TCC-Enfermagem

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    O ENSINO DO GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA VISÃO DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM: COMPREENSÃO FENOMENOLÓGICA
    (Fundação Educacional de Lavras, 2024-10-25) Firmino, Elizandra Olívia
    O enfermeiro é o profissional que apresenta competências para atuar no gerenciamento dos serviços de saúde a fim de realizar o planejamento, a organização, a coordenação, bem como a execução e a avaliação das atividades executadas pela equipe multidisciplinar criando perspectivas para o alcance do cuidado humanizado. Desse modo, a relação do ensino do gerenciamento na formação do futuro enfermeiro contribui no desenvolvimento dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes que propicia aos discentes, experiências de participação, execução gerencial e discussões com os professores, aliando a teoria com a prática. Nessa direção, os centros formadores devem preparar os graduandos para sua atuação, oferecendo possibilidades de se desenvolverem, contribuindo de diferentes maneiras para a aquisição e o desenvolvimento das suas competências gerenciais. Objetivo: Este estudo buscou compreender o significado do gerenciamento do enfermeiro na óptica dos discentes do último ano do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Privada do Sul de Minas Gerais, bem como as facilidades e as dificuldades encontradas no ensino do Gerenciamento dos Serviços de Saúde na formação do enfermeiro. Método: Estudo descritivo com abordagem qualitativa ancorado na Fenomenologia. Participaram do estudo 22 graduandos que cursavam o último ano da graduação. Para a coleta de dados utilizou-se entrevistas com roteiro semiestruturado por meio gravador digital. Em seguida, os dados foram analisados conforme a análise temática indutiva. O estudo foi aprovado sob o parecer favorável CAAE nº 54207321.8.0000.5116. Resultados: Os achados evidenciaram o conceito do gerenciamento na óptica dos discentes e as competências atribuídas no processo de trabalho do enfermeiro, bem como as facilidades e as dificuldades vivenciadas no ensino do gerenciamento dos serviços de saúde pelos discentes na formação acadêmica e as melhorias para a fundamentação do ensino-aprendizagem. Considerações Finais: Foi possível compreender na óptica dos discentes o significado do gerenciamento, bem como as necessidades teórico-práticas evidenciadas por eles que precisam ser reparadas na aplicação do ensino relacionado as competências gerenciais do enfermeiro, visando permitir que o acadêmico esteja preparado para atuar no mercado de trabalho atendendo as exigências preconizadas pela profissão.
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    SER ENFERMEIRO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: ANÁLISE DOS DESAFIOS E FACILIDADES NA ROTINA DE TRABALHO KEREN ANDRESSA RODRIGUES RIBEIRO LAVRAS - MG 2024
    (Fundação Educacional de Lavras, 2024-11-08) Ribeiro, Keren Andressa Rodrigues.
    A atuação do Enfermeiro que atua na APS possui grande importância para a assistência à saúde do indivíduo e de sua família, incluindo a gestão da equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Sendo gestor, o enfermeiro é responsável por todo o andamento da Unidade, como coordenação dos recursos materiais e humanos, execução e avaliação de diversas atividades, cuidado direcionado ao paciente e família, encontrando em sua atuação prazeres e dificuldades Objetivo: Analisar as dificuldades e facilidades vivenciados por enfermeiros da ESF de um munícipio do Sul de Minas Gerais. Método: Estudo de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e, para tanto, os enfermeiros das UBS com ESF foram entrevistados. Resultados: Após a análise dos dados foram encontradas três categorias: A enfermagem e o vínculo com a população adstrita; Responsabilidade organizacional do enfermeiro e a liderança de equipe e A influência política no sistema público de saúde. Considerações finais: O papel do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família é crucial para a promoção da saúde e prevenção de doenças, apesar de enfrentar desafios como sobrecarga de trabalho, falta de recursos e reconhecimento. A proximidade com a comunidade, o trabalho em equipe e atividades educativas são facilidades que potencializam a eficácia do atendimento, destacando a importância de melhorar as condições de trabalho e a valorização desses profissionais.
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    RISCOS PSICOSSOCIAIS ENFRENTADOS POR ENFERMEIROS DOCENTES NA PANDEMIA DA COVID-19: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA
    (Fundação Educacional de Lavras, 2024-10-25) Rossi, Talita de Paulo Marques
    A pandemia do Coronavírus acarretou muitos agravantes a comunidade global. Desse modo, adaptações rápidas foram necessárias, cercadas de inseguranças, com o intuito de dar continuidade nas agendas diárias dos indivíduos. Nesse contexto, as atribuições de responsabilidade de todos os profissionais, principalmente os colaboradores da área da saúde, foram afetadas, de modo a atingir sua ocupação laboral, bem como suas relações afetivas. Dessa forma, cabe destacar os impactos causados pela pandemia nas instituições de ensino superior no que tange a área da enfermagem, onde os enfermeiros docentes foram muito expostos diante das suas responsabilidades enquanto professor, tendo a necessidade da implementação de novas dinâmicas e estratégias para a difusão do ensino e consequente assimilação por parte dos discentes. Objetivo: este estudo teve como objetivo analisar os riscos psicossociais enfrentados pelos enfermeiros docentes de uma Escola Técnica de Saúde na pandemia da COVID-19. Método: trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, seguindo o referencial teórico-metodológico da Fenomenologia. A pesquisa foi realizada no âmbito de uma Instituição de Ensino Técnico localizada no Sul de Minas Gerais, onde participaram sete enfermeiros docentes, os quais atuaram com suas atividades laborais no período pandêmico. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas utilizando gravadores digitais, com o intuito de registrar os discursos dos participantes. A análise de dados se deu por meio da análise indutiva. Resultados: por meio dos resultados foram extraídas duas grandes categorias, dentre elas: Riscos psicossociais vivenciados pelos enfermeiros docentes na pandemia: limitações e impasses perpassados no processo de ensino-aprendizagem e Métodos convencionais praticados pelos enfermeiros docentes no enfrentamento dos riscos psicossociais na pandemia da Covid-19. Considerações finais: por conseguinte, os riscos psicossociais ameaçam silenciosamente à saúde mental e o bem-estar dos colaboradores. No entanto, faz-se necessário fomentar a discussão acerca dos riscos psicossociais e seus empecilhos que impactam a vida do enfermeiro docente, evidenciando os nós críticos e os desafios, como também propor estratégias para viabilizar uma melhor execução da práxis trabalhadora.
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    EXPERIÊNCIA DE PAIS DE CRIANES DIANTE DO DIAGNÓSTICO DE UMA CONDIÇÃO CRÔNICA OU LIMITANTE DO FILHO
    (Fundação Educacional de Lavras, 2024-11-18) Batista, Mariana Felício
    Crianças com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são aquelas que apresentam uma condição crônica, seja ela física, desenvolvimental, comportamental ou emocional e que, devido a essa condição, necessitam de cuidados e serviços de saúde. Sabe-se que a notícia do diagnóstico da criança é impactante e acarreta uma série de mudanças e reajustes na família. Objetivo: Conhecer e analisar a experiência dos pais de crianças com necessidades especiais de saúde diante do diagnóstico de uma condição crônica ou limitante do filho. Método: Foram entrevistados 15 pais ou cuidadores de CRIANES atendidas na Clínica de Fisioterapia do Unilavras, enquanto estes aguardavam pelos atendimentos. Inicialmente eles responderam ao questionário de caracterização e, em seguida, foram entrevistados a partir de um roteiro com questões norteadoras. Os dados foram analisados qualitativamente por meio da análise de conteúdo. Resultados: 15 pais/cuidadores foram entrevistados. Constatou-se que, no momento da abordagem, os profissionais utilizam uma linguagem científica e técnica, sendo incompreendida pelos participantes. Percebe-se que a descoberta do diagnóstico inesperado representa uma ruptura dessas expectativas do filho idealizado para o filho real. Além disso, a intensa demanda por cuidados gera uma sobrecarga sobre os cuidadores, os quais acabam renunciando a suas próprias vidas para se dedicarem aos filhos. Diante dessa realidade, a fé e as crenças religiosas foram evidenciadas pelos pais como alicerces importantes no enfrentamento da condição de seus filhos. Conclusão: Ao longo do estudo, foi possível evidenciar a importância da comunicação eficaz do diagnóstico, da abordagem humanizada e de informações essenciais para auxiliar os pais na compreensão da situação. É papel da enfermagem participar ativamente deste momento inicial, bem como dar continuidade aos cuidados, explicando os procedimentos realizados e, em caso de tratamento domiciliar, ensinando aos cuidadores a forma adequada de execução.
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    PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE MULHERES DIAGNOSTICADAS COM SÍFILIS GESTACIONAL EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS
    (Fundação Educacional de Lavras, 2024-10-25) Cirino, Andressa Garcia
    A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) provocada pela Treponema pallidum, uma bactéria que ao infectar o ser humano ocasiona diversas manifestações clínicas e pode se encontrar em diferentes estágios. A transmissão se dá por meio de relação sexual sem o uso de preservativo masculino ou feminino, além da possibilidade de contaminação do bebê durante a gestação ou parto, conhecida como transmissão vertical. Já a transmissão vertical acontece via placentária em qualquer estágio clínico da infecção e idade gestacional, devido à falta ou tratamento inadequado durante a gravidez. Objetivo: Analisar as variáveis contidas nas notificações compulsórias de Sífilis em Gestante de uma cidade no sul de Minas Gerais e traçar o perfil epidemiológico deste grupo. Método: Tratou-se de um estudo observacional, descritivo e retrospectivo, de abordagem quantitativa, realizado a partir do estudo de coorte não concorrente. Foram utilizados na pesquisa as fichas de notificação compulsória de sífilis em gestantes, no período de 01 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022 e que o desfecho da gestação tenha ou não resultado em sífilis congênita. Os dados foram obtidos por meio de um instrumento elaborado para análise das notificações compulsórias de sífilis em gestante, contendo as variáveis a serem estudadas. Resultados: A pesquisa apontou que a média da idade das gestantes notificadas com sífilis gestacional foi de 24 anos, eram pardas e possuíam ensino médio completo. Em relação à ocupação das gestantes 47,62% eram “do lar”. A idade gestacional no momento da notificação foi majoritariamente no primeiro ou terceiro semestre gestacional. Predominantemente, realizaram o pré-natal no município de Lavras-MG (69,05%) e foram notificadas na Santa Casa de Misericórdia de Lavras (69%). Das gestantes notificadas 80,94% realizaram o tratamento. Em relação ao parceiro, apenas 40,48% fizeram o tratamento adequado. Enquanto aos desfechos das gestações, 69,05% evoluíram para sífilis congênita. Conclusão: Com base nos resultados traçados pelo perfil epidemiológico de sífilis gestacional, por meio das variáveis em comum de gestantes com resultado positivo, foi possível identificarmos que estão em concordância com estudos já realizados à nível nacional. Para além, conclui-se que é de suma importância que ocorram intervenções de Enfermagem em conjunto com a Rede de Atenção à Saúde para auxiliar na prevenção, tratamento e minimização de casos, ofertando assistência integral às gestantes, os recém-nascidos e os parceiros que possam ser acometidos pela patologia.