TCC-Engenharia Civil
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC-Engenharia Civil por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemESTUDO, CONFECÇÃO E UTILIZAÇÃO DO CONCRETO USINADO COM ADIÇÃO DE PRODUTO FOTOCATALÍTICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL(Fundação Educacional de Lavras, 2019-04-24) Resende, Bruno PimentaCom o decorrer do tempo e as mudanças climáticas, os revestimentos de fachada que ficam sob ação do intemperismo e de muitos outros agentes de degradação, sofrem com a formação de manchas advindas do acúmulo de partículas poluentes na superfície dessas estruturas. Apesar de elevar os custos para realização da limpeza e de manutenção, essas condições de alteração se mostram atrativas ao uso de materiais fotocatalíticos que promovem a catalise dos agentes poluentes mineralizados, transformando-os em produtos inofensivos. O dióxido de titânio (TiO2), ao ser adicionado aos revestimentos de fachadas, dá origem a superfícies autolimpantes, que dificultam a formação de manchas por resíduos e conservando sua coloração original ao decorrer do tempo. Portanto, o projeto avaliou o rendimento autolimpante do concreto usinado adicionado ao produto que fez fotocatálise (dióxido de titânio na fase anatase) submetido ao clima da cidade de Lavras. Na realização desse projeto, foram elaboradas amostras de concreto convencional, usinado, com o uso do cimento Portland CP III, contendo diferentes teores de TiO2, as quais foram manchadas com Rodamina B e lodo de cinzas da queima de eucalipto e, em seguida, submetido ao intemperismo. Durante o período de cura, foram executados testes de resistência à compressão axial, permeabilidade por imersão e Microscopia Eletrônica de Varredura, além de ser observado a limpeza de acordo com o tempo, considerando os níveis de descoloração das manchas encontradas. Já realizado os testes, os resultados foram apresentados de acordo com as características obtidas através dos experimentos, tendo visto que a ação do produto fotocatalítico no controle das manchas, não foram significativas. Desta forma, é comprovado que independente dos teores de TiO2 no concreto, as superfícies foram limpas da mesma forma e no mesmo tempo.
- ItemESTUDO TECNOLÓGICO DA ARGAMASSA A PARTIR DA SUBSTITUIÇÃO DE AGLOMERANTE POR RESÍDUOS CERÂMICOS RECICLADOS(Fundação Educacional de Lavras, 2019-04-25) Aquino, Alessandro SilvaA argamassa possui ampla importância e aplicação nas mais diversas obras da construção civil, este trabalho se baseia no reaproveitamento de resíduos cerâmicos na produção de argamassas de revestimento para utilização em obras – fundamentado no conceito de sustentabilidade. O objetivo deste trabalho foi realizar a comparação das propriedades da argamassa tradicional em relação à produzida com adição de Resíduos Cerâmicos Vermelhos (RCV) substituindo parte do aglomerante cimento e analisar suas características no estado fresco. Após a caracterização dos materiais, foi realizada uma base experimental para determinar os traços, onde um deles foi escolhido referência. O RCV foi adicionado em diferentes proporções como forma de substituir parte do aglomerante. Inicialmente as proporções foram de 5%, 10%, 15% e posteriormente 20% na mistura. As argamassas foram preparadas seguindo o procedimento descrito na NBR 13276, onde a cal passou por um processo de maturação. Em relação ao índice de consistência, todos os traços perderam um pouco da trabalhabilidade devido à quantidade de água e da mesma forma, se tornaram mais consistentes. Em modos gerais o aumento gradativo em relação ao teor de ar incorporado que quanto mais se adiciona RCV, nota-se um maior índice de vazios na argamassa pelo fato da cerâmica possuir características diferentes do cimento. Foi possível notar que a densidade de massa se manteve quase que inalterada. Também não houve alterações significativas em elação à retenção de água nos traços. Todos, inclusive o traço de referência, apresentaram alta retenção. Desta forma, comprova-se que é possível adicionar pequenas quantidades de resíduos de cerâmica vermelhas as argamassas de revestimento em substituição por parte do cimento, levando em consideração que o teor de ar incorporado manteve-se próximo ao valor da argamassa convencional. Aconselha-se ainda, a utilização de um aditivo plastificante para igualar sua trabalhabilidade pelo fato de apresentar-se muito consistente.
- ItemEFEITO DA POZOLANICIDADE DE MATERIAIS LIGNOCELULÓSICOS SOBRE QUALIDADE DE FIBROCIMENTOS EXTRUDADOS(Fundação Educacional de Lavras, 2019-05-09) Silva, Mateus Alexandre daAtualmente as cinzas se destacam dentre os resíduos dos processos agroindustriais, resultantes da geração de energia. Sabe-se que muitas dessas cinzas possuem reatividade pozolânica, podendo ser utilizadas como adição mineral em matrizes de cimento Portland, porém não há relatos sobre a influência das diferentes granulometrias dessas cinzas. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar as propriedades físicas e mecânicas proporcionadas pela utilização de diferentes tipos de granulometrias da cinza do bagaço de cana (CBC) e da cinza de bambu (CBB) em substituição parcial do cimento Portland utilizado na produção de fibrocimento e determinar a granulometria ideal da cinza, para produção de fibrocimento extrudado. O estudo foi conduzido em parceria com a Unidade Experimental em Painéis de Madeira (UEPAM) no campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O delineamento experimental foi composto por dois intervalos granulométricos das cinzas do bagaço de cana (CBC) e das cinzas do bambu (CBB) sendo estes entre 140 mesh e 200 mesh e abaixo de 200 mesh, em substituição ao cimento Portland CPV-ARI em 2%. Outros materiais foram utilizados na produção do fibrocimento como, cal agrícola, polpa celulósica, poliéster carboxílico (ADVA) e hidroxipropilmetilcelulose (HPMC) na proporção de 30%, 5%, 1%, 1% respectivamente. Os corpos de prova foram produzidos pelo processo de extrusão, durante 28 dias passaram pelo processo de cura e posteriormente foram realizados testes físicos e mecânicos. A adição de cinzas se mostrou benéfica aos tratamentos e de forma geral os tratamentos com adição de cinza não se diferenciaram estatisticamente do tratamento controle. O tratamento utilizando cinza do bagaço de cana com granulometria inferior a 200 mesh apresentou maior densidade aparente e se mostrou mais resistente, sendo necessário a aplicação de uma maior quantidade de energia para leva-lo a ruptura, sendo assim o melhor desempenho dentre os tratamentos. O tratamento utilizando cinza do bambu com granulometria inferior a 200 mesh apresentou maior índice percentual de porosidade, consequentemente, absorvendo maior quantidade de água, tornando sua aplicação menos vantajosa.
- ItemMETODOLOGIA PARA ANÁLISE DA QUALIDADE E EFICIÊNCIA DE CANTEIROS DE OBRAS(Fundação Educacional de Lavras, 2019-10-03) Rodarte, Maria Paula MesquitaCanteiro de obra é a “área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem as operações de apoio e execução de uma obra” (NR 18/2013). Por se tratar de um ambiente com muitos materiais, várias pessoas trabalhando, muito entulho e muitas modificações ao longo da obra, há muita dificuldade de planejar e manter um canteiro de obra organizado, com um bom layout e com logística. Com o objetivo de ajudar no planejamento e desenvolvimento de um canteiro de obra organizado, contribuindo para o aperfeiçoamento dos processos construtivos e reduzir os custos da construção, propôs-se a criação de um questionário por meio de um sistema on-line de formulários, em que, diante das respostas possibilitou-se análises para auxiliar no planejamento para a organização de canteiros de obras, indicar possíveis mudanças e soluções em canteiros já em desenvolvimento, visando a busca das otimizações dos processos e serviços.
- ItemENSAIOS DE CONCRETO AUTOLIMPANTE PARA UTILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL(Fundação Educacional de Lavras, 2020-05-19) Schulz, Tiago LuizAo longo do tempo, os revestimentos de fachada permanecem expostos a diversos agentes de degradação, sejam eles associados aos próprios materiais empregados ou a fatores externos. Essa exposição implica em manchas formadas a partir da deposição de partículas poluentes na superfície dos revestimentos, elevando seus custos para limpeza e manutenção. Uma vez que permanecem expostas à radiação solar, as fachadas se mostram atraentes ao uso de materiais fotocatalíticos, os quais catalisam a mineralização de agentes poluentes, transformando-os em produtos inócuos. A adição de dióxido de titânio (TiO2) pode resultar em superfícies autolimpantes, reduzindo a formação de manchas e mantendo sua coloração original ao longo do tempo. Portanto, busca-se avaliar a capacidade autolimpante do concreto fotocatalítico com adição de TiO2 expostas ao microclima urbano da cidade de Lavras. Para isto, serão confeccionadas amostras de concreto utilizando-se o cimento branco estrutural CPB 40 contendo diferentes teores de TiO2, onde serão manchados com Rodamina B e lodo de cinzas da queima de eucalipto e, posteriormente, expostos diretamente ao ambiente externo. Ao longo do período de exposição, serão realizadas leituras colorimétricas tendo em vista a descoloração dos manchamentos aplicados. Além de teste a resistência compressão e absorção de água.
- ItemANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO CONCRETO COM A INCORPORAÇÃO DE AGREGADOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL(Fundação Educacional de Lavras, 2020-10-20) Resende, Gustavo Monteiro Costa SbampatoCom finalidade de promover a sustentabilidade, pesquisas são realizadas com a intenção de reaproveitar os resíduos de construção civil. O concreto reciclado apresenta-se como fonte principal de reutilização destes materiais. Objetiva-se comparar as propriedades dos agregados reciclados com os agregados convencionais e entender como a granulometria e a resistência são afetadas pela mudança. Para isso, incorporou-se agregados de resíduos da construção civil no concreto em substituição de parte dos agregados graúdos. Confeccionou-se corpos de prova com as seguintes porcentagens de substituição: 0%, 5%, 10% e 15%, sendo 0% sem substituição dos agregados convencionais por reciclados (grupo controle), para comparações múltiplas. Foram realizados os seguintes ensaios: granulométricos, densidade, absorção de água, resistência à compressão e teste de abatimento. Foram obtidos que os agregados reciclados possuem menor densidade e maior absorção de água quando comparados aos agregados convencionais. A granulometria que apresentou maior resistência foi de 4,75 – 9,50 mm. Observa-se que as resistências à compressão dos tratamentos são estatisticamente iguais, quando comparados com o grupo controle, exceto para a granulometria de 4,75 – 9,50 mm, na qual é recomendada a utilização de 15% de incorporação de agregado reciclado, visto que não difere do grupo controle. Portanto, o agregado reciclado apresenta-se como opção viável.
- ItemACOMPANHAMENTO DE REFORMAS, EXECUÇÃO DE LAJE, SUPERVISÃO E CALÇAMENTO COM BLOQUETES POLIÉDRICOS SEXTAVOS(Fundação Educacional de Lavras, 2020-10-20) Santos, Ster Gonçalves Marques dos
- ItemESTUDO COMPARATIVO DO TEOR DE UMIDADE DE SOLOS E AREIAS PELOS MÉTODOS SPEEDY TEST, TERMOGRAVIMÉTRICO, FRIGIDEIRA E MICRO-ONDAS(Unilavras, 2022-04-08) Nascimento, Amanda CristinaO teor de umidade indica a porcentagem de água presente no material. Sua determinação para os solos e areias é de grande importância para a construção civil, principalmente no ramo da Geotecnia e de Materiais de Construção Civil. Na compactação do solo, ao conhecer a percentagem de água presente, é possível saber se o solo está próximo ou não de sua umidade ótima de compactação. Já para as areias, o agregado miúdo mais utilizado na construção civil, também é importante conhecer a sua umidade, pois esta umidade presente no agregado deve ser descontada da água do traço de concretos e argamassas. Outro fenômeno decorrente da presença de água nas areias é o inchamento, onde ocorre o aumento volumétrico da areia. Caso essa análise não seja feita, os concretos e argamassas podem ficar com mais água do que a quantidade determinada no traço ou, até mesmo, com a quantidade de areia diferente do traço e ter como consequência várias patologias como perda da resistência e exsudação. Atualmente existem três métodos normativos para a obtenção do teor de umidade: Speedy Test; Termogravimétrico e Frigideira. Outra maneira de determinar o teor de umidade é com o auxílio de um forno Micro-ondas para secar a amostra, porém este método ainda não tem uma padronização normativa. Apesar de, ainda não possuir esta padronização sabe-se que o tempo de secagem será inferior ao método termogravimétrico (24 horas) sendo assim uma opção mais rápida para a determinação do teor de umidade. Visando verificar a eficácia do Método Micro-ondas e compará-lo com os outros três métodos que já possuem referências normativas, este trabalho tem como o objetivo analisar a umidade de quatro diferentes materiais através dos quatro métodos supracitados permitindo assim, uma comparação entre os quatro e a padronização para a determinação do teor de umidade com o forno micro-ondas, que ainda não possui uma padronização normativa. Após a finalização dos ensaios, o método do Micro-ondas, mostrou-se uma excelente alternativa para a determinação do teor de umidade de solos e areias quando comparado aos demais métodos que possuem referências normativas.
- ItemQUANTIFICAÇÃO DE MATERIAL PARTICULADO EM SUSPENSÃO EM CANTEIRO DE OBRA(Fundação Educacional de Lavras, 2024-04-24) Sales, Tamires da Silva IsraelO ambiente de trabalho na construção civil provoca um grande número de partículas, que são agentes nocivos à saúde no trabalhador. Essas partículas estão presente na produção e manuseio do concreto na obra. A exposição à quantidade excessiva de partículas no ambiente de trabalho pode causar contaminações e danos à saúde do trabalhador. O objetivo do trabalho foi quantificar as partículas presentes no ambiente próximos a produção e manuseio do concreto na construção civil. Foi coletado dados na concretagem de sapatas, pilares e vigas de forro juntamente com a laje. Para cada tipo diferente de concretagem foi coletado o número de 10 amostras. A quantidade de partículas foi coletada e separada por dimensões de 0.3μm, 0.5 μm, 1.0 μm, 2.5 μm, 5.0 μm e 10 μm. Na pesquisa as partículas de menores dimensões, apresentaram-se em maior quantidade na concretagem de todas as amostras. As partículas são muito pequenas e fácil de serem inaladas pelos trabalhadores. Em comparação a partícula de 0.3μm é proporcional a dimensão da maioria do vírus presentes no ambiente, o que infelizmente proporciona uma inalação até mesmo sem percepção do trabalhador.