TCC-Enfermagem
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC-Enfermagem por Assunto "CRIANES"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAS NECESSIDADES DOS CUIDADORES DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE(Fundação Educacional de Lavras, 2021-11-19) Borges, Ana CristinaCrianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são aqueles que apresentam uma condição crônica ou necessitam de cuidados e serviços de saúde além do exigido pelas crianças em geral. Lidar com essas demandas exige cuidadores uma série de conhecimentos, habilidades e adaptações na rotina, desencadeando inúmeras necessidades. Objetivo: Identificar e analisar as necessidades dos cuidadores de CRIANES. Método: Estudo descritivo, com análise qualitativa dos dados, que entrevistou os cuidadores principais de CRIANES na rede pública, por meio de entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada a análise de conteúdo para a extração e categorização de dados. Considerações Éticas: Obtida aprovação do Comitê de Ética da instituição proponente sob Protocolo CAAE 04343318.8.0000.5116. Resultados: Foram entrevistados 11 mães e os resultados foram agrupados em quatro categorias: Necessidade de desenvolvimento de resiliência; Necessidade de conciliação das demandas da CRIANES com as demandas pessoais e familiares; Necessidade de apoio socioeconômico; Necessidade de apoio de profissionais de saúde. As mães passam por um processo complexo e contínuo de aceitação da condição da criança e adaptação no seu modo de viver, conciliando os cuidados à criança doente com as responsabilidades conjugais e maternas dos outros filhos, e abrindo mão da vida social e profissional. Nesse contexto, o apoio de familiares, amigos e entidades por meio de auxílio financeiro, disponibilização de transporte e divisão de tarefas faz-se fundamental. Além da colaboração de profissionais de saúde na continuidade do cuidado, capacitação dos cuidadores e esclarecimento de dúvidas. Considerações Finais: Os resultados deste estudo chamam a atenção para as necessidades dos pais ou cuidadores das CRIANES e reforçam a importância da atuação dos profissionais de saúde neste contexto, de modo a facilitar os processos e promover a qualidade da assistência a essa clientela.
- ItemCARACTERIZAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE ATENDIDAS EM UM PROJETO FILANTRÓPICO NO SUL DE MINAS GERAIS(Fundação Educacional de Lavras, 2021-11-19) Abreu, Jacqueline Cássia deAs crianças com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são aquelas que demandam cuidados especiais devido a alguma limitação no seu crescimento e desenvolvimento ou a condições como prematuridade, malformações congênitas, desordens metabólicas e sequelas de severas infecções, traumas ou outras doenças adquiridas ao longo da vida. Objetivo: Conhecer e caracterizar as CRIANES cadastradas em um projeto filantrópico em um município no sul de Minas Gerais. Método: Estudo observacional, de caráter descritivo e corte transversal, com análise quantitativa dos dados, cujos participantes foram pais ou cuidadores de CRIANES cadastradas em um projeto filantrópico. Os dados foram coletados virtualmente, por meio do instrumento CSHCN Screener©, que identifica e classifica crianças que necessitam de atenção especial à saúde. Considerações Éticas: Obtida aprovação do Comitê de Ética da instituição proponente sob Protocolo CAAE: 27175119.5.0000.5116 e respeitadas as questões éticas, em cumprimento à Resolução CNS 466/2012. Resultados: O instrumento foi respondido por 29 mães de CRIANES, cujas patologias mais comuns eram Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Epilepsia, Transtorno do Espectro Autista e Hidrocefalia. A pesquisa mostrou que 93,10% das crianças enquadravam-se como CRIANES conforme os critérios do instrumento, sendo que 72,4% faziam uso de medicação há mais de um ano, 79,3% realizavam acompanhamento médico mais do que a maioria das crianças de sua idade, 82,8% apresentavam alguma limitação funcional, 93,1% necessitavam de fisioterapia, terapia ocupacional ou fonoaudiólogo e 62,1% possuíam algum problema emocional, desenvolvimento ou comportamental. Conclusão: Este estudo reafirmou a eficácia do instrumento na identificação das CRIANES e possibilitou a caracterização dessa clientela no projeto filantrópico em questão, conferindo visibilidade a essas crianças e direcionando o planejamento de intervenções que venham ao encontro de suas demandas em saúde e qualifiquem a assistência prestada.
- ItemINCLUSÃO DA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE NO CENÁRIO ESCOLAR: COMO A ENFERMAGEM PODE COLABORAR?(Fundação Educacional de Lavras, 2021-11-19) Mendes, Vanessa PereiraCrianças com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são aquelas que apresentam limitações no desenvolvimento e estilo de vida devido a complicações perinatais, disfunções congênitas ou condições crônicas. Atualmente, estão sendo inseridas no cenário escolar. Objetivos: Conhecer a experiência de professores na inclusão de CRIANES em escola regular e identificar os principais desafios e estratégias de enfrentamento apontados por eles neste cenário. Método: Estudo estudo descritivo, com análise qualitativa, cujos participantes foram professores da educação infantil e fundamental de um colégio privado no Sul de Minas Gerais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Resultados: Foram entrevistados 32 professores que atuavam como regentes ou assistentes na instituição selecionada. Os resultados foram organizados em duas categorias: Desafios vivenciados pelos professores e Estratégias facilitadoras. Os principais desafios apontados foram insegurança e receio diante da responsabilidade, conhecimento limitado sobre o diagnóstico e as limitações, necessidade de adaptação do ensino e falta de experiência no manejo de intercorrências. Foram apontas estratégias já utilizadas pelos docentes, como busca por maiores conhecimentos, parceria entre regente e assistente, apoio de profissionais de enfermagem que trabalham na instituição. A parceria com a família e com os profissionais de saúde envolvidos na assistência à criança e oferta de cursos e treinamentos foram apontadas como recursos importantes e necessários. Considerações finais: Este estudo mostrou a importância de parcerias entre profissionais de saúde e os que atuam no ensino, por meio da partilha de conhecimento, com vistas à qualificação da assistência e garantia da segurança das CRIANES no contexto educacional.
- ItemPERCEPÇÃO E ENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA ÀS CRIANES E SUAS FAMÍLIAS(Fundação Educacional de Lavras, 2021-11-19) Sales, Samantha Aparecida LinoCrianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES) apresentam condições clínicas que requerem tratamento e acompanhamento de saúde contínuos e especializados. A atuação do profissional de saúde da atenção primária neste cenário é essencial, porém, nem sempre as famílias recebem a assistência que necessitam. Objetivo: Conhecer a percepção e o envolvimento de profissionais de saúde da Atenção Primária na assistência às CRIANES e às suas famílias. Método: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, que entrevistou 19 profissionais da atenção primária de um município no sul de Minas Gerais, por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, que foram submetidas à análise de conteúdo. Considerações Éticas: A aprovação ética foi obtida sob protocolo CAAE 14150819.8.0000.5116 e todas as questões éticas foram respeitadas. Resultados: Participaram sete enfermeiros, 11 técnicos/auxiliares de enfermagem e um psicólogo. Os resultados foram agrupados em cinco categorias: (i) visão sobre as CRIANES; (ii) envolvimento na assistência; (iii) transferência de responsabilidade; (iv) necessidade de capacitação da equipe; (v) necessidade de adaptação estrutural. Os profissionais de saúde apresentam conhecimento superficial e estereotipado sobre as CRIANES, com visões e atitudes capacitistas. Os resultados deste estudo também evidenciam que os profissionais acreditam que a assistência às CRIANES é responsabilidade dos setores secundário e terciário. Muitos deles justificam seu distanciamento devido a uma demanda por treinamento e capacitação na área e à falta de estrutura física adequada e adaptada nas instituições. Conclusões: Este estudo mostra como as CRIANES são percebidas na atenção primária e como tem sido a atuação da equipe de saúde neste contexto, apontando para a importância de maior visibilidade e atenção a elas. Implicações para enfermagem: Os resultados fornecem subsídios para o planejamento de intervenções de enfermeiros e gestores da saúde para que sensibilizem e capacitem suas equipes nesta área, de forma a assistir integralmente e longitudinalmente às CRIANES e às suas famílias.