeiros atuantes na instituição. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas individuais e, posteriormente analisados por meio da análise temática indutiva. O estudo foi aprovado sob o parecer favorável CAAE 48788721.3.0000.5116. Resultados: Após tratamento dos dados evidenciou-se a dimensão gerencial a partir da concepção dos profissionais bem como os impasses enfrentados no exercício da mesma. Quanto as ferramentas gerenciais, percebeu-se incipiente conhecimento dos profissionais que remete desde o processo de formação, como também a cultura organizacional da instituição. Conclusões: Coexistem muitas lacunas no exercício gerencial e na aplicação das ferramentas gerencias no processo de trabalho do enfermeiro, principalmente no que diz respeito ao quantitativo de profissionais e conhecimento acerca das ferramentas gerencias.
- ItemAUTOCUIDADO COMO PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO: ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE PESSOAS COM DIABETES(Fundação Educacional de Lavras, 2021-10-26) Irias, Thays AparecidaO diabetes é uma doença metabólica crônica cujo número de seus portadores vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. São necessárias mudanças de hábitos, atitudes, e tratamento para seu efetivo controle. Quando não tratado e controlado o diabetes pode trazer complicações que afetam consideravelmente a vida dos pacientes. Dentre as complicações, destacamos nesta pesquisa a úlcera do pé diabético. Para a prevenção desta complicação são necessários cuidados diários com a saúde e os pés para que a doença não se instale e traga prejuízos físicos, como a formação de ulcerações e até amputação. Pesquisa quantitativa, com análise descritiva, realizada em duas Unidades de Saúde de um município de Minas Gerais, realizada com 141 indivíduos. Esta pesquisa buscou identificar o conhecimento que pessoas com diabetes possuem a respeito dos cuidados diários para prevenção da ulcera do pé diabético. Dentre os resultados identificados destaca-se o controle glicêmico ineficaz, hábitos de vida não saudáveis, 90% dos participantes possuírem hipertensão arterial, 73% apresentarem dormência em pernas e pés e 43% apresentarem obesidade. É possível concluir que a enfermagem tem um papel fundamental no auxílio as pessoas com diabetes, com ênfase na prevenção da úlcera do pé diabético, visto que, grande parte dos participantes estão desinformados quanto ao autocuidado para a prevenção e já possuem sinais característicos para o surgimento da úlcera.
- ItemAVALIAÇÃO DA DOR NEUROPÁTICA EM PACIENTES ASSISTIDOS EM CLÍNICA DE ENFERMAGEM(Fundação Educacional de Lavras, 2019-10-22) Novaes Júnior, Nivaldo Rosa deA obesidade atualmente é considerada um problema de saúde pública, que ao longo dos anos, está aumentando progressivamente e intimamente ligada ao estilo de vida que a sociedade adotou, esta condição metabólica é responsável pelo aumento de morbimortalidades em escala mundial. Pessoas obesas possuem propensões maiores a diversas patologias graves como doenças cardiovasculares, metabólicas, neoplásicas, ortopédicas, entre outras. Desta forma os mais variados tipos de tratamentos devem ser avaliados e empregados, de acordo com o quadro de saúde de cada um, ter uma visão holística dos profissionais e comprometimento dos que se submetem aos tratamentos, são fatores indispensáveis, para que alcancem bons resultados ao decorrer do tratamento. O enfermeiro, profissional ligado ao acompanhamento de pacientes diabéticos deve monitorar tais pacientes no intuito de melhorar o quadro clínico das morbidades e diminuição do risco de mortalidade. Diante disso, o estudo avaliou as alterações da sensibilidade dos pés e dor neuropática em pacientes assistidos em uma clínica de enfermagem.
- ItemCARACTERIZAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE ATENDIDAS EM UM PROJETO FILANTRÓPICO NO SUL DE MINAS GERAIS(Fundação Educacional de Lavras, 2021-11-19) Abreu, Jacqueline Cássia deAs crianças com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são aquelas que demandam cuidados especiais devido a alguma limitação no seu crescimento e desenvolvimento ou a condições como prematuridade, malformações congênitas, desordens metabólicas e sequelas de severas infecções, traumas ou outras doenças adquiridas ao longo da vida. Objetivo: Conhecer e caracterizar as CRIANES cadastradas em um projeto filantrópico em um município no sul de Minas Gerais. Método: Estudo observacional, de caráter descritivo e corte transversal, com análise quantitativa dos dados, cujos participantes foram pais ou cuidadores de CRIANES cadastradas em um projeto filantrópico. Os dados foram coletados virtualmente, por meio do instrumento CSHCN Screener©, que identifica e classifica crianças que necessitam de atenção especial à saúde. Considerações Éticas: Obtida aprovação do Comitê de Ética da instituição proponente sob Protocolo CAAE: 27175119.5.0000.5116 e respeitadas as questões éticas, em cumprimento à Resolução CNS 466/2012. Resultados: O instrumento foi respondido por 29 mães de CRIANES, cujas patologias mais comuns eram Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Epilepsia, Transtorno do Espectro Autista e Hidrocefalia. A pesquisa mostrou que 93,10% das crianças enquadravam-se como CRIANES conforme os critérios do instrumento, sendo que 72,4% faziam uso de medicação há mais de um ano, 79,3% realizavam acompanhamento médico mais do que a maioria das crianças de sua idade, 82,8% apresentavam alguma limitação funcional, 93,1% necessitavam de fisioterapia, terapia ocupacional ou fonoaudiólogo e 62,1% possuíam algum problema emocional, desenvolvimento ou comportamental. Conclusão: Este estudo reafirmou a eficácia do instrumento na identificação das CRIANES e possibilitou a caracterização dessa clientela no projeto filantrópico em questão, conferindo visibilidade a essas crianças e direcionando o planejamento de intervenções que venham ao encontro de suas demandas em saúde e qualifiquem a assistência prestada.
- ItemCOMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA ÀS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE E SUAS FAMÍLIAS: REVISÃO INTEGRATIVA(Fundação Educacional de Lavras, 2022-12-05) Souza, Ana Luíza Gonçalves deCrianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são um grupo que apresenta vulnerabilidade em seu quadro clínico, demandando cuidados especializados e contínuos, além de medicamentos e dispositivos tecnológicos. Neste contexto, a atuação do enfermeiro é fundamental para auxiliar e orientar essa clientela e seus familiares. Objetivo: Identificar, reunir e sintetizar evidências disponíveis na literatura nacional e internacional acerca da atuação do enfermeiro na assistência às CRIANES e suas famílias. Método: Revisão integrativa da literatura, com busca de estudos publicados entre 2008 e 2019, nas bases de dados LILACS e PubMed, nos idiomas português, espanhol e inglês. Resultados: Foram identificados 15 estudos conforme os critérios pré-estabelecidos, dos quais três utilizaram abordagem quantitativa e 12 qualitativa. A análise dos artigos evidenciou três categorias em relação às competências do enfermeiro na assistência às crianes e suas famílias: Competências gerais, competências gerenciais e competências específicas através de um referencial teórico. É fundamental que a assistência prestada pelo enfermeiro seja direcionada à CRIANES e a todos os membros da família, considerando o contexto particular em que cada um deles está inserido. Além disso, o profissional deve acompanhar essa clientela desde a internação até o período pós-alta, mantendo uma comunicação clara e compreensível, informando e esclarecendo as dúvidas dos cuidadores. O apoio emocional deve ser oferecido por meio da empatia, escuta qualificada, assistência humanizada e atenção e carinho para com a criança. Conclusões: A síntese e análise dos estudos evidenciou o papel do enfermeiro na assistência às CRIANES e suas famílias, reforçando a importância de que este profissional esteja apto para a prestação de um cuidado em todos os âmbitos baseando-se em suas competências no contexto assistencial. Implicações para a enfermagem: Os resultados encontrados corroboram para a ampliação dos saberes de enfermagem e para a qualificação da assistência direcionada à clientela estudada.
- ItemCOMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA ÀS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE E SUAS FAMÍLIAS: REVISÃO INTEGRATIVA(Fundação Educacional de Lavras, 2022-12-05) Souza, Ana Luiza Gonçalves deCrianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são um grupo que apresenta vulnerabilidade em seu quadro clínico, demandando cuidados especializados e contínuos, além de medicamentos e dispositivos tecnológicos. Neste contexto, a atuação do enfermeiro é fundamental para auxiliar e orientar essa clientela e seus familiares. Objetivo: Identificar, reunir e sintetizar evidências disponíveis na literatura nacional e internacional acerca da atuação do enfermeiro na assistência às CRIANES e suas famílias. Método: Revisão integrativa da literatura, com busca de estudos publicados entre 2008 e 2019, nas bases de dados LILACS e PubMed, nos idiomas português, espanhol e inglês. Resultados: Foram identificados 15 estudos conforme os critérios pré-estabelecidos, dos quais três utilizaram abordagem quantitativa e 12 qualitativa. A análise dos artigos evidenciou três categorias em relação às competências do enfermeiro na assistência às crianes e suas famílias: Competências gerais, competências gerenciais e competências específicas através de um referencial teórico. É fundamental que a assistência prestada pelo enfermeiro seja direcionada à CRIANES e a todos os membros da família, considerando o contexto particular em que cada um deles está inserido. Além disso, o profissional deve acompanhar essa clientela desde a internação até o período pós-alta, mantendo uma comunicação clara e compreensível, informando e esclarecendo as dúvidas dos cuidadores. O apoio emocional deve ser oferecido por meio da empatia, escuta qualificada, assistência humanizada e atenção e carinho para com a criança. Conclusões: A síntese e análise dos estudos evidenciou o papel do enfermeiro na assistência às CRIANES e suas famílias, reforçando a importância de que este profissional esteja apto para a prestação de um cuidado em todos os âmbitos baseando-se em suas competências no contexto assistencial. Implicações para a enfermagem: Os resultados encontrados corroboram para a ampliação dos saberes de enfermagem e para a qualificação da assistência direcionada à clientela estudada.
- ItemCOMPREENDENDO O SIGNIFICADO DA ANSIEDADE E DA DEPRESSÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS(Unilavras, 2022-10-22) Carvalho, Marcela Maria RodriguesO envelhecimento é um processo natural do ser humano relacionado a alterações neurobiológicas, químicas e funcionais. Intimamente o envelhecer procede de forma sadia ou patológica, podendo estar relacionado ao estilo de vida do indivíduo. Objetivo: Compreender o significado da ansiedade e da depressão em idosos institucionalizados. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, fundamentado na fenomenologia. O cenário do estudo foi uma Instituição de Longa Permanência da Pessoa Idosa situada em um município do Sul de Minas Gerais, onde participaram 17 idosos residentes com grau de dependência I e II. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas individuais, utilizando gravadores digitais com o intuito de registrar os discursos na íntegra, bem como foi utilizada a análise de dados indutiva. O estudo teve o parecer favorável CAAE 45296221.0.0000.5116. Posteriormente a coleta de dados, as entrevistas foram transcritas na íntegra, respeitando a fidedignidade dos discursos dos idosos. Resultados: Os resultados possibilitaram extrair três grandes categorias empíricas: a primeira referiu-se a ansiedade na percepção da pessoa idosa institucionalizada. A segunda, desvela o significado da depressão na pessoa idosa no contexto institucional e, a terceira categoria aponta estratégias na percepção da pessoa idosa a fim de proporcionar qualidade de vida. Considerações finais: O estudo permitiu compreender os sentimentos de ansiedade e de depressão na percepção da pessoa idosa institucionalizada, a fim de contribuir para uma assistência de excelência e fazer com que a terceira idade seja algo na qual todos vivenciarão com dignidade e saúde.
- ItemCONHECIMENTO DE CUIDADORES SOBRE OS DIREITOS LEGAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE(Fundação Educacional de Lavras, 2022-12-05) Cançado, Stefânia Stela CândidaAs crianças com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são aquelas que carecem de cuidados além dos habituais, necessitando de atendimentos de reabilitação, estímulo e acompanhamento rigoroso do crescimento e desenvolvimento. Isso ocorre porque estas crianças apresentam alguma condição crônica, física ou comportamental. Diante dessa realidade, vale ressaltar que lidar com os cuidados especiais de que carecem destas crianças faz com que esses cuidadores principais dediquem-se inteiramente a elas, precisando abdicar de seus empregos, diminuindo sua renda familiar e ficando sobrecarregados com as demandas. Existem muitos direitos garantidos por lei às CRIANES, entretanto, muitos familiares desconhecem-nos ou encontram muitas dificuldades para solicitá-los. Objetivos: Este estudo objetiva identificar o conhecimento de familiares de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde sobre os seus direitos legais, as dificuldades e as facilidades associadas às solicitações de direitos. Método: Estudo de levantamento, que visa acessar informações acerca do conhecimento de pessoas sobre determinado assunto. Será utilizado questionário que possui 22 questões, divididas em quatro sessões: seção I - caracterização da criança ou do adolescente; seção II - caracterização do familiar participante; seção III - caracterização da família; e seção IV - conhecimento do participante sobre os direitos da criança ou do adolescente com necessidades especiais de saúde e estatística descritiva das unidades de análise. Considerações Éticas: Obtida aprovação do Comitê de Ética da instituição proponente sob Protocolo CAAE: 37964620.1.0000.5116 e respeitadas as questões éticas, em cumprimento à Resolução CNS 466/2012. Resultados: O instrumento foi respondido por 13 cuidadores de CRIANES, cujas patologias mais comuns eram Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Síndrome de Joubert, Escoliose e Paralisia Braquial de Origem Obstétrica. A pesquisa mostrou que todos os respondentes enquadravam-se nos critérios do instrumento, sendo que 92,3% conheciam o direito de isenção de tarifas de transporte público para o paciente e para um acompanhante, 84,6% dos participantes tinham conhecimento sobre o direito a um cuidador e/ou mediador junto com a criança na sala de aula da escola em que está estudando, 76,9% dos participantes relataram conhecer o direito da criança permanecer com acompanhante durante consultas, exames e durante o período de internação, e seu acompanhante ter direito à alimentação, assim como 76,9% relataram conhecer o direito ao Benefício de prestação continuada (BPC), também conhecido como Renda Mensal Vitalícia ou Amparo Assistencial ao Deficiente, estando estes entre os mais conhecidos pelos respondentes, sendo 76,9% referiram obter o conhecimento sobre os direitos da CRIANE através de Instituições de apoio. Conclusão: Este estudo reafirmou a eficácia do instrumento utilizado e possibilitou a identificação do conhecimento de familiares de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde sobre os seus direitos legais no município em questão, conferindo visibilidade a essas crianças e seus familiares, direcionando o planejamento de intervenções que venham ao encontro de suas demandas em saúde e qualidade de vida, e qualifiquem a assistência prestada de forma biopsicossocial.
- ItemCONHECIMENTO DE CUIDADORES SOBRE OS DIREITOS LEGAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE(Fundação Educacional de Lavras, 2022-12-05) Cançado, Stefânia Stela CandidaAs crianças com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são aquelas que carecem de cuidados além dos habituais, necessitando de atendimentos de reabilitação, estímulo e acompanhamento rigoroso do crescimento e desenvolvimento. Isso ocorre porque estas crianças apresentam alguma condição crônica, física ou comportamental. Diante dessa realidade, vale ressaltar que lidar com os cuidados especiais de que carecem destas crianças faz com que esses cuidadores principais dediquem-se inteiramente a elas, precisando abdicar de seus empregos, diminuindo sua renda familiar e ficando sobrecarregados com as demandas. Existem muitos direitos garantidos por lei às CRIANES, entretanto, muitos familiares desconhecem-nos ou encontram muitas dificuldades para solicitá-los. Objetivos: Este estudo objetiva identificar o conhecimento de familiares de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde sobre os seus direitos legais, as dificuldades e as facilidades associadas às solicitações de direitos. Método: Estudo de levantamento, que visa acessar informações acerca do conhecimento de pessoas sobre determinado assunto. Será utilizado questionário que possui 22 questões, divididas em quatro sessões: seção I - caracterização da criança ou do adolescente; seção II - caracterização do familiar participante; seção III - caracterização da família; e seção IV - conhecimento do participante sobre os direitos da criança ou do adolescente com necessidades especiais de saúde e estatística descritiva das unidades de análise. Considerações Éticas: Obtida aprovação do Comitê de Ética da instituição proponente sob Protocolo CAAE: 37964620.1.0000.5116 e respeitadas as questões éticas, em cumprimento à Resolução CNS 466/2012. Resultados: O instrumento foi respondido por 13 cuidadores de CRIANES, cujas patologias mais comuns eram Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Síndrome de Joubert, Escoliose e Paralisia Braquial de Origem Obstétrica. A pesquisa mostrou que todos os respondentes enquadravam-se nos critérios do instrumento, sendo que 92,3% conheciam o direito de isenção de tarifas de transporte público para o paciente e para um acompanhante, 84,6% dos participantes tinham conhecimento sobre o direito a um cuidador e/ou mediador junto com a criança na sala de aula da escola em que está estudando, 76,9% dos participantes relataram conhecer o direito da criança permanecer com acompanhante durante consultas, exames e durante o período de internação, e seu acompanhante ter direito à alimentação, assim como 76,9% relataram conhecer o direito ao Benefício de prestação continuada (BPC), também conhecido como Renda Mensal Vitalícia ou Amparo Assistencial ao Deficiente, estando estes entre os mais conhecidos pelos respondentes, sendo 76,9% referiram obter o conhecimento sobre os direitos da CRIANE através de Instituições de apoio. Conclusão: Este estudo reafirmou a eficácia do instrumento utilizado e possibilitou a identificação do conhecimento de familiares de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde sobre os seus direitos legais no município em questão, conferindo visibilidade a essas crianças e seus familiares, direcionando o planejamento de intervenções que venham ao encontro de suas demandas em saúde.
- ItemDESFECHOS PERINATAIS DE GESTANTES COM SÍNDROMES HIPERTENSIVAS ACOMPANHADAS EM UM SERVIÇO DE PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO(Fundação Educacional de Lavras, 2021-11-23) Marques, Nathália PereiraEmbora a gestação seja considerada um fenômeno fisiológico, se desenvolvendo na maioria dos casos sem intercorrências, há uma probabilidade de surgirem complicações com evolução desfavorável. Tais complicações podem ser originadas de um agravo durante a gravidez ou devido a doenças preexistentes, ocorrendo, nesses casos, uma gestação classificada como de alto risco. As chamadas Síndromes Hipertensivas da Gravidez, são as complicações que no Brasil elenca a primeira causa de morte materna. Objetivo: Especificar as Síndromes Hipertensivas Gestacionais mais prevalentes e os desfechos perinatais de gestantes acompanhadas em um serviço de pré-natal de alto risco. Método: Tratou-se de um estudo observacional, descritivo e retrospectivo, de abordagem quantitativa, realizado a partir do estudo de coorte não concorrente. A pesquisa foi realizada no CEAE na cidade de Lavras/MG. Foram utilizados no estudo os prontuários de gestantes atendidas no pré-natal de alto risco, no período de 1º de janeiro de 2019 a 01 de janeiro de 2020, que o desfecho da gestação tenha acontecido até o mês de setembro de 2020. Os dados foram obtidos por meio de um instrumento elaborado para análise dos prontuários, contendo as variáveis a serem estudadas. As variáveis quantitativas foram descritas como mediana, 1º quartil (1ºQ) e 3º quartil (3ºQ), valor mínimo e valor máximo; já as variáveis qualitativas, pela frequência absoluta (n) e frequência relativa (%). Resultados: A pesquisa apontou que as gestantes tinham idade média de 29 anos, eram solteiras e possuíam ensino médio completo. Iniciaram o pré-natal no CEAE em média com 19 semanas e 4 dias e 45,6% realizaram mais de seis consultas. Quanto ao histórico obstétrico, a média de gestações anteriores foram de duas. A Síndrome Hipertensiva Gestacional prevalente foi a HAS, sendo que 23 mulheres tinham outras patologias associadas. No decorrer da gestação 10% das mulheres mantiveram os níveis pressóricos elevados, 4% apresentaram sangramentos, 6% ITU e 18% outras intercorrências. A maioria das gestações tiveram seus desfechos por meio de cesariana (14%), que aconteceram a termo, 2% foram partos normais e 84% não continha a informação sobre via de parto no prontuário. Conclusão: As taxas de morbimortalidade perinatal e de prematuridade foram inferiores ao do território nacional, assim podemos inferir que um acompanhamento pré-natal adequado e no nível de assistência adequado podem ser indicadores de qualidade. E conhecer o perfil sociodemográfico e obstétrico das gestantes estratificadas como de alto risco, devido às Síndromes Hipertensivas Gestacionais, pode contribuir para a efetividade das políticas públicas de assistência pré-natal.
- ItemDOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS(Fundação Educacional de Lavras, 2019-10-22) Moreira, Sara Calixto AlvesNa medula-óssea são produzidas todas as células que compõe o sangue, sendo imprescindível para a sobrevivência do ser humano. O transplante de medula é uma terapêutica com bons resultados e grandes chances de sucesso no tratamento de diversas doenças, como no caso da leucemia. Para tanto, necessita-se de doadores compatíveis, o que se dá através de um cadastro nacional de pessoas com interesse em tornarem doares de medula óssea. O objetivo deste trabalho foi identificar o número de universitários que são cadastradas como doadores de medula óssea, e analisar os motivos que levam os mesmos a serem, ou não, possíveis doadores, além da análise de seus conhecimentos sobre a temática. Estudo com abordagem quantitativa e qualitativa. Participaram 186 universitários, escolhidos de forma aleatória, entre os meses de maio e abril de 2019. As variáveis analisadas foram idade, sexo, o conhecimento sobre medula óssea, ser ou não doador (cadastrado no Redome) e se seria um doador de medula óssea. Após a análise dos dados, foi possível verificar que a grande maioria dos participantes não é doador de medula óssea (95,16%), seja por falta de informação, conhecimento sobre o assunto, ou sobre o processo para a realização do cadastro. Conhecer os motivos que levam as pessoas a não se cadastrarem é um indicador primordial na mudança do cenário brasileiro, sendo o subsídio primário para a compreensão dos desafios e perspectivas que envolvem a realidade dos cadastros de doadores de medula óssea no Brasil.
- ItemA ENFERMAGEM NA DETECÇÃO DOS SINTOMAS DEPRESSIVOS NA GESTAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS(Fundação Educacional de Lavras, 2020-11-30) Godinho, Mariane AbreuObjetivo: verificar a ocorrência de sintomas depressivos em gestantes e a associação entre sintomas depressivos e variáveis socioeconômicas e obstétricas. Métodos: pesquisa descritiva, quantitativa, realizada em todas as ESF’s urbanas, no município de Lavras, Minas Gerais. A amostra foi de 161 mulheres a partir do segundo trimestre de gestação. Resultados: houve significância estatística (p < 0,05) ao relacionar o número de paridades, problemas psiquiátricos/psicológicos antes da gestação e última gestação desejada. Não houve significância (p > 0,05) entre a escolaridade, raça/cor, renda familiar, uso de drogas, abortos e apoio pós-parto. Detectou-se a ocorrência de 38,5% de sintomas depressivos entre as gestantes entrevistadas. Conclusão: Durante as entrevistas realizadas percebeu-se que o apoio necessário para as gestantes não é fornecido de forma adequada. Tal fato se respalda na conclusão de que as gestantes entrevistadas apresentam um alto índice de sintomas depressivos e há relação direta com as seguintes variáveis socioeconômicas e obstétricas: número de partos, problemas psiquiátricos/psicológicos antes da gestação e se a gestação foi desejada. Esse trabalho trouxe novas oportunidades de conhecimento sobre o processo gestacional e seu acompanhamento, além de perceber como as gestantes precisam do apoio e como é importante o meio social em que estão inseridas.
- ItemEXPERIÊNCIAS DE IRMÃOS DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE(Fundação Educacional de Lavras, 2022-12-05) Siqueira, Vívian Cristina Mata TeixeiraCRIANES são aqueles que necessitam de cuidados de saúde específicos devido a complicações perinatais, disfunções congênitas ou condições adquiridas. Quando estão em casa, seus familiares passam a ser os principais responsáveis pelos seus cuidados e assistência, de modo que haja necessidade de reestruturar os papéis de cada um de seus membros, sobrecarregando os cuidadores principais e deixando à deriva outros que também dependem de cuidados, como os irmãos saudáveis. Objetivo: Conhecer as experiências vivenciadas pelos irmãos saudáveis de crianças/adolescentes com necessidades especiais de saúde, na perspectiva destes irmãos. Método: Estudo observacional descritivo, com análise qualitativa dos dados. A coleta de dados ocorreu por meio de presenciais e/ou virtuais, utilizando a técnica “desenhar-e-relatar”, onde as crianças/adolescentes desenharam como enxergavam sua família, e respondiam às perguntas norteadoras. Considerações Éticas: O estudo foi submetido e aprovado Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, vinculado à instituição de ensino em questão sob protocolo 48879721.4.0000.5116. Resultados: Foram entrevistados 10 irmãos, com idades entre 9 e 17 anos, e os resultados foram organizados em três categorias: (i) Quem é a minha família pra mim; nesta categoria, analisamos quem era o entrevistado, os membros e as funções de cada um dentro de casa, além das relações e conflitos familiares; (ii) Quem é meu irmão na minha família; nesta segunda categoria, observamos toda a trajetória da CRIANES, desde o nascimento, diagnóstico, reorganização familiar e como é a relação dos pais com o irmão após o diagnóstico da criança especial; e (iii) Quem é meu irmão em minha vida, nesta última parte, analisamos as relações e conflitos entre irmãos, as responsabilidades que o irmão assume, além dos sentimentos que cercam a cumplicidade da CRIANES com o irmão saudável. Considerações finais: Através das três categorias estabelecidas, podemos perceber a estrutura familiar reorganizada, além das relações e conflitos que cercam esta família, principalmente a relação pais e irmão com desenvolvimento típico, no qual há um grande nó crítico. Podemos perceber também, que a enfermagem deve promover igualdade no acolhimento da família de uma CRIANES, assistindo-a de maneira multiprofissional, estabelecendo vínculos e tendo um olhar singular aos irmãos com desenvolvimento típico, que também estão em processo de crescimento e desenvolvimento, o que os tornam vulneráveis, principalmente após o diagnóstico e enfrentamento da condição clínica do irmão especial pela família.
- ItemEXPERIÊNCIAS DE IRMÃOS DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE(Fundação Educacional de Lavras, 2022-12-05) Siqueira, Vivian Cristina Mata TeixeiraCRIANES são aqueles que necessitam de cuidados de saúde específicos devido a complicações perinatais, disfunções congênitas ou condições adquiridas. Quando estão em casa, seus familiares passam a ser os principais responsáveis pelos seus cuidados e assistência, de modo que haja necessidade de reestruturar os papéis de cada um de seus membros, sobrecarregando os cuidadores principais e deixando à deriva outros que também dependem de cuidados, como os irmãos saudáveis. Objetivo: Conhecer as experiências vivenciadas pelos irmãos saudáveis de crianças/adolescentes com necessidades especiais de saúde, na perspectiva destes irmãos. Método: Estudo observacional descritivo, com análise qualitativa dos dados. A coleta de dados ocorreu por meio de presenciais e/ou virtuais, utilizando a técnica “desenhar-e-relatar”, onde as crianças/adolescentes desenharam como enxergavam sua família, e respondiam às perguntas norteadoras. Considerações Éticas: O estudo foi submetido e aprovado Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, vinculado à instituição de ensino em questão sob protocolo 48879721.4.0000.5116. Resultados: Foram entrevistados 10 irmãos, com idades entre 9 e 17 anos, e os resultados foram organizados em três categorias: (i) Quem é a minha família pra mim; nesta categoria, analisamos quem era o entrevistado, os membros e as funções de cada um dentro de casa, além das relações e conflitos familiares; (ii) Quem é meu irmão na minha família; nesta segunda categoria, observamos toda a trajetória da CRIANES, desde o nascimento, diagnóstico, reorganização familiar e como é a relação dos pais com o irmão após o diagnóstico da criança especial; e (iii) Quem é meu irmão em minha vida, nesta última parte, analisamos as relações e conflitos entre irmãos, as responsabilidades que o irmão assume, além dos sentimentos que cercam a cumplicidade da CRIANES com o irmão saudável. Considerações finais: Através das três categorias estabelecidas, podemos perceber a estrutura familiar reorganizada, além das relações e conflitos que cercam esta família, principalmente a relação pais e irmão com desenvolvimento típico, no qual há um grande nó crítico. Podemos perceber também, que a enfermagem deve promover igualdade no acolhimento da família de uma CRIANES, assistindo-a de maneira multiprofissional, estabelecendo vínculos e tendo um olhar singular aos irmãos com desenvolvimento típico, que também estão em processo de crescimento e desenvolvimento, o que os tornam vulneráveis, principalmente após o diagnóstico e enfrentamento da condição clínica do irmão especial pela família.
- ItemFACILIDADES E IMPASSES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL GERAL(Unilavras, 2022-10-28) Cruz, Mariana Priscila daA Sistematização da Assistência de Enfermagem é uma metodologia que contribui para a qualidade da prestação de cuidados ao paciente. Todavia, são muitas barreiras elencadas que têm dificultado a implantação da ferramenta no ambiente de trabalho, faltando conhecimentos, habilidades e atitudes para a execução. Objetivo: analisar o conhecimento, bem como as facilidades e os impasses pelos enfermeiros na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em um hospital geral do Sul de Minas Gerais. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa, seguindo a trajetória fenomenológica. Participaram da pesquisa 21 enfermeiros atuantes em um Hospital Geral do Sul de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas individuais utilizando gravadores digitais com o intuito de registrar os discursos dos participantes na íntegra. Concomitante a coleta de dados, foi realizada a análise de dados indutiva. O estudo foi aprovado sob o parecer favorável CAAE 39583420.7.0000.5116. Resultados: os resultados possibilitaram extrair as seguintes categorias empíricas: A óptica profissional acerca dos instrumentos do cuidado; Facilidades na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem e Dificuldades na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Considerações finais: por meio dessas categorias foram extraídas subcategorias que viabilizaram identificar e analisar o conhecimento, as facilidades e os impasses sobre o objeto em estudo. Por conseguinte, a Sistematização da Assistência de Enfermagem apresentou-se como um instrumento facilitador no processo de trabalho do enfermeiro, porém, ainda existem muitos entraves que dificultam a execução deste processo.