Especialização Segurança do Trabalho
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização Segurança do Trabalho por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 31
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemESTUDO DAS ALTERAÇÕES DAS NR-12 E NR-10 E ANALISE DE SEUS RESULTADOS(Fundação Educacional de Lavras, 2019-09-20) Chibli, Pedro ApolinárioVisto que no Brasil os números de acidentes do trabalho ainda são alarmantes em relação a outros países, e, portanto, há a necessidade do uso, cada vez maior, de normas atualizadas e adaptadas ao mercado de trabalho, este trabalho tem como tema principal uma análise das NR12 e NR10, toda suas partes históricas, estruturais, suas alterações e atualizações. Com isso, esse trabalho teve como base, analisar de forma mais efetiva, os impactos gerados pelas alterações feitas nas NR’s desde quando foram estabelecidas, nos números de acidentes registrados.
- ItemRuído ocupacional: suas consequências na saúde do trabalhadores(Fundação Educacional de Lavras, 2019-09-27) Souza, John Gonçalves deA perda auditiva pela exposição ao ruído há tempos tem sido tema de abordagens feitas por médicos do Trabalho, engenheiros de Segurança do Trabalho, organização e colaboradores. O presente trabalho foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica e o objetivo principal foi pesquisar e relacionar as normas trabalhistas e previdenciárias relacionadas, ao ruído ocupacional, abordando suas principais consequências para a saúde e aposentadoria especial para funcionários que trabalham em condições insalubres associadas ao ruído. Trata, ainda, das medidas preventivas que devem ser adotas pelas organizações, como uso de equipamentos de proteção, adequação das máquinas, revezamento de turma, entre outras, bem como à sua importância para minimizar os danos provocados aos trabalhadores.
- ItemANÁLISE DE RISCOS ASSOCIADOS À COLHEITA FLORESTAL EM ÁREAS DECLIVOSAS NO BRASIL(Fundação Educacional de Lavras, 2019-09-27) Torres, Anatoly Queiroz AbreuO setor florestal contribui com a geração de emprego e renda no Brasil. Contudo, as condições de saúde e segurança do trabalhador ainda não acompanham o desenvolvimento do setor. Dentre as principais operações florestais em áreas declivosas, está a colheita florestal, uma das mais perigosas e com alto risco de acidentes. Esta revisão bibliográfica teve por objetivo avaliar os fatores de riscos que interferem as atividades de colheita florestal em áreas declivosas, a fim de encontrar correções ou modificações necessárias que auxiliem na melhoria da qualidade de vida e trabalho para os trabalhadores. Para o desenvolvimento do trabalho foi feito análise de artigos científicos, teses, dentre outros estudos onde se constatou que grande parte dos acidentes ocorre no momento do corte e derrubada de árvores. Os resultados demonstraram que a colheita florestal oferece diferentes riscos, com destaque para os riscos físicos, ergonômicos e de acidentes. Para a revisão, foi realizada uma análise desses principais riscos, com base nas diretrizes das Normas Regulamentadoras Nº 6, 17 e 31. Denota-se a falta de equipamentos adequados e a utilização de equipamentos e máquinas inseguros destinados a esse setor de atividade, entre eles a motosserra. Também foram verificados que muitos acidentes de trabalho acontecem pela não qualificação, falta de treinamentos e profissionalização dos trabalhadores. Para promover a melhoria das condições de trabalho, recomenda-se que os trabalhadores façam pausas planejadas a cada hora de trabalho, sejam orientados para a utilização efetiva de todos os equipamentos de proteção necessários e que as empresas desenvolvam programas de treinamentos para orientar o trabalhador quanto aos graus de riscos a que estão expostos. Por fim, a condição de declividade do relevo montanhoso pode aumentar a quantidade e a gravidade dos riscos envolvidos nesta atividade, o que demonstra a necessidade de outras análises de riscos da colheita florestal para as mais diversas condições.
- ItemPANORAMA DA SEGURANÇA DO TRABALHO NA COLHEITA FLORESTAL SEMIMECANIZADA NO BRASIL(Fundação Educacional de Lavras, 2019-09-28) Marques, Luciana RibeiroA colheita florestal constitui uma etapa importante no processo de produção, entretanto, é nessa atividade onde ocorre o maior número de acidentes do trabalho no setor. No Brasil, o método de colheita semimecanizado com motosserra é um dos mais aplicados, porém expõem o trabalhador a condições ambientais desfavoráveis, colocando em risco a sua saúde e segurança. De modo geral, dentre os principais riscos que os operadores estão expostos, pode-se citar: ruído excessivo, vibrações causadas pelo motor, projeção de partículas, contatos com a corrente, temperatura elevada do escapamento, podendo causar queimaduras e quebra de corrente, ocasionando lesões no operador. Em contrapartida, existem vários requisitos legais que buscam promover a eficiência na prevenção de acidentes causados nesse método de colheita. Com base nesses fatores, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise a respeito do método semimecanizado aplicado no setor florestal brasileiro, enfatizando a segurança do trabalho vigente às atividades executadas, a fim de possibilitar uma visão sobre as condições atuais de trabalho na etapa de colheita florestal.
- ItemLEVANTAMENTO DO NÍVEL DE RUÍDO EM FÁBRICAS DE MÓVEIS NO BRASIL LAVRAS – MG 2019(Fundação Educacional de Lavras, 2019-09-28) Moraes, Ana Clara MoreiraA segurança do trabalho é importante em todas as atividades, pois a falta de ações para prevenir e diminuir os acidentes causam prejuízos para o trabalhador afastado e para a produção da empresa. Em fábricas de móveis e marcenarias onde existe o processamento mecânico com diferentes tipos de máquinas e diversidade de madeiras a realidade não é diferente. Os elevados níveis de pressão sonora emitido pelas máquinas está relacionado com doenças de perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR). Dessa forma o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento dos níveis de ruído contínuo/intermitente de fábricas de móveis no Brasil. O trabalho foi realizado por meio de buscas na literatura utilizando metodologia sistemática, seleção e extração das informações relevantes. Todos os valores de nível de ruído e dose nos trabalhos pesquisados ficaram acima do permitido por lei. Assim, podendo caracterizar os ambientes estudados como insalubres ao ruído e com risco iminente a saúde dos trabalhadores. Dessa forma, para evitar doenças, como a PAIR, é necessário o uso de medidas preventivas nos ambientes laborais e o uso de protetores auriculares.
- ItemELABORAÇÃO DE MAPA DE RISCO OCUPACIONAL NOS LABORATÓRIOS DO SETOR DE BIOMATERIAIS E ENERGIA DA BIOMASSA(Fundação Educacional de Lavras, 2019-09-28) Carvalho, Nayara Tamires da SilvaConhecer os principais agentes de riscos e adotar medidas de proteção e segurança à saúde física e mental do trabalhador é de extrema importância. O Mapa de Riscos é uma representação gráfica dos possíveis riscos existentes num determinado local, o qual auxilia na prevenção de acidentes e na organização das atividades ali desenvolvidas. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo elaborar um mapa de riscos ocupacionais do Laboratório de Biomateriais e Energia da Biomassa, localizado na Universidade Federal de Lavras em Minas Gerais. O Laboratório possui diversas áreas com atividades distintas, assim, analisaram-se todos os ambientes e as ações executadas, identificando os riscos inerentes. Por meio deste estudo foi possível identificar e avaliar os riscos mais comuns existentes no local de trabalho e o reconhecimento das medidas de segurança já utilizadas pelos colaboradores do laboratório. Assim, por meio do levantamento de rotina e organização do local, foi proposto ferramentas de gestão e controle dos riscos, equipamentos de proteção coletiva e individual, sinalização e treinamentos de todos os colaboradores envolvidos. Conclui-se que o ambiente de trabalho do Laboratório ocasiona inúmeros riscos e que o mapeamento destes é uma importante ferramenta para identificar e sanar precocemente acidentes de trabalhos, tornando-se o meio pelo qual possa ser desenvolvido o cuidado com os trabalhadores que cuidam da vida de outros.
- ItemEFEITOS DO RUÍDO EM AMBIENTE DE TRABALHO(Fundação Educacional de Lavras, 2019-11-12) Silva, Marcus Vinícius Gama eA orelha do ser humano é extremamente sensível e desprotegida quando se trata das interações físicas com ruído. Mediante revisão de bibliografia, este trabalho de pesquisa, teve seu principal objetivo o de relacionar os impactos prejudiciais do ruído do ambiente sobre o organismo do ser humano e suas manifestações relacionadas a audição no local de trabalho e suas consequências para o trabalhador. A exposição em grande escala ao ruído é capaz de aumentar a fadiga física e a alterações do órgão sensorial da audição. Uma das consequências do ruído em qualquer ambiente é que ele prejudica o organismo humano direta e indiretamente, quando se considera a frequência, intensidade, duração e susceptibilidade individual, em que o trabalhador fica exposto. Pode se notar neste estudo a exigência para precaver a sociedade, em especial aos profissionais da saúde e segurança do trabalho, sobre os consequências prejudiciais resultantes do ruído. Esses efeitos podem ser enfraquecidos com formulação de campanhas e iniciativas educativas e de medidas preventivas para controle dos graus de ruído em qualquer ambiente. Esta pesquisa auxilia também na procura de alternativas inovadoras para levantamento de intensidade e adoção de medidas de controle do ruído, principalmente pelo fato de se tratar de uma situação que atinge a saúde e segurança de todas as pessoas.
- ItemAPLICAÇÃO DA FERRAMENTA ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS – ESTUDO DE CASO EM UMA CENTRAL DE ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS(Fundação Educacional de Lavras, 2019-11-23) Costa, André Augusto FariaUma central de armazenamento de resíduos possui muitos perigos aos quais os funcionários da área estão expostos. Este trabalho teve como objetivo analisar os perigos e diminuir os riscos presentes na central de armazenamento de resíduos da oficina de manutenção de locomotivas e vagões da empresa VLI em Divinópolis/MG. Foram analisados os perigos inerentes a cada atividade, bem como a probabilidade e severidade de cada perigo. Foi observado os riscos e analisadas as medidas de controle atuais e, também, recomendou-se medidas adicionais com propósito de diminuição dos riscos existentes. Os principais perigos foram relacionados ao manuseio dos resíduos, utilização de equipamentos, trânsito de pessoas e veículos na área e trabalhos em diferença de nível. Foram encontrados riscos considerados muito alto, analisados suas medidas de controle e realizado propostas para redução e eliminação dos mesmos. A técnica da APR mostrou-se eficaz, pois o seu resultado permitiu quantificar e visualizar os eventos de maior impacto e considerados como riscos muito alto e alto dentre todas as atividades realizadas no local de estudo. Ao final do trabalho realizou-se treinamento com os funcionários como medida imediata e as recomendações pertinentes serão analisadas pela empresa.
- ItemANÁLISE QUANTITATIVA DE ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL(Fundação Educacional de Lavras, 2019-11-23) Carvalho, Leonardo RodriguesO Brasil vem passando por uma série de transformações tecnológicas e científicas que culminaram em um grande desenvolvimento econômico. Portanto, esse processo desenvolvimentista acarretou em elevada quantidade de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, fruto da quantidade e diversidade das indústrias. Este trabalho teve como objetivo mostrar de forma quantitativa os acidentes de trabalho (com e sem CAT, de trajeto com CAT, doenças com CAT) no Brasil. Os dados foram coletados no site oficial do Governo Federal, por meio do site da Previdência Social e assim fazer um estudo quantitativo acerca do tema proposto. Os acidentes mais comuns são os típicos com CAT (61%), seguidos dos acidentes sem abertura de CAT (23%) e tão logo os acidentes de trajeto com CAT (14%) e na sequência as doenças relacionadas ao trabalho (3%). Uma das alternativas seria a contratação de profissionais de saúde e segurança do trabalho para atuarem em todos os setores e assim fazer um trabalho preventivo, evitando os acidentes que geram tantas fatalidades e perdas diversas.
- ItemANÁLISE DOS RISCOS OCUPACIONAIS ASSOCIADOS À PRODUÇÃO DE SEMENTES E MUDAS FLORESTAIS(Fundação Educacional de Lavras, 2019-11-23) Boas, Hortênsia VilasA produção de sementes e mudas florestais formam a base de sustentação dos avanços do setor florestal brasileiro. Contudo, ainda é muito incipiente a preocupação com os fatores de riscos à saúde e segurança dos trabalhadores desta etapa. Este trabalho visa reunir as informações disponíveis na literatura cientifica a fim de entender e classificar os riscos associados a produção de sementes e mudas florestais no Brasil. Para tanto, foi realizado uma revisão de literatura referente ao tema. As etapas do trabalho foram divididas em atividades parciais, como seleção de matrizes, coleta de sementes, beneficiamento, superação de dormência, desinfecção de tubetes, preparo de substrato, enchimento de tubetes, semeadura, miniestaquia, manutenção e transporte das mudas, sendo analisado o risco associado a cada operação. Foram classificados os riscos de acordo com a Norma Regulamentadora nº 09 e 17, as quais dividem os riscos respectivamente em físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. Os principais riscos na produção de sementes e mudas estão ligados a riscos físicos e ergonômicos, uma vez que o trabalho é executado em ambiente exposto as intempéries climáticas, com variações de temperatura e umidade, e a exigência de transporte de cargas pesadas o que classifica este trabalho como moderadamente pesado. O local que apresenta maior risco a segurança do trabalhador foi a casa de vegetação, a qual possui elevados valores de temperatura e umidade. Poucas informações quanto aos riscos na produção de sementes florestais estão disponíveis na literatura, sendo necessários estudos quanto a esta fase de produção.
- ItemO USO DE AGROTÓXICOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS À SAÚDE DOS TRABALHADORES(Fundação Educacional de Lavras, 2019-11-23) Assis, Nayara Izabella deO Brasil é um dos maiores produtores e exportadores do setor de agronegócio mundial. No entanto, com o crescimento das monoculturas, a agricultura brasileira tem ficado cada vez mais dependente dos insumos químicos, os quais têm por finalidade aumentar a produtividade. Sendo assim, os agricultores têm usado cada vez mais agrotóxicos em suas lavouras, trazendo diversos problemas ambientais e para a saúde da população. Os casos de intoxicação e até morte causados por exposição a agrotóxicos vem aumentando gradativamente, enquanto que as medidas existentes para amenizar a exposição do trabalhador, na maioria dos casos não são utilizadas por falta de informação e treinamento. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do uso de agrotóxicos no setor agrícola brasileiro, tendo como foco os danos causados à saúde do trabalhador rural que está em contato direto com esses produtos. Além disso, também foi feito um levantamento das medidas preventivas cabíveis nesses casos, possibilitando, assim, uma visão sobre o cenário atual do agronegócio no país. Assim, com base em uma revisão bibliográfica, pode-se concluir que os agrotóxicos de fato apresentam riscos, e que estes podem ser minimizados com o uso racional e responsável. Finalmente, é importante ressaltar que o acompanhamento profissional e fiscalização adequada são fundamentais para a minimização dos riscos e ainda gerar resultados econômicos favoráveis para o setor agrícola brasileiro.
- ItemCOMPATIBILIZAÇÃO DE LEIS MUNICIPAIS ÀS NORMAS DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO DA REGIÃO DE LAVRAS – MG(Fundação Educacional de Lavras, 2019-11-23) Fonseca, Paulo Otávio Vilas BoasO problema recorrente na aprovação de projetos junto ao corpo de bombeiros, é que diversas vezes os projetos que são elaborados para obtenção do habite -se na prefeitura, não contêm as mesmas exigências técnicas do corpo de bombeiros, resultando em atrasos nos processos administrativos e perda de dinheiro, pois muitas vezes é necessário fazer alguns reajustes na edificação para se obter a aprovação do AVCB. Reformas na estrutura da edificação se fazem necessárias para adequá-la as normas vigentes na obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Com base nessa situação, se torna necessária a analise e comparação das medidas solicitadas de ambos órgãos na aprovação para regularização do imóvel. Foi realizada comparações nas normas e apontadas maneiras de serem seguidas para uma melhor compatibilização, evitando problemas e prejuízos aos proprietários. Existe uma maneira viável para solucionar o problema recorrente que as normas proporcionam, as Prefeituras Municipais deveriam utilizar, efetivamente, as normas estaduais sobre prevenção e combate a incêndio como base para a criação das normas municipais. Alguns passos já estão sendo tomados em relação a esse entrave, mas a revisão da norma municipal ou estabelecimento de um método a ser seguido para a aprovação em ambos os órgãos, seria uma forma efetiva de solucionar o problema.
- ItemESTUDOS DAS CAUSAS, IMPACTOS E LEGISLAÇÃO RELACIONADAS AO ROMPIMENTO DE BARRAGENS DE REJEITOS NO BRASIL(Fundação Educacional de Lavras, 2019-11-23) Rodrigues, Luíz Gustavo MiguelRecentes acidentes envolvendo barragens de contenção de rejeitos de mineração e de resíduos industriais vêm despertando a atenção para estas estruturas, que crescem cada vez mais com o aumento da produção industrial. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo compreender as causas de tais eventos a partir do contexto histórico sobre a origem das barragens, legislações que versam sobre o seu funcionamento e, questões relacionadas à segurança do trabalho nesse tipo de atividade. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico afim de discutir o episódio do rompimento das barragens do Fundão em Mariana e do Córrego do Feijão em Brumadinho/Minas Gerais, Brasil. Foi possível perceber que tais desastres causaram impactos agudos de contexto regional, entendidos como a destruição direta de ecossistemas, prejuízos à fauna, flora e socioeconômicos, que afetaram o equilíbrio da Bacia Hidrográfica do rio Doce, com desestruturação da resiliência do sistema.
- ItemALTERAÇÕES DA NORMA REGULAMENTADORA Nº 12: UM ESTUDO COMPARATIVO TEÓRICO E TÉCNICO(Fundação Educacional de Lavras, 2019-11-23) Alves, André Luíz jaquesO trabalho apresenta um estudo comparativo teórico e técnico das recentes alterações da NR 12 com relação ao seu texto antigo. São identificadas e comparadas as principais alterações, modificações e/ou exclusão com potencial para alteração positiva ou negativamente para com a saúde e segurança dos trabalhadores em máquinas e equipamentos. A pesquisa foi desenvolvida através da comparação textual da normativa atual e da antiga, com auxílio de bases cientificas técnicas foi possível definir as principais alterações e seu potencial para modificação da segurança e saúde nos trabalhos com máquinas e equipamentos. As principais alterações da NR 12 foram com intuito de adequar e atualizar o conceito da norma com as referências internacionais e itens específicos com NR’s em vigor foram excluídos. Um alerta para alteração do item 12.1.9.2, o corte temporal fere o Princípio da Igualdade de Direitos podendo criar duas populações distintas de trabalhadores. O trabalho pôde demonstrar que a maioria das alterações tiveram caráter para melhoria interpretativa e coerência com normativas nacionais e internacionais para facilitar a interpretação, aplicação e adequação de máquinas e equipamentos.
- ItemESOCIAL E A GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO: OS PARADIGMAS DA IMPLANTAÇÃO DOS EVENTOS DE SST(Fundação Educacional de Lavras, 2019-11-23) Silva Neto, Manuel Dias daOs avanços no campo da informática têm contribuído no desenvolvimento de novas maneiras de comunicação ao longo do tempo. Os órgãos governamentais têm se beneficiado destas novas tecnologias para tornar o trabalho de regulação, recepção de informações e fiscalização mais eficiente criando plataformas online de informações. Neste contexto, com o objetivo de fazer maior controle das informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias foi criado o sistemas de Escrituração Digital eSocial. Dentro deste universo de dados sobre o tema, toma-se destaque os referentes a segurança e saúde do trabalho que tinha papel coadjuvante na maioria das empresas e um histórico de negligenciamento no cumprimento das normas. Por intermédio de levantamento bibliográfico e legislativo acerca do tema foi realizado análise crítica que possibilitou a construção deste trabalho. Percebese que com o advento do sistema, há um novo processo de adaptação e conhecimento das empresas trazendo, além de dificuldades de implantação da gestão, maior segurança jurídica e melhores condições aos trabalhadores.Advances in the field of computing have contributed to the development of new ways of communication over time. Government departments have benefited from these new technologies to make regulatory, information reception and enforcement work more efficient by creating online information platforms. In this context, with the objective of making greater control of tax information labor and social security eSocial Digital Bookkeeping systems were created. Within this universe of data on the subject, we highlight the occupational safety and health that played a supporting role in most companies and a history of neglecting compliance. It is noticed that with the advent of the system, there is a new process of adaptation and knowledge of the companies bringing, besides difficulties of management implementation, greater legal certainty and better conditions for workers.Os avanços no campo da informática têm contribuído no desenvolvimento de novas maneiras de comunicação ao longo do tempo. Os órgãos governamentais têm se beneficiado destas novas tecnologias para tornar o trabalho de regulação, recepção de informações e fiscalização mais eficiente criando plataformas online de informações. Neste contexto, com o objetivo de fazer maior controle das informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias foi criado o sistemas de Escrituração Digital eSocial. Dentro deste universo de dados sobre o tema, toma-se destaque os referentes a segurança e saúde do trabalho que tinha papel coadjuvante na maioria das empresas e um histórico de negligenciamento no cumprimento das normas. Por intermédio de levantamento bibliográfico e legislativo acerca do tema foi realizado análise crítica que possibilitou a construção deste trabalho. Percebese que com o advento do sistema, há um novo processo de adaptação e conhecimento das empresas trazendo, além de dificuldades de implantação da gestão, maior segurança jurídica e melhores condições aos trabalhadores.
- ItemA IMPORTÂNCIA DO EPQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) NA CONSTRUÇÃO CIVIL(Fundação Educacional de Lavras, 2019-11-23) Resende, Renan Bastos AlvarengaA construção civil é responsável por muitos acidentes no trabalho, devido à exposição dos funcionários a diversos riscos ocupacionais, e à alta rotatividade dos colaboradores. A Segurança do Trabalho busca prevenir os acidentes, a partir de um conjunto de atividades de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle. Desta maneira, o presente trabalho tem como objetivo geral realizar uma análise do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) no setor de construção civil no Brasil, tendo como foco a segurança do trabalho. O trabalho foi realizado por meio de buscas na literatura utilizando metodologia sistemática, seleção e extração das informações relevantes. Assim, conclui-se que o uso dos EPI’s são fundamentais como complementos de medidas organizacionais, de engenharia e de proteção coletiva, e não uma alternativa para substituir estas medidas.
- ItemASPECTOS ERGONÔMICOS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA NR-17.(Fundação Educacional de Lavras, 2019-11-23) Pereira Júnior, Hilder CássioNo cenário atual e atendendo demandas cada vez mais crescentes o ambiente de trabalho deve ser visto com uma nova perspectiva. O estudo e compreensão dos benefícios da ergonomia contribuem para melhoria das condições de trabalho das pessoas e também de seus clientes. Em ambientes acadêmicos também possui sua importância, inclusive em locais de estudo como bibliotecas. A ergonomia em bibliotecas é um estudo a ser elaborado específico a cada unidade, pois depende da situação do local a ser estudado, apesar de que é um fato a ser visto em todas bibliotecas universitárias. Neste sentido foi realizado uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de aprendizado e alto ganho de conhecimento sobre o assunto. A Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO, 2014) reforça a ideia central de adaptação do trabalho ao homem: “[...] é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano”. Sendo, neste cenário, apresentada como forma prática de transformação das situações e dos dispositivos operativos do trabalho, especialmente em bibliotecas.
- ItemESTUDO DOS ROMPIMENTOS DE BARRAGENS DE REJEITOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS(Unilavras, 2020-09-25) Ferreira, Paulo Ernani MartinsA mineração no Brasil é um dos setores básicos da economia nacional. Atualmente existe uma grande preocupação relacionada aos colapsos em barragens de rejeitos, esse amedrontamento coletivo provém, muito em função dos últimos acidentes em barragens que aconteceram no Brasil, mais precisamente no estado de Minas Gerais. Dessa forma o objetivo deste estudo foi realizar um levantamento dos rompimentos de barragens de rejeitos e investigar o avanço da legislação destinada a barragens. A pesquisa foi realizada por meio de buscas na literatura utilizando metodologia sistemática, seleção e extração de informações relevantes. É notório perceber que os acidentes em barragens de rejeitos causaram impactos negativos, no meio ambiente e na questão socioeconômica das regiões onde ocorreram. Entende-se que a prevenção de novas tragédias, no entanto, depende das lições que são tiradas dos acidentes anteriores. Essas tragédias, de certa maneira, contribuíram e desencadearam uma evolução e um amadurecimento na legislação e fiscalização das barragens em todo o Brasil.
- ItemEFEITO DO AUMENTO DA LANÇA DE APLICAÇÃO DE HERBICIDA NA ERGONOMIA(Fundação Educacional de Lavras, 2020-11-20) Silva, Patrick SantosO setor florestal vem aperfeiçoando e desenvolvendo técnicas para melhoria no seu processo. Isso se dá, devido à grande competitividade do mercado e pela carência de mão de obra. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de variação no comprimento da lança de aplicação de agroquímico na ergonomia a partir da metodologia Rapid Upper Limb Assessment (RULA). Essa avaliação relaciona o efeito da ferramenta sobre diversas partes do corpo do colaborador, e dessa forma é possível obter um diagnóstico por meio da avaliação postural do equipamento durante a atividade. A partir desse estudo foi possível demonstrar que o aumento da lança de 53 para 75 cm, não expõe os colaboradores a efeitos negativos em relação a postura. Em contrapartida, foi possível levantar pontos positivos oriundos da mudança, como ganho de produtividade, menor desgaste físico e fadiga dos colaboradores.
- ItemA INEFICIÊNCIA NA COMUNICAÇÃO E AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO COMO POSSÍVEIS PRECURSORES DE ACIDENTES DE TRABALHO(Fundação Educacional de Lavras, 2020-11-26) Ávila, BrenoA ineficiência na comunicação e ausência de planejamento exercem influência direta nos prazos e custos de uma obra. Além disso, a falha nesse processo pode evoluir em riscos para os colaboradores e residentes contíguos. Dessa maneira, o artigo em questão faz a conexão teórico-prático através da união da realidade prática da empresa acompanhada e estudo de autores renomados do campo da engenharia civil e arquitetura, dentre eles, Silvio Burranttino Melhado e Ana Lucia Rocha de Souza, responsáveis pela criação de um dos métodos abordados em tese, a PEO (Preparação de Execução da Obra). Destarte, com a aproximação da literatura ao canteiro de obras, foi possível basear a grande problemática abordada e vivenciado pelo grupo, provenientes da imaturidade de profissionais e incipiência do cliente. Diante disso, foram escolhidos métodos para abordagem elucidativa do problema referente à comunicação e planejamento, junto à forma de resolução em busca de evitar acidentes de trabalho.