Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:80/jspui/handle/123456789/804
Título: AS NECESSIDADES DOS CUIDADORES DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE
Autor(es): Borges, Ana Cristina
Primeiro Orientador: Andrade, Rosyan Carvalho
Palavras-chave: Crianças com Necessidades Especiais de Saúde;Cuidadores de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde;Pais;CRIANES
Data do documento: 19-Nov-2021
Editor: Fundação Educacional de Lavras
Resumo: Crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são aqueles que apresentam uma condição crônica ou necessitam de cuidados e serviços de saúde além do exigido pelas crianças em geral. Lidar com essas demandas exige cuidadores uma série de conhecimentos, habilidades e adaptações na rotina, desencadeando inúmeras necessidades. Objetivo: Identificar e analisar as necessidades dos cuidadores de CRIANES. Método: Estudo descritivo, com análise qualitativa dos dados, que entrevistou os cuidadores principais de CRIANES na rede pública, por meio de entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada a análise de conteúdo para a extração e categorização de dados. Considerações Éticas: Obtida aprovação do Comitê de Ética da instituição proponente sob Protocolo CAAE 04343318.8.0000.5116. Resultados: Foram entrevistados 11 mães e os resultados foram agrupados em quatro categorias: Necessidade de desenvolvimento de resiliência; Necessidade de conciliação das demandas da CRIANES com as demandas pessoais e familiares; Necessidade de apoio socioeconômico; Necessidade de apoio de profissionais de saúde. As mães passam por um processo complexo e contínuo de aceitação da condição da criança e adaptação no seu modo de viver, conciliando os cuidados à criança doente com as responsabilidades conjugais e maternas dos outros filhos, e abrindo mão da vida social e profissional. Nesse contexto, o apoio de familiares, amigos e entidades por meio de auxílio financeiro, disponibilização de transporte e divisão de tarefas faz-se fundamental. Além da colaboração de profissionais de saúde na continuidade do cuidado, capacitação dos cuidadores e esclarecimento de dúvidas. Considerações Finais: Os resultados deste estudo chamam a atenção para as necessidades dos pais ou cuidadores das CRIANES e reforçam a importância da atuação dos profissionais de saúde neste contexto, de modo a facilitar os processos e promover a qualidade da assistência a essa clientela.
URI: http://localhost:80/jspui/handle/123456789/804
Aparece nas coleções:TCC-Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Cristina Borges.pdf432.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.