TCC-Psicologia
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- ItemA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA COMO AUXÍLIO NO TRATAMENTO DE ADOLESCENTES EM CRISE EXISTENCIAL(Fundação Educacional de Lavras, 2010) Barros, Eliézer RibeiroTendo em vista que a adolescência é um período de transição entre a infância e a idade adulta, percebe-se o quão vulnerável o jovem pode se tornar diante desta etapa. Devido a vulnerabilidade em se perceber diante das diversas mudanças que ocorrem no âmbito biopsicossocial, o adolescente tende a se questionar sobre as diversas maneiras de se interagir com o outro em seu convívio social. Este questionamento pode fazer com que o adolescente se perceba “indiferente a si mesmo”, podendo assim, vivenciar uma crise existencial, desnorteando-o e levando a desequilíbrios, estresse físico e/ou emocional. Este estudo, fundamentado em revisão de literatura, partindo de conceitos e aspectos biopsicossociais acerca do adolescente, teve como objetivo apresentar o termo “crise existencial”, não somente como um diagnóstico ou patologia que rotula os adolescentes nesta fase da vida, mas, além disso, refletir sobre sua condição de não enfrentamento e não adaptação ao meio social. O objetivo principal deste estudo foi analisar e discutir a eficácia da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) como tratamento psicoterápico para adolescentes em crise existencial. O estudo propõe novas formas que levam à (re) constituição de sua identidade através de auxílio psicoterápico embasado nas teorias psicológicas de Carl Rogers, aprofundando na maneira como a ACP pode auxiliar em casos como proposto pelo tema.
- ItemMOTIVAÇÃO E TRABALHO: UMA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS TEORIAS SOBRE A MOTIVAÇÃO HUMANA NAS ORGANIZAÇÕES(Fundação Educacional de Lavras, 2014) Andrade, Giovana RezendeA presente pesquisa visa analisar os conceitos sobre motivação, em especial no âmbito organizacional, uma vez que tal conceito vem sendo cada vez mais estudado e percebido, sob diversos aspectos e teorias, como fundamental para uma melhor qualidade de vida do funcionário, bem como tais mudanças podem promover maior benefício também para a organização na qual o indivíduo está inserido. Nesse intuito, realizou-se também uma análise de algumas teorias motivacionais consideradas fundamentais no desenvolvimento do conceito motivacional dentro das organizações, atentando para aspectos individuais e ambientais no que tange o processo motivacional.
- ItemUM ESTUDO DE GÊNERO A PARTIR DA PSICANÁLISE(Fundação Educacional de Lavras, 2018) Gosmão, Reynaldo de AzevedoA concepção de identidade e gênero, em geral, sofre definições que impregnam e fundamentam o corpo na instância orgânica, biológica e genética. No entanto, com a psicanálise, a sexualidade pode assumir caminhos diversos subvertendo a compreensão do sexual, modificando o efeito das sexualidades perversas do campo da psiquiatria. A pesquisa teve como objetivo investigar como a psicanálise está (re)pensando as questões de gênero na atualidade, e com a revisão de literatura é possível avaliar qual é a proximidade da teoria psicanalítica com as problemáticas contemporâneas. A pesquisa demonstrou que houve uma expansão de publicações na temática de gênero e psicanálise, mas também, como resultado foi evidenciado o pouco o número de publicações que condensam os estudos teóricos com pesquisas de campo, a ampliação poderia enriquecer as narrativas contemporâneas no campo psicanalítico. Foi possível um retorno as obras psicanalíticas e a artigos científicos e concluiu-se que é necessário aproximar os diálogos sociais e contemporâneos nas pesquisas psicanalíticas, possibilitando à ampliação dos discursos acadêmicos e teóricos em gênero e psicanálise. Durante a revisão de literatura, houve a leitura integral dos artigos selecionados, foram excluídos os que não diziam respeito ao propósito deste estudo, não trabalhavam conceitos psicanalíticos e de gênero. Ao final do levantamento, manteve-se 48 artigos. Como conclusão alguns avanços foram feitos, inclusive uma sistematização de quais teoria abarcam a temática de gênero, também os pontos de tensões entre a psicanálise freudiana e outros autores ao publicar sobre psicanálise, através do retorno a conceitos freudianos de bissexualidade, narcisismo, identificação, angústia, édipo entre outros.
- ItemUM ESTUDO DE GÊNERO A PARTIR DA PSICANÁLISE(Fundação Educacional de Lavras, 2019-06-01) Gosmão, Reynaldo de AzevedoA concepção de identidade e gênero, em geral, sofre definições que impregnam e fundamentam o corpo na instância orgânica, biológica e genética. No entanto, com a psicanálise, a sexualidade pode assumir caminhos diversos subvertendo a compreensão do sexual, modificando o efeito das sexualidades perversas do campo da psiquiatria. A pesquisa teve como objetivo investigar como a psicanálise está (re)pensando as questões de gênero na atualidade, e com a revisão de literatura é possível avaliar qual é a proximidade da teoria psicanalítica com as problemáticas contemporâneas. A pesquisa demonstrou que houve uma expansão de publicações na temática de gênero e psicanálise, mas também, como resultado foi evidenciado o pouco o número de publicações que condensam os estudos teóricos com pesquisas de campo, a ampliação poderia enriquecer as narrativas contemporâneas no campo psicanalítico. Foi possível um retorno as obras psicanalíticas e a artigos científicos e concluiu-se que é necessário aproximar os diálogos sociais e contemporâneos nas pesquisas psicanalíticas, possibilitando à ampliação dos discursos acadêmicos e teóricos em gênero e psicanálise. Durante a revisão de literatura, houve a leitura integral dos artigos selecionados, foram excluídos os que não diziam respeito ao propósito deste estudo, não trabalhavam conceitos psicanalíticos e de gênero. Ao final do levantamento, manteve-se 48 artigos. Como conclusão alguns avanços foram feitos, inclusive uma sistematização de quais teoria abarcam a temática de gênero, também os pontos de tensões entre a psicanálise freudiana e outros autores ao publicar sobre psicanálise, através do retorno a conceitos freudianos de bissexualidade, narcisismo, identificação, angústia, édipo entre outros.
- ItemPEDOFILIA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DOS CURSOS DE PSICOLOGIA E DIREITO(Fundação Educacional de Lavras, 2019-11-05) Reis, Maycon PáduaIntrodução: A pedofilia coloca questões tanto ao direito quanto à psicologia. Será que os psicólogos pensam a pedofilia diferente dos operadores do direito? No decorrer do curso a concepção de pedofilia é alterada? Objetivos: Caracterizar, comparar e discutir a percepção sobre pedofilia de graduandos dos cursos de psicologia e direito do início e do final dos cursos. Método: A análise usada foi o teste para comparação de duas proporções, o teste Qui-quadrado de Pearson com correção de continuidade e nível de significância de 0,05 para medir a associação entre as variáveis. As análises foram realizadas no Action Stat ®. Resultados: Foram tabuladas e analisadas 368 respostas obtidas através da aplicação dos questionários. Houve uma correlação entre a percepção da pedofilia e do infrator quando se comparado os alunos dos cursos em fase de conclusão. Foi constatado que os calouros de ambos os cursos entram com uma percepção estatisticamente igual, entretanto os alunos de psicologia (AP) tenderiam a uma variação do julgamento enquanto os alunos do direito (AD) se mantem rígidos. Conclusão: Os AP enxergam o indivíduo como doente e este número aumentou no final do curso, enquanto os AD nos períodos iniciais e nos finais o veem como monstro. Os alunos em fase de conclusão de curso percebem a pedofilia de maneira distinta, os AP enxergam o indivíduo menos como um criminoso e mais como um doente enquanto os AD concebem mais como um criminoso e menos como um doente.
- ItemCONTROVÉRSIAS SOBRE O PAPEL DO PSICÓLOGO COMO INQUIRIDOR NO DEPOIMENTO SEM DANO: UM ESTUDO PSICANALÍTICO(Fundação Educacional de Lavras, 2019-11-19) Silva, Ana Carolina ReisIntrodução: O depoimento sem dano ou depoimento especial (DSD) se trata de uma escuta em que, durante a audiência, um psicólogo realiza a oitiva de crianças vítimas de abuso sexual. O tema tem sido polêmico há alguns anos entre operadores do direito e psicólogos. Muitos questionamentos a partir do assunto são levantados, como: o que é o método?; é realmente funcional?; qual é a posição do psicólogo na oitiva de crianças? Objetivo: a proposta do trabalho é, a partir de revisão de literatura e pesquisa documental, levantar reflexões sobre o método da oitiva de crianças e como se dá o trabalho do psicólogo nas sessões de inquirição, buscando discutir possibilidades de humanização da escuta. Metodologia: revisão de literatura utilizando SCIELO, LILACS e GOOGLE ACADÊMICO. As palavras-chave utilizadas para pesquisa em português foram: depoimento sem dano, depoimento especial, psicanálise e o abuso infantil e trauma em psicanálise; também foi realizada uma pesquisa documental em boletins de ocorrência na cidade a ser estudada. Resultados: A pesquisa aos boletins foi realizada manualmente, pois o sistema onde são cadastrados não permite filtragem por cidade ou região. Constatou-se que a maioria das denúncias são feitas pelas mães das vítimas (90,9%); e que os abusos foram praticados por pais (47,06%), padrastos (05,88%), parentes e conhecidos (25,53%) e vizinhos ou conhecidos próximos (25,53%), a literatura havia apontado para uma prevalência de pais e padrastos como abusadores, o que se mostrou divergente dos dados levantados. Todos os agressores (100%) eram do sexo masculino e com idades entre 27 e 53 anos, as pesquisas realizadas também apontaram para uma prevalência de homens abusadores (82,6%). Quanto ao sexo das vítimas, os resultados mostraram a maioria do sexo feminino (65%) para (35%) do sexo masculino, novamente correspondendo à literatura que trouxe uma prevalência de vítimas do sexo feminino. Conclusão: o depoimento sem dano é um passo rumo à proteção e diminuição da revitimização, que é causada pelo judiciário em crianças e adolescentes vítimas de abuso, mas ainda está longe de alcançar totalmente seus objetivos. Existem aprimoramentos do projeto que são interessantes e que devem ser olhados com mais atenção, como por exemplo a escuta humanizada que trata do psicólogo presente nas delegacias, realizando um acolhimento primário. Há muito ainda a ser pesquisado e discutido. No mais, sempre ficará em aberto uma questão: o psicólogo cabe neste lugar de realizar inquirições?
- ItemDELÍRIOS MISTICOS E RELIGIOSOS NO CONTEXTO DAS PSICOSES: UMA PESQUISA DE REVISÃO DE LITERATURA(Fundação Educacional de Lavras, 2019-11-26) Andrade, Mariana Nayara Bonilha deIntrodução: Muitos estudos se concentram em transtornos do Espectro das Psicoses, mas segundo alguns autores, são poucos os estudos acerca dos delírios místicos e religiosos apesar da prevalência significativa de transtornos do espectro das psicoses na população geral: até cerca de 9%, bem como pela prevalência de delírios místicos e religiosos no grupo de indivíduos com algum tipo de sofrimento psíquico: 15,7%, por isso e pela complexidade do fenômeno, justifica-se a realização do presente estudo. Objetivos: O objetivo geral do presente estudo foi realizar uma revisão de literatura sistematizadas acerca dos delírios místicos e religiosos, no contexto das ciências sociais e da saúde, de modo a possibilitar a elaboração de problemas de pesquisa sobre o tema, os quais, possam ser abordados numa perspectiva teórica ou empírica, em futuras pesquisas na área. Métodos: O presente estudo consiste em uma revisão de literatura, onde as buscas de fontes documentais foram realizadas em 04 Bases de dados: Scielo, PePSIC, Redalyc e no Google Acadêmicos. Sendo executadas no período de maio a junho, sendo selecionados artigos em portugues e espanhol, publicados entre o período de 2000 a 2016. Os artigos selecionados foram salvos e organizados em tabelas. Resultados: Na base de dados Google Acadêmico 13 artigos foram utilizados na discussão, quanto a base de dados Redalyc, 5 trabalhos integram o estudo, sendo dois dos artigos em formato de ensaio. Nos bancos de dados PePSIC não foram encontrados trabalhos com os descritores definidos e no Scielo, os artigos encontrados não estavam no contexto buscado. A partir das tabelas construídas, os eixos temáticos definidos foram: Mediunidade; Estudos de Caso; A experiência religiosa como fator etiológico dos transtornos psicóticos; e Religiosidade e Saúde Mental. Considerações Finais: A partir da leitura e investigação feitas no trabalho relata-se a importância de estudos de caso que discutam e analisem os conteúdos dos delírios místicos e religiosos no contexto das psicoses, buscando uma análise profunda e detalhada dos elementos constelados pela vivência descrita pelo sujeito.
- ItemAS PRÁTICAS PSICOLÓGICAS NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO(Fundação Educacional de Lavras, 2020-10-03) Silva, Gabriel Marcos daO sistema penitenciário, tal como existe hoje afeta diretamente no estado psicológico, corrompendo e deteriorando cada vez mais a saúde mental dos presos. O trabalho do psicólogo está diretamente voltado para os compromissos sociais, práticas e intervenções baseadas em prevenções e reeducação dos sujeitos e da sociedade. As práticas psicológicas são atividades que profissionais da psicologia desenvolvem a fim de contribuir no desenvolvimento da busca de autoconhecimento e crescimento pessoal, visando uma qualidade de vida para o sujeito. Objetivos: O presente estudo teve por objetivo realizar um levantamento de conteúdos nacionais referente às intervenções psicológicas no sistema prisional brasileiro. Método: A metodologia utilizada neste trabalho é o método essencial da pesquisa bibliográfica, também considerada como teórica-conceitual, utilizando-se de uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Resultados: Por se tratar de um campo novo para a psicologia, não há relatos de práticas que visem acompanhamento humanizado e subjetivo, mas tal prática é sugerida visando o bem-estar e proteção, com tratamentos dignos que envolvem cuidado, respeito, acolhimento e acompanhamento psicológico. Conclusão: As práticas existem como sugestões, nos artigos científicos há uma dificuldade de encontrar textos relacionados ao assunto. É preciso pensar e repensar quanto as práticas psicológicas e suas ações no âmbito carcerário, e que essa falta tem impacto significante quando o assunto é ressocialização, reeducação, reintegração e políticas públicas para o sistema prisional. Tudo isso oferece grandes impasses que deturpam ainda mais o sistema e os condenados. Não há relatos de práticas que visem acompanhamento humanizado e subjetivo, mas tal prática é sugerida.
- ItemSENTIMENTO DE CULPA E O COMPROMISSO ÉTICO: O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES ÉTICAS(Fundação Educacional de Lavras, 2020-10-20) Lima, Linnikar Glória de CastroO compromisso ou projeto ético, na cultura, trouxe o questionamento sobre o mal-estar e a relação com o sentimento de culpa como forma de resposta aos impasses do processo civilizatório. A partir dessa emblemática da cultura, a proposta pautou-se em averiguar, na psicanálise freudiana, se haveria outra possibilidade ética que ultrapasse o sentimento de culpa como mal-estar. Para tal, foram trabalhados os conceitos de supereu, ideal de eu, mal-estar e sentimento de culpa. Em uma análise, essa condição pode se transformar em outras possibilidades éticas, a partir da responsabilização diante do sintoma e do mal-estar, perante uma mudança de posição do sujeito frente à posição ética articulada a esse processo de se constituir a partir da cultura.
- ItemDAS FRONTEIRAS DO DIVÃ: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A PSICANÁLISE E O ATENDIMENTO A DISTÂNCIA(Fundação Educacional de Lavras, 2020-10-20) Sousa, Tatiane Regina de AssisA presente pesquisa visa delimitar eixos técnicos fundamentais da teoria Psicanalítica, a fim de tecer debates frente às possibilidades de atualização do setting clínico em meio a modalidade de atendimento on-line. Para tanto, utilizamos a metodologia de entrevista semiestruturada aplicada em Psicanalistas da cidade de Lavras-MG, objetivando investigar a posição dos mesmos sobre a temática e os princípios éticos que balizaram os conteúdos inclusos nos relatos. A partir dos resultados contidos no entrecruzamento da prática com a teoria, elencou-se três categorias de análise que foram discutidas em um desenvolvimento teórico argumentativo, sendo elas: Entrevistas Preliminares; Transferência; Posição do Psicanalista (ética). Concluímos que o manejo desses dispositivos técnicos são centrais para a atualização do setting analítico no enquadre virtual, sendo a composição da função transferencial seu fundamento direcionador. Analogamente, visamos tecer reflexões sobre às vicissitudes técnicas no contexto de tratamento a distância em uma perspectiva pós- pandêmica, isto é, em um âmbito onde atendimento on-line e presencial são possibilidades concomitantes e concorrentes.
- ItemREVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA DOS TRABALHOS REALIZADOS COM OS ATENDIDOS NO CAPS-AD(Fundação Educacional de Lavras, 2020-10-27) Ribeiro, ThamirisApós o período da Reforma Psiquiátrica, as práticas de atenção às pessoas com sofrimento mental foram reavaliadas. Com isso, criaram-se os Centros de Atenção Psicossocial e, para os casos de transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas, os Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas. Todavia, há poucas evidências empíricas de como são efetuadas as práticas nessas instituições. Objetivo: Identificar e analisar estudos que apresentem relatos de práticas dos atendimentos aos usuários de álcool e outras drogas nos Centros de Atenção Psicossocial. Metodologia: Realizou-se uma revisão narrativa de literatura, nos indexadores científicos Lilacs, Scielo e Google Acadêmico, com as palavras-chave, “intervenções e CAPS-ad”, “metodologia e CAPS-ad” “projeto terapêutico e CAPS-ad”, “redução de danos no CAPS-ad” e “práticas no CAPS-ad” abrangendo o período de 2001 a 2018, no qual tanto a Lei da Reforma Psiquiátrica (nº 10.216/2001) quanto a Lei de Drogas (nº 11.343/2006) foram homologadas. Resultados: A amostra foi composta por 14 estudos. Verificou-se que, os profissionais enaltecerem as dinâmicas grupais adotando a flexibilidade para que os usuários aderissem às atividades propostas. Porém, com alguns desafios, como, a falta de materiais, baixa interdisciplinaridade e necessidade de capacitação da equipe. Conclusão: Os CAPS-ad, são instituições governamentais e por isso seguem as prerrogativas do poder legislativo que, na atual conjuntura, coloca em constate ameaça as políticas públicas destinadas aos usuários de drogas, valorizando a abstinência, em detrimento da adesão a ética metodológica da redução de danos, que por sua vez, considera o sujeito em sua integralidade
- ItemREPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO: UM ESTUDO COM MULHERES VITIMIZADAS(2020-10-27) Teixeira, Ana Luíza MartinsA violência contra a mulher é representação da dominação do gênero masculino sobre o feminino, reflexo de uma sociedade patriarcal. Questionou-se nesta pesquisa se a divisão de gêneros socialmente construída interfere na forma como as mulheres enxergam a violência sofrida e como a violência é representada pelas vítimas subjetivamente. Objetivo: A presente pesquisa teve como objetivo identificar quais são as Representações Sociais (RS) da violência de gênero para mulheres vítimas desta através da teoria das RS de Serge Moscovici (1978). Método: Foi realizada uma pesquisa qualitativa de campo com um grupo de seis mulheres que sofrem ou sofreram violência de gênero a respeito do tema, utilizando-se como instrumento a entrevista semiestruturada. O método de interpretação utilizado foi a Análise de Conteúdo, de Bardin (1977) logo após o fim da coleta de dados. Resultados: Os resultados apontaram para uma representação do homem como provedor, forte e da mulher como mãe, frágil, sensível, fazendo esses conceitos de gênero uma espécie de função de justificar os atos agressivos. As mulheres atribuem diversas causas à violência, como o machismo e a falta de educação do homem, acreditam que o agressor deve ser punido. Representam a violência como algo que traz sofrimento. Conclusão: Concluiu-se que as mulheres da pesquisa representam a violência de gênero de forma subjetiva, de acordo com sua vivência, através das falas sobre seu sofrimento, e socialmente, através dos conceitos de gênero e das diferenças atribuídas entre homens e mulheres.
- ItemOS EFEITOS DA ESPIRITUALIDADE/RELIGIOSIDADE NA SAÚDE MENTAL E NA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS SAUDÁVEIS E COM AGRAVOS RELACIONADOS A SAÚDE(Fundação Educacional de Lavras, 2020-11-03) Almeida, Franciele LemesA religiosidade e espiritualidade (R/E) podem ser consideradas como partes substanciais da cultura mundial, sendo fatores de grande relevância social e influenciadores tanto do comportamento humano como do modo como as pessoas que as praticam distinguem as experiências vivenciadas, operando como um atenuador sobre a percepção das situações agentes de emoções negativas como o estresse e ansiedade. Diante disso, tem sido atualmente um dos focos de grande atenção dos pesquisadores na área da saúde, tendo diversos estudos correlacionando positivamente práticas religiosas ou espirituais ao aumento da qualidade de vida e saúde e dos indivíduos. Objetivos: Examinar os efeitos da espiritualidade/religiosidade na qualidade de vida e saúde mental de pessoas saudáveis e de pessoas com agravos relacionados a saúde. Método: O método utilizado foi uma revisão de literatura do tipo sistemática com análise qualitativa. Resultados: Foram inclusos na pesquisa oito estudos selecionados a partir dos critérios de elegibilidade previamente estabelecidos, os quais apresentaram resultados que apontam que a R/E são utilizadas como estratégias de enfrentamento para lidar com o adoecimento, atuando como agente de motivação e sustento emocional. Além disso, também foram encontrados indicadores que demonstram que a R/E exercem efeito sobre a saúde mental, estando associadas positivamente ao bem-estar psicológico e qualidade de vida. Conclusão: Os estudos indicam que a religiosidade e espiritualidade exercem um efeito positivo sobre a saúde mental e qualidade de vida, em especial em indivíduos com agravos a saúde. Entretanto é indispensável que haja mais estudos sobretudo em indivíduos saudáveis, para investigar e elucidar a relação entre a R/E e saúde.
- ItemFOUCAULT E DROGAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA 2000-2018(Fundação Educacional de Lavras, 2020-11-03) Alvarenga, Laiza MaiaPara Foucault as considerações e prerrogativas a respeito do consumo de drogas representam, entre outras, ferramentas utilizadas pelo Estado para manter o controle da população e seus corpos, selecionando os produtivos dos que não produzem, que, consequentemente ficam à margem da sociedade. Objetivo: A finalidade desse estudo é construir um aprofundamento teórico acerca de como a questão das drogas foi abordada na perspectiva foucautiana, com recorte, nas políticas públicas sobre drogas e seus processos de poder e saber que constroem subjetividades. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica nos indexadores: Lilacs e Scielo, com as palavras chave: “Foucault e Proibicionismo”, “Biopoder e drogas”, “Corpos Dóceis e drogas”, “Foucault e Políticas Publicas” e “Foucault e Drogas”. Foram incluídos documentos bibliográficos que tiveram como referencial teórico Michel Foucault, artigos científicos publicados em revistas periódicas e produções acadêmicas e científicas que foram realizados nos anos de 2000 a 2018. Resultados: Foram selecionados 12 artigos do campo da Psicologia que abordam o tema de drogas embasados nas teorias foucaultianas. As pesquisas entre as teorias de controles sociais propostas por Foucault aplicadas nas questões de drogas e suas políticas públicas apresentam significativas contribuições, no que se refere à sua teoria de controle dos corpos, uma biopolítica desenvolvida pautada no poder de fazer viver e deixar morrer. Conclusão: Fazem-se necessários novos estudos que permitam identificar e analisar as condições de possibilidades para a reemergência do discurso proibicionista sobre drogas, numa evidente descontinuidade em relação às políticas de redução de danos que acompanharam os governos anteriores.
- ItemUM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A MOTIVAÇÃO NA PRÁTICA ESPORTIVA E A INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E EDUCAÇÃO(Fundação Educacional de Lavras, 2020-11-10) Ferreira, Ana Clara PradoApresenta uma revisão sistemática de literatura sobre um olhar psicológico e educacional quanto a motivação no esporte. Objetivo: fazer um estudo comparativo com uma pesquisa feita anteriormente, buscando mudanças quanto aos estudos acadêmicos na Psicologia do esporte e influencia das abordagens no olhar psicológico aos fenômenos relacionados a Motivação na prática esportiva de atletas. Metodologia: Para realizar a revisão de literatura, e com a finalidade de comparar com os resultados obtidos por Ferreira (2019), foram realizadas três etapas de processo, assim como Ferreira: planejamento da revisão: realização da revisão e análise do material. Resultados: Após fazer as buscas dos descritores, foram encontrados 152, sendo 30 repetidos, totalizando 122 artigos. Contudo, após análise, fazendo uso dos critérios de inclusão e exclusão, sobraram 10 artigos, sendo 3 repetições, totalizando 7 apenas artigos. A partir do material encontrado, percebemos que as abordagens têm poucas publicações relacionadas à motivação, sendo estas pouco proveitosas para esta pesquisa. Conclusão: Culturalmente, somos ensinados que esporte não é tão importante assim. Contudo, a falta de incentivo ao esporte durante o período escolar possui algumas consequências em todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior. Diante do recorte realizado neste trabalho, é possível compreender o efeito desse movimento na Psicologia do Esporte como ciência e profissão. A dificuldade de encontrar profissionais especializados na área, possui um impacto na formação curricular do curso. Considerando que são diversas as universidades que não adotaram a disciplina de Psicologia do Esporte como parte da grade curricular.
- ItemAVALIAÇÃO DO GRAU DE ESTRESSE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE UM CURSO DE MEDICINA E SEUS FATORES PREDITORES(Fundação Educacional de Lavras, 2020-12-03) Dulço, Nathali de SouzaO grau de estresse e seus efeitos negativos têm sido documentado na literatura científica há bastante tempo para profissões com alta carga de agentes estressores como policiais, bombeiros, professores e profissionais da área da saúde. Assim, o estresse tem se tornado um fenômeno epidêmico atingindo classes profissionais diversificadas e também indivíduos em formação. As pesquisas com estudantes universitários priorizaram, desde o início, os estudantes em formação para medicina em função do alto número de horas/aulas, do tempo integral de dedicação, das tarefas extraclasse e das peculiaridades da profissão como a responsabilidade com a vida, o contato próximo com o sofrimento alheio, a proximidade com a possibilidade da morte e com a necessidade de desenvolvimento de uma série de competências técnicas e pessoais para fins profissionais. Objetivo: O objetivo do estudo foi avaliar o grau de estresse de estudantes universitários de um curso de medicina e seus fatores preditores. Metodologia: Pesquisa de abordagem quantitativa, do tipo correlacional, com corte transversal. Instrumentos de medida empregados: Escala de Estresse Percebido (PSS) e um questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados pelo sofware SSPS 20.0. Resultados: A idade média dos participantes foi de 23 anos (DP=1,06), sendo 71% mulheres, 93% solteiros, 54% morando em repúblicas, 70% satisfeitos por cursar medicina, 50% nos anos finais do curso, cursando em média 7 disciplinas incluindo os estágios, 64% consideravam ter problemas emocionais no momento, 32% utilizavam medicamentos para dormir, 64% relataram uso de alguma substância para aliviar a tensão, 48% se declaram perfeccionistas, 74% autocríticos e 48% disseram perceber muitos pensamentos negativos (para 25% destes, esses pensamentos estão presentes todos os dias e para 37% quase todos os dias). Os resultados da escala PSS apontaram escore médio de 47,6 (DP=2,3), indicando que a percepção dos sintomas de estresse é muito frequente dentre os participantes. Os resultados das análises estatísticas apontaram que as seguintes variáveis categóricas: utilizar medicamentos para dormir (p=0,01), considerar ter problemas emocionais no momento (p=0,02) e perceber muitos pensamentos negativos (p=0,04).analisadas via test t de Student apresentaram relação estatisticamente significativa com o grau de estresse.