Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:80/jspui/handle/123456789/707
Título: DESENVOLVIMENTO, ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE ENXAGUANTES BUCAIS CONTENDO ÓLEO E EXTRATO DE Syzygium aromaticum (CRAVO DA ÍNDIA)
Autor(es): Severo, Elisa de Oliveira
Primeiro Orientador: França, Mirelle de Oliveira Sóter
Palavras-chave: Cravo da Índia;Antisséptico Bucal;Candidíase Bucal;Fármacos Naturais
Data do documento: 28-Out-2021
Editor: Fundação Educacional de Lavras
Resumo: A descoberta de fármacos naturais para o tratamento de candidíase bucal é de extrema importância atualmente, pois muitos dos tratamentos convencionais possuem resistência frente ao fungo. Óleos essenciais e extratos obtidos a partir de cravo da índia tem revelado potencial antimicrobiano; no entanto, há carência de estudos que enfoquem a análise antifúngica in vitro e, principalmente, análise de formulações contendo este fitoterápico. Objetivos: Desenvolver e avaliar as características físico-químicas e o potencial antifúngico, frente a Candida albicans, de enxaguantes bucais contendo óleo e/ou extrato de Syzygium aromaticum (cravo da índia). Metodologia: Foram preparados extratos alcoólico, hidroalcoólico e aquoso a 30%, usando o botão floral seco. O óleo essencial foi extraído por hidrodestilação e amostras de óleo comerciais. Os extratos brutos, óleos e suas diluições foram testados frente à Candida albicans (ATCC10231) e Candida sp., pelo método de difusão em ágar. Após determinação da concentração inibitória mínima (CIM), foram preparados enxaguantes nas concentrações ativas; óleo 1% (F1), 0,1% (F2) e 0,001% (F3) e extrato alcoólico bruto 50% (F4) e 25% (F5); sendo avaliados quanto a atividade antifúngica, qualidade macroscópica e físico-química. Resultados: Observou-se separação de fases nas Formulações 1 e 5. O enxaguante 4 e o controle positivo (F7) foram ativos frente as duas cepas testadas. Conclusão: O óleo essencial de cravo da índia apresentou atividade contra Candida, sendo potencial candidato para prevenção de candidíase oral, sendo necessária a preparação de novas formulações, visando melhor incorporação/estabilidade do óleo e testes avaliando o efeito sinérgico entre óleo e extratos em menores concentrações.
URI: http://localhost:80/jspui/handle/123456789/707
Aparece nas coleções:TCC- Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Elisa de Oliveira Severo615.71 kBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.