Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:80/jspui/handle/123456789/863
Título: CONFLITOS INERENTES À DESCONSTITUIÇÃO DA PATERNIDADE: A ANÁLISE DA POSSE DE ESTADO DE FILIAÇÃO SOB A LUZ DA SOCIOAFETIVIDADE
Autor(es): Silva, Álvaro Henrique Torres
Primeiro Orientador: Ladeira, Aline Hadad
Palavras-chave: Paternidade Biológica;Paternidade Socioafetiva;Melhor Interesse da Criança;Instituto Família
Data do documento: 4-Mai-2022
Editor: Unilavras
Resumo: A família é o mais importante instituto jurídico atualmente, situações que interfiram nesta seara não devem passar despercebidas pelos juristas, principalmente quando o assunto interferir nos direitos das crianças. No momento em que uma paternidade biológica é desconstituída sem o posterior reconhecimento da paternidade socioafetiva, retirando da criança os direitos inerentes ao estado de posse de filiação se torna mister realizar um trabalho de forma minuciosa para encontrar uma solução para tal retrocesso jurídico. Objetivo: analisar o contexto histórico do instituto família para melhor entender as jurisprudências que demandam a desconstituição da paternidade biológica sem o posterior reconhecimento da paternidade socioafetiva causando um retrocesso jurisprudencial. Metodologia: pesquisa bibliográfica e jurisprudencial. Antes de tudo, o tema será inicialmente abordado no contexto histórico da família com fulcro na filiação, bem como suas formas de constituição e desconstituição, após esta abordagem será demonstrado como as jurisprudências tem lidado com a situação. Resultados: Os resultados obtidos demonstram com clareza a necessidade da mudança jurisprudencial e criação de leis específicas para o tema, pois cada caso concreto deve ser analisado buscando sempre o melhor interesse da criança envolvida. Conclusão: Em virtude dos fatos expostos no trabalho, fica claro que essa falta de harmonia jurisprudencial causa uma enorme insegurança jurídica, pois crianças estão sendo vítimas de instabilidades do mundo adulto, fazendo necessário um estudo minucioso para se fazer valer o melhor interesse da criança quando este confrontado pelo interesse do pai.
URI: http://localhost:80/jspui/handle/123456789/863
Aparece nas coleções:TCC-Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Álvaro Henrique Torres.pdf472.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.