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dc.contributor.authorBorges, Maurilo Aparecido-
dc.date.accessioned2021-12-14T18:56:41Z-
dc.date.available2021-12-14T18:56:41Z-
dc.date.issued2021-11-05-
dc.identifier.urihttp://localhost:80/jspui/handle/123456789/714-
dc.description.abstractCompreender o padrão de sono em professores universitários mostra-se necessário, uma vez que há consequências físicas, mentais e ocupacionais negativas que podem interferir, entre outros aspectos, na qualidade de vida e estado emocional. Objetivo: Avaliar a qualidade do sono e sua relação com a qualidade de vida e estado emocional em professores universitários. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, no qual participaram 36 professores de uma instituição de ensino superior privada no interior do estado de Minas Gerais, sendo 27,8% do gênero masculino e 72,2% do gênero feminino, com idade média entre 25 e 61 anos. Instrumentos utilizados: questionário sociodemográfico, Índice de Qualidade do Sono de Pittisburg (IQSP), questionário de qualidade de vida SF-36 e Escala de ansiedade, depressão e estresse (EADS-21). Resultados: 58,3% dos participantes apresentaram qualidade do sono ruim. Professores com pior qualidade do sono, apresentaram pior qualidade de vida (p<0,05) e mais sintomas de ansiedade (p=0,00078). Conclusão: Pode-se concluir que a má qualidade do sono é um problema comum entre os professores analisados e está associada a baixa qualidade de vida e ansiedade.en_US
dc.description.editionUnderstanding sleep patterns in university professors is necessary, since there are negative physical, mental and occupational consequences that may interfere, among other things, with quality of life and emotional state. Objectives: Assess the quality of sleep and its relationship to quality of life and emotional state in university professors. Methodology: This is a cross-sectional study, in which 36 professors participated in the of a private higher education institution in the state of Minas Gerais, 27.8% male and 72.2% female, with average age between 25 and 61 years. Instruments used: sociodemographic questionnaire, Pittisburg Sleep Quality Index (IQSP), SF-36 quality of life questionnaire and Anxiety, depression and stress scale (EADS-21). Results: 58.3% of the participants presented poor sleep quality. Teachers with worse sleep quality had worse quality of life (P0.05) and more anxiety symptoms (p=0.00078). Conclusion: It can be concluded that poor quality of sleep is a common problem among the teachers analyzed and is associated with low quality of life and anxiety.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherFundação Educacional de Lavrasen_US
dc.subjectQualidade do Sonoen_US
dc.subjectQualidade de Vidaen_US
dc.subjectEstresse em Professores Universitáriosen_US
dc.subjectEstado Emocionalen_US
dc.titleQUALIDADE DO SONO E SUA RELAÇÃO COM QUALIDADE DE VIDA E ESTADO EMOCIONAL EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOSen_US
dc.typeMonographyen_US
dc.creator.advisor1Guimarães, Laíz Helena de Castro Toledoen_US
dc.publisher.countryBrasilen_US
dc.publisher.departmentFundação Educacional de Lavrasen_US
dc.publisher.initialsUnilavrasen_US
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