Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:80/jspui/handle/123456789/683
Título: GÊNESE E REPERCUSSÃO DO ATIVISMO JUDICIAL SOB A ANÁLISE DA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO Nº 26
Autor(es): Rodirgues, Elton Cerqueira e
Primeiro Orientador: Reis, Rômulo Resende
Palavras-chave: Neoconstitucionalismo;Ativismo Judicial;Panprincipiologismo;Princípios Constitucionais
Data do documento: 12-Mai-2021
Editor: Fundação Educacional de Lavras
Resumo: O trabalho proposto apresenta um estudo sobre o Ativismo Judicial, sob a ótica da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) Nº 26 que tipificou a Homofobia como Racismo. Objetivo: Utilizar a ADO Nº 26 como parâmetro para analisar a gênese e repercussão do Ativismo Judicial. Além de contrapor a respectiva Ação perante a matriz principiológica do Direito Constitucional Penal. Metodologia: A pesquisa detém caráter bibliográfico, e foi confeccionada e embasada em fontes diretas e indiretas do Direito, como a Constituição Federal, Código Penal, princípios, doutrinas e jurisprudências. Conclusão: O respectivo trabalho e o seu andamento nos possibilitaram concluir que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na ADO Nº 26 contraria os princípios constitucionais, especificamente: a legalidade, especificidade e a intervenção mínima. Ademais, concluímos que a gênese do Ativismo Judicial se dá no Neoconstitucionalismo e a sua execução põe em xeque o Estado Democrático de Direito ao comprometer o equilíbrio entre as três funções da República.
URI: http://localhost:80/jspui/handle/123456789/683
Aparece nas coleções:TCC-Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Elton Cerqueira e Rodrigues.pdf317.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.