Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:80/jspui/handle/123456789/230
Título: AVALIAÇÃO DA GENOTOXICIDADE DE Siparuna apiosyce (Mart.) A. DC (Monimiaceae) ATRAVÉS DO TESTE DO MICRONÚCLEO EM Allium cepa L.
Autor(es): Licas, Juliana Cristina
Primeiro Orientador: Costa, Maria Cristina Mendes
Palavras-chave: Siparuna apiosyce;Citotoxicidade;Genotoxicidade
Data do documento: 2014
Editor: Fundação Educacional de Lavras
Resumo: Para o tratamento e cura de enfermidades utilizam-se plantas com extratos, emplastos e infusões, sem que haja evidências científicas que comprovem a eficácia desses tratamentos. A falta de conhecimento da população sobre a toxidade e alguns efeitos secundários do uso contínuo de algumas espécies pode levar à consequências sérias. A espécie Siparuna apiosyce (Mart.) A. DC é uma planta aromática da família Monimiaceae encontrada no sudeste brasileiro, conhecida vulgarmente como “limão-bravo”. Devido à escassez de dados na literatura este trabalho teve como objetivo contribuir para o conhecimento de atividades biológicas de plantas medicinais brasileiras e avaliar a genotoxicidade e a citotoxicidade de infusão de folhas de S. apiosyce utilizando o teste do micronúcleo em Allium cepa. Os bioensaios para avaliação foram realizados através da infusão de cinco concentrações (5, 10, 25, 50 e 100%) e água esterilizada como controle. A avaliação da citotoxicidade ocorreu através do crescimento da raiz, índice de germinação e índice mitótico e a avaliação da genotoxicidade foi pela análise de aberrações cromossômicas. Os resultados demonstraram que o crescimento da raiz e o índice de germinação foram significativos apresentando efeito alelopático e o índice mitótico não foi significativo sugerindo que não há efeito citotóxico. Na avaliação genotóxica o número de aberrações cromossômicas não foi significativo comparado ao controle, não apresentando genotoxicidade. Foram observadas C-metáfases, aderências, quebras cromossômicas, micronúcleos, brotos e núcleos condensados. O presente estudo revelou que infusões de S. apiosyce não desencadeiaram efeitos citotóxicos e/ou genotóxicos significativos em A.cepa, identificando a concentração de 10% como a mais promissora para uso medicinal.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/230
Aparece nas coleções:TCC-Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Juliana Cristina.docx1.09 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.