TCC-Enfermagem
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Navegando TCC-Enfermagem por Autor "Mendes, Vanessa Pereira"
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- ItemINCLUSÃO DA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE NO CENÁRIO ESCOLAR: COMO A ENFERMAGEM PODE COLABORAR?(Fundação Educacional de Lavras, 2021-11-19) Mendes, Vanessa PereiraCrianças com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são aquelas que apresentam limitações no desenvolvimento e estilo de vida devido a complicações perinatais, disfunções congênitas ou condições crônicas. Atualmente, estão sendo inseridas no cenário escolar. Objetivos: Conhecer a experiência de professores na inclusão de CRIANES em escola regular e identificar os principais desafios e estratégias de enfrentamento apontados por eles neste cenário. Método: Estudo estudo descritivo, com análise qualitativa, cujos participantes foram professores da educação infantil e fundamental de um colégio privado no Sul de Minas Gerais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Resultados: Foram entrevistados 32 professores que atuavam como regentes ou assistentes na instituição selecionada. Os resultados foram organizados em duas categorias: Desafios vivenciados pelos professores e Estratégias facilitadoras. Os principais desafios apontados foram insegurança e receio diante da responsabilidade, conhecimento limitado sobre o diagnóstico e as limitações, necessidade de adaptação do ensino e falta de experiência no manejo de intercorrências. Foram apontas estratégias já utilizadas pelos docentes, como busca por maiores conhecimentos, parceria entre regente e assistente, apoio de profissionais de enfermagem que trabalham na instituição. A parceria com a família e com os profissionais de saúde envolvidos na assistência à criança e oferta de cursos e treinamentos foram apontadas como recursos importantes e necessários. Considerações finais: Este estudo mostrou a importância de parcerias entre profissionais de saúde e os que atuam no ensino, por meio da partilha de conhecimento, com vistas à qualificação da assistência e garantia da segurança das CRIANES no contexto educacional.