TCC-Enfermagem

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    IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NO COTIDIANO DAS FAMÍLIAS DAS CRIANES
    (Fundação Educacional de Lavras, 2022-12-05) Santos, Vanessa das Neves
    A pandemia de Covid-19 provocou inúmeras mudanças devido à necessidade de distanciamento e isolamento social. Contudo, aquelas famílias, que já apresentavam fragilidades prévias, como é o caso das famílias de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES) vivenciaram substancialmente os impactos dessa nova realidade. Crianças com necessidades especiais de saúde (CRIANES) apresentam uma condição crônica, e por isso, necessitam de cuidados e serviços de saúde além do exigido pelas crianças consideradas típicas, apresentando limitações no seu estilo de vida. Objetivo: Conhecer e analisar os impactos que a pandemia da COVID 19 trouxe para o cotidiano e a rotina de cuidados das crianças com necessidades especiais em saúde. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva, desenvolvida com 11 cuidadores principais de CRIANES cadastrados em um projeto filantrópico do município de Lavras – MG, por meio da aplicação de dois métodos, o Photovoice e o grupo focal em encontros virtuais. A coleta de dados foi desenvolvida entre maio e novembro de 2021 e os dados foram transcritos e analisados mediante análise de conteúdo. A aprovação dos aspectos éticos foi obtida, sob parecer (CAAE 37946820.9.0000.5116), sendo respeitadas todas as questões éticas. Resultados: Os resultados foram agrupados em quatro categorias: (i) Estrutura e dinâmica familiar; (ii) Saúde psicoemocional da família; (iii) Tratamento e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento; e (iv) Ensino remoto. Os participantes elucidaram que durante a pandemia, ocorreram várias mudanças em seus cotidianos, como na rotina de afazeres domésticos e nas relações entre os membros, afetando a saúde mental da família. A suspensão dos acompanhamentos de saúde presencias e a adoção da telessaúde demandou modificações na rotina dos cuidadores e das crianças. Além disso, as CRIANES em idade escolar enfrentaram os desafios do sistema remoto de ensino. Assim, os recursos limitados, a necessidade de dedicação constante, as demandas e particularidades específicas das CRIANES intensificadas no cenário pandêmico, e o despreparo geraram sobrecarga e estresse, necessitando de recursos e estratégias adaptativas. Considerações Finais: Este estudo apresentou os impactos que a pandemia trouxe para o cotidiano das famílias de CRIANES, destacando demandas importantes no contexto da necessidade especial e subsidiando ações e estratégias para auxiliar no acompanhamento efetivo dessas famílias por profissionais de saúde e educação, dando visibilidade a essa clientela e promovendo sua saúde.
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    EXPERIÊNCIAS DE IRMÃOS DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE
    (Fundação Educacional de Lavras, 2022-12-05) Siqueira, Vivian Cristina Mata Teixeira
    CRIANES são aqueles que necessitam de cuidados de saúde específicos devido a complicações perinatais, disfunções congênitas ou condições adquiridas. Quando estão em casa, seus familiares passam a ser os principais responsáveis pelos seus cuidados e assistência, de modo que haja necessidade de reestruturar os papéis de cada um de seus membros, sobrecarregando os cuidadores principais e deixando à deriva outros que também dependem de cuidados, como os irmãos saudáveis. Objetivo: Conhecer as experiências vivenciadas pelos irmãos saudáveis de crianças/adolescentes com necessidades especiais de saúde, na perspectiva destes irmãos. Método: Estudo observacional descritivo, com análise qualitativa dos dados. A coleta de dados ocorreu por meio de presenciais e/ou virtuais, utilizando a técnica “desenhar-e-relatar”, onde as crianças/adolescentes desenharam como enxergavam sua família, e respondiam às perguntas norteadoras. Considerações Éticas: O estudo foi submetido e aprovado Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, vinculado à instituição de ensino em questão sob protocolo 48879721.4.0000.5116. Resultados: Foram entrevistados 10 irmãos, com idades entre 9 e 17 anos, e os resultados foram organizados em três categorias: (i) Quem é a minha família pra mim; nesta categoria, analisamos quem era o entrevistado, os membros e as funções de cada um dentro de casa, além das relações e conflitos familiares; (ii) Quem é meu irmão na minha família; nesta segunda categoria, observamos toda a trajetória da CRIANES, desde o nascimento, diagnóstico, reorganização familiar e como é a relação dos pais com o irmão após o diagnóstico da criança especial; e (iii) Quem é meu irmão em minha vida, nesta última parte, analisamos as relações e conflitos entre irmãos, as responsabilidades que o irmão assume, além dos sentimentos que cercam a cumplicidade da CRIANES com o irmão saudável. Considerações finais: Através das três categorias estabelecidas, podemos perceber a estrutura familiar reorganizada, além das relações e conflitos que cercam esta família, principalmente a relação pais e irmão com desenvolvimento típico, no qual há um grande nó crítico. Podemos perceber também, que a enfermagem deve promover igualdade no acolhimento da família de uma CRIANES, assistindo-a de maneira multiprofissional, estabelecendo vínculos e tendo um olhar singular aos irmãos com desenvolvimento típico, que também estão em processo de crescimento e desenvolvimento, o que os tornam vulneráveis, principalmente após o diagnóstico e enfrentamento da condição clínica do irmão especial pela família.
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    CONHECIMENTO DE CUIDADORES SOBRE OS DIREITOS LEGAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE
    (Fundação Educacional de Lavras, 2022-12-05) Cançado, Stefânia Stela Candida
    As crianças com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são aquelas que carecem de cuidados além dos habituais, necessitando de atendimentos de reabilitação, estímulo e acompanhamento rigoroso do crescimento e desenvolvimento. Isso ocorre porque estas crianças apresentam alguma condição crônica, física ou comportamental. Diante dessa realidade, vale ressaltar que lidar com os cuidados especiais de que carecem destas crianças faz com que esses cuidadores principais dediquem-se inteiramente a elas, precisando abdicar de seus empregos, diminuindo sua renda familiar e ficando sobrecarregados com as demandas. Existem muitos direitos garantidos por lei às CRIANES, entretanto, muitos familiares desconhecem-nos ou encontram muitas dificuldades para solicitá-los. Objetivos: Este estudo objetiva identificar o conhecimento de familiares de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde sobre os seus direitos legais, as dificuldades e as facilidades associadas às solicitações de direitos. Método: Estudo de levantamento, que visa acessar informações acerca do conhecimento de pessoas sobre determinado assunto. Será utilizado questionário que possui 22 questões, divididas em quatro sessões: seção I - caracterização da criança ou do adolescente; seção II - caracterização do familiar participante; seção III - caracterização da família; e seção IV - conhecimento do participante sobre os direitos da criança ou do adolescente com necessidades especiais de saúde e estatística descritiva das unidades de análise. Considerações Éticas: Obtida aprovação do Comitê de Ética da instituição proponente sob Protocolo CAAE: 37964620.1.0000.5116 e respeitadas as questões éticas, em cumprimento à Resolução CNS 466/2012. Resultados: O instrumento foi respondido por 13 cuidadores de CRIANES, cujas patologias mais comuns eram Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Síndrome de Joubert, Escoliose e Paralisia Braquial de Origem Obstétrica. A pesquisa mostrou que todos os respondentes enquadravam-se nos critérios do instrumento, sendo que 92,3% conheciam o direito de isenção de tarifas de transporte público para o paciente e para um acompanhante, 84,6% dos participantes tinham conhecimento sobre o direito a um cuidador e/ou mediador junto com a criança na sala de aula da escola em que está estudando, 76,9% dos participantes relataram conhecer o direito da criança permanecer com acompanhante durante consultas, exames e durante o período de internação, e seu acompanhante ter direito à alimentação, assim como 76,9% relataram conhecer o direito ao Benefício de prestação continuada (BPC), também conhecido como Renda Mensal Vitalícia ou Amparo Assistencial ao Deficiente, estando estes entre os mais conhecidos pelos respondentes, sendo 76,9% referiram obter o conhecimento sobre os direitos da CRIANE através de Instituições de apoio. Conclusão: Este estudo reafirmou a eficácia do instrumento utilizado e possibilitou a identificação do conhecimento de familiares de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde sobre os seus direitos legais no município em questão, conferindo visibilidade a essas crianças e seus familiares, direcionando o planejamento de intervenções que venham ao encontro de suas demandas em saúde.
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    COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA ÀS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE E SUAS FAMÍLIAS: REVISÃO INTEGRATIVA
    (Fundação Educacional de Lavras, 2022-12-05) Souza, Ana Luiza Gonçalves de
    Crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são um grupo que apresenta vulnerabilidade em seu quadro clínico, demandando cuidados especializados e contínuos, além de medicamentos e dispositivos tecnológicos. Neste contexto, a atuação do enfermeiro é fundamental para auxiliar e orientar essa clientela e seus familiares. Objetivo: Identificar, reunir e sintetizar evidências disponíveis na literatura nacional e internacional acerca da atuação do enfermeiro na assistência às CRIANES e suas famílias. Método: Revisão integrativa da literatura, com busca de estudos publicados entre 2008 e 2019, nas bases de dados LILACS e PubMed, nos idiomas português, espanhol e inglês. Resultados: Foram identificados 15 estudos conforme os critérios pré-estabelecidos, dos quais três utilizaram abordagem quantitativa e 12 qualitativa. A análise dos artigos evidenciou três categorias em relação às competências do enfermeiro na assistência às crianes e suas famílias: Competências gerais, competências gerenciais e competências específicas através de um referencial teórico. É fundamental que a assistência prestada pelo enfermeiro seja direcionada à CRIANES e a todos os membros da família, considerando o contexto particular em que cada um deles está inserido. Além disso, o profissional deve acompanhar essa clientela desde a internação até o período pós-alta, mantendo uma comunicação clara e compreensível, informando e esclarecendo as dúvidas dos cuidadores. O apoio emocional deve ser oferecido por meio da empatia, escuta qualificada, assistência humanizada e atenção e carinho para com a criança. Conclusões: A síntese e análise dos estudos evidenciou o papel do enfermeiro na assistência às CRIANES e suas famílias, reforçando a importância de que este profissional esteja apto para a prestação de um cuidado em todos os âmbitos baseando-se em suas competências no contexto assistencial. Implicações para a enfermagem: Os resultados encontrados corroboram para a ampliação dos saberes de enfermagem e para a qualificação da assistência direcionada à clientela estudada.
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    IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NO COTIDIANO DAS FAMÍLIAS DAS CRIANES LAVRAS
    (Fundação Educacional de Lavras, 2022-12-05) Santos, Vanessa das Neves
    Introdução: A pandemia de Covid-19 provocou inúmeras mudanças devido à necessidade de distanciamento e isolamento social. Contudo, aquelas famílias, que já apresentavam fragilidades prévias, como é o caso das famílias de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES) vivenciaram substancialmente os impactos dessa nova realidade. Crianças com necessidades especiais de saúde (CRIANES) apresentam uma condição crônica, e por isso, necessitam de cuidados e serviços de saúde além do exigido pelas crianças consideradas típicas, apresentando limitações no seu estilo de vida. Objetivo: Conhecer e analisar os impactos que a pandemia da COVID 19 trouxe para o cotidiano e a rotina de cuidados das crianças com necessidades especiais em saúde. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva, desenvolvida com 11 cuidadores principais de CRIANES cadastrados em um projeto filantrópico do município de Lavras – MG, por meio da aplicação de dois métodos, o Photovoice e o grupo focal em encontros virtuais. A coleta de dados foi desenvolvida entre maio e novembro de 2021 e os dados foram transcritos e analisados mediante análise de conteúdo. A aprovação dos aspectos éticos foi obtida, sob parecer (CAAE 37946820.9.0000.5116), sendo respeitadas todas as questões éticas. Resultados: Os resultados foram agrupados em quatro categorias: (i) Estrutura e dinâmica familiar; (ii) Saúde psicoemocional da família; (iii) Tratamento e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento; e (iv) Ensino remoto. Os participantes elucidaram que durante a pandemia, ocorreram várias mudanças em seus cotidianos, como na rotina de afazeres domésticos e nas relações entre os membros, afetando a saúde mental da família. A suspensão dos acompanhamentos de saúde presencias e a adoção da telessaúde demandou modificações na rotina dos cuidadores e das crianças. Além disso, as CRIANES em idade escolar enfrentaram os desafios do sistema remoto de ensino. Assim, os recursos limitados, a necessidade de dedicação constante, as demandas e particularidades específicas das CRIANES intensificadas no cenário pandêmico, e o despreparo geraram sobrecarga e estresse, necessitando de recursos e estratégias adaptativas. Considerações Finais: Este estudo apresentou os impactos que a pandemia trouxe para o cotidiano das famílias de CRIANES, destacando demandas importantes no contexto da necessidade especial e subsidiando ações e estratégias para auxiliar no acompanhamento efetivo dessas famílias por profissionais de saúde e educação, dando visibilidade a essa clientela e promovendo sua saúde.