Especialização Fundamentos da Psicanálise

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    UM LUGAR PARA A MÃE NA PSICANÁLISE DE CRIANÇAS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
    (Fundação Educacional de Lavras, 2019-06-01) Silva, Iridiane Márcia Leite
    A Psicanálise com crianças abrange algumas especificidades; o lugar dos pais, e, sobretudo da mãe nessa análise é uma delas. O estudo a seguir aborda algumas conotações em torno do atendimento psicanalítico infantil, como: Um discurso a respeito da criança direcionado ao analista, que antecede a fala da própria criança para com esse último; a função materna, seus desdobramentos e a atualização da própria história infantil e edipiana da mãe no decorrer do exercício dessa função; a criança e a construção de sua própria demanda de análise. Esse estudo pretende localizar possibilidades e também limitações no encontro de um lugar para a mãe dessa criança dentro da análise, de forma a contribuir para o tratamento dessa criança; de forma que esse lugar seja um lugar para a escuta, para a implicação materna na melhora da criança, sem deixar de possibilitar a essa última o seu lugar primordial na análise, de construção da sua demanda e de trabalho de elaboração de seus sintomas e questões.
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    A terapia Winnicottiana e o brincar em psicanálise
    (Fundação Educacional de Lavras, 2019-06-01) Rezende, Renata Teodoro de
    O presente estudo tem por objetivo apresentar o tema do brincar de acordo com a psicanálise dando ênfase à terapia de Winnicott. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica onde o tema do brincar foi apresentado. A psicanálise com crianças se iniciou com Sigmund Freud analisando um menino de cinco anos, o Pequeno Hans. A partir deste acontecimento outros analistas se identificaram e se especializaram na psicanálise com crianças. Winnicott apresentou importantes conceitos desde a relação mãe-bebê até a constituição de um self (eu) e a capacidade de se relacionar com os objetos lúdicos. Ao brincar em análise a criança diz sobre seus sentimentos, e pode representar conteúdos inconscientes que foram reprimidos pelo seu psiquismo por serem traumáticos e insuportáveis.
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    A cultura do estupro em uma perspectiva psicanalítica
    (Fundação Educacional de Lavras, 2019-05-01) Natividade, Mariane Avelar
    Este artigo apresenta uma perspectiva psicanalítica sobre o que hoje chamamos de cultura do estupro. Apesar desse tipo de violência não acometer apenas mulheres, nosso foco será o sexo feminino, por este ser o que mais sofre as agressões segundo pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Para tratar sobre esse assunto, em um primeiro momento serão apresentados informações e dados a respeito da violência sexual contra a mulher e posteriormente será exposto qual é a perspectiva da psicanálise freudiana sobre o tema. Com comentários de autores e autoras que já se propuseram a refletir sobre a sexualidade feminina, apontamos quais os lugares ocupados tanto por mulheres, quanto por homens que contribuem para a formação dessa cultura. Por fim, serão propostos possíveis caminhos para que essa realidade, onde inúmeras mulheres são agredidas diariamente, possa ser modificada.
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    O SOFRIMENTO DO ADOLESCENTE NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO AOS OLHOS DA PSICANÁLISE – UMA ANÁLISE DA ATUALIDADE
    (Fundação Educacional de Lavras, 2019-05-01) Righetto, Talissa Tonelli
    O trabalho pretende entender o sofrimento do adolescente no contexto Universitário por meio de leituras psicanalíticas. Percorrendo autores como Freud e Nasio, além de artigos de autores contemporâneos, a fim de evidenciar o que é adolescência, o sofrimento vivenciado nessa época e em paralelo o papel da Universidade no contexto atual. Para isso Visitando conceitos como Complexo de Édipo, Castração e funções dos pais, lança a hipótese central que pretende compreender a falência da Castração Paterna como resultante do cenário atual, enfatizando a influencia do capitalismo e as leis sociais como explicação para o sofrimento do adolescente e jovem adulto inserido no contexto Universitário.
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    A FELICIDADE COMO EXIGÊNCIA PÓS-MODERNA E O SUJEITO COMO RESTO
    (Fundação Educacional de Lavras, 2019-06-01) Magalhães, Janderson dos Santos
    Na atualidade tem se apresentado uma alta incidência de pacientes nas clínicas com queixas quanto ao sentimento de infelicidade, perda de sentido da vida, angustiados etc. Além disso vivemos numa era de consumo exagerado onde o “ter” tomou quase que totalitariamente o espaço do ser. Diante deste cenário essa pesquisa tem por objetivo um entendimento do lugar do sujeito do inconsciente na modernidade frente ao imperativo de felicidade, o mal-estar inerente ao sujeito como impossibilidade de felicidade e discutir o papel do analista diante da crescente demanda em soluções rápidas para o seu sofrimento. Sendo assim a psicanálise apresenta como uma praxis que considera a singularidade do sujeito, possibilitando uma intervenção diferenciada do discurso vigente na modernidade. Este trabalho foi fundamentado sobre dados de uma revisão bibliográfica, tendo como referencial teórico um estudo da concepção freudiana sobre o mal-estar inerente ao sujeito civilizado.