Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 903
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemTRIBUNAL DO JÚRI: A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NAS DECISÕES DO CONSELHO DE SENTENÇA(Fundação Educacional de Lavras, 0022-11-10) Campos, Maria Eduardda de Figueiredo SiqueiraO presente trabalho tem como escopo analisar a influência da mídia sobre os julgamentos do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri. Objetivo: O principal objetivo é colocar em pauta a presença de questões polêmicas que existem sobre o procedimento do Júri, que frequentemente é alvo de críticas diversas, o Júri manteve-se imutável no que tange à sua natureza de julgar os crimes dolosos contra a vida. Metodologia: Para basear este estudo e formulá-lo em fatos concretos, foi utilizado o método analítico e a técnica de pesquisa bibliográfica com doutrinas, artigos e literaturas atualizadas pretende-se estudar todos os aspectos que envolvem esse tema, bem como trazer as respostas para as hipóteses da problemática arguida no Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso. Resultados: Como resultado foi possível observar que o Tribunal do Júri tem seus pontos negativos que deixam a desejar no que se refere a imparcialidade dos jurados e a colisão entre direitos fundamentais geradas pela atuação da mídia. Conclusão: Há a necessidade de que o modelo ao qual o Tribunal do Júri é vinculado seja revisto, vez que é visível sua fragilidade por meio do sistema de julgamento, que é feito por jurados sem nenhum estudado direcionado para tanto. Além do mais, as decisões devem ser no mínimo fundamentada pelos jurados, posto que um juiz togado não pode tomar nenhuma decisão sem fundamentar sua decisão de acordo com o ordenamento jurídico.
- ItemCONTOS DE FADA: FONTE DE PRAZER E EQUILÍBRIO PARA CRIANÇA HOSPITALIZADA(Fundação Educacional de Lavras, 2007) Ferreira, Alexandra Daniela Ferreira; Andrade, Giovana RezendeEste estudo tem como proposta analisar a aplicabilidade dos contos de fadas durante o tratamento dispensado à criança hospitalizada, criando, assim, uma modalidade de terapia. Tal técnica se justifica, uma vez que, pode se promover a cura ou, simplesmente, o alívio das pressões de sua doença e do tenso ambiente hospitalar. Por sua vez, tem-se a biblioterapia que se dá por meio da leitura de textos literários, através dos quais o ouvinte consegue exteriorizar suas emoções, promovendo, também, o efeito catártico.
- ItemA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA COMO AUXÍLIO NO TRATAMENTO DE ADOLESCENTES EM CRISE EXISTENCIAL(Fundação Educacional de Lavras, 2010) Barros, Eliézer RibeiroTendo em vista que a adolescência é um período de transição entre a infância e a idade adulta, percebe-se o quão vulnerável o jovem pode se tornar diante desta etapa. Devido a vulnerabilidade em se perceber diante das diversas mudanças que ocorrem no âmbito biopsicossocial, o adolescente tende a se questionar sobre as diversas maneiras de se interagir com o outro em seu convívio social. Este questionamento pode fazer com que o adolescente se perceba “indiferente a si mesmo”, podendo assim, vivenciar uma crise existencial, desnorteando-o e levando a desequilíbrios, estresse físico e/ou emocional. Este estudo, fundamentado em revisão de literatura, partindo de conceitos e aspectos biopsicossociais acerca do adolescente, teve como objetivo apresentar o termo “crise existencial”, não somente como um diagnóstico ou patologia que rotula os adolescentes nesta fase da vida, mas, além disso, refletir sobre sua condição de não enfrentamento e não adaptação ao meio social. O objetivo principal deste estudo foi analisar e discutir a eficácia da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) como tratamento psicoterápico para adolescentes em crise existencial. O estudo propõe novas formas que levam à (re) constituição de sua identidade através de auxílio psicoterápico embasado nas teorias psicológicas de Carl Rogers, aprofundando na maneira como a ACP pode auxiliar em casos como proposto pelo tema.
- ItemALEITAMENTO MATERNO E DESMAME PRECOCE NO MUNICÍPIO DE LAVRAS(Fundação Educacional de Lavras, 2011) Garcia, Eliany Aparecida; Souza, Gabriela NascimentoA amamentação vem ao longo do tempo sofrendo influências que não são benéficas, as quais fazem dela um ato opcional. O leite materno oferece inúmeros benefícios para a saúde da criança, entre elas os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, possibilitando que a criança inicie uma vida saudável. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo identificar as causas do desmame precoce em crianças em aleitamento materno exclusivo em uma área de cobertura de PSF no município de Lavras - MG. A pesquisa teve caráter qualitativo. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada com 11 mães de crianças menores de 6 meses em 4 Programas de Saúde da Família do Município de Lavras – MG. O referencial teórico foi a Teoria de Enfermagem de Hildegard Peplau que tem como foco a relação interpessoal. O referencial metodológico foi análise de conteúdo de Bardin. A análise dos discursos nos permitiu identificar seis categorias principais: Importância e significado da amamentação; Tempo de amamentação; Consultas de pré-natal; Informações recebidos no pré-natal; Tipo de Aleitamento Materno e Intercorrências na amamentação. Os resultados encontrados colaboraram para a compreensão de que, nem todas têm o conhecimento suficiente sobre a amamentação sendo necessária uma intensificação das ações educativas sobre amamentação nos PSF’s.
- ItemA (IN)CONSTITUCIONALIDADE DO ARTIGO 1.790, DO CÓDIGO CIVIL DE 2002(Fundação Educacional de Lavras, 2011) Gomes, Tiago GarciaEste trabalho tem por objetivo demonstrar a inconstitucionalidade do artigo 1.790, do Código Civil de 2002. Sua escolha foi determinada em função da flagrante inconstitucionalidade do referido artigo, uma vez que o companheiro(a) é manifestamente prejudicado na sucessão do outro, no que tange aos bens adquiridos na vigência da união estável. Nesse ínterim, realizou-se pesquisa bibliográfica com intuito de elucidar acerca do histórico da união estável, seu conceito, suas características e impedimentos, os seus efeitos patrimoniais para o casal, as diretrizes do contrato de convivência, a possibilidade de pleitear os alimentos, a faculdade de convertê-la em casamento e os seus aspectos atuais relevantes. Relatou-se ainda, sobre o companheiro como herdeiro legítimo, a concorrência sucessória, o direito real de habitação e a vocação hereditária. Finalmente, discorreu-se a respeito da sucessão do companheiro com os descendentes, ascendentes e parentes colaterais. Após a análise sagaz de todo conteúdo exposto neste estudo, constatou-se a inconstitucionalidade do artigo 1.790, do Código Civil de 2002
- ItemMOTIVAÇÃO E TRABALHO: UMA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS TEORIAS SOBRE A MOTIVAÇÃO HUMANA NAS ORGANIZAÇÕES(Fundação Educacional de Lavras, 2014) Andrade, Giovana RezendeA presente pesquisa visa analisar os conceitos sobre motivação, em especial no âmbito organizacional, uma vez que tal conceito vem sendo cada vez mais estudado e percebido, sob diversos aspectos e teorias, como fundamental para uma melhor qualidade de vida do funcionário, bem como tais mudanças podem promover maior benefício também para a organização na qual o indivíduo está inserido. Nesse intuito, realizou-se também uma análise de algumas teorias motivacionais consideradas fundamentais no desenvolvimento do conceito motivacional dentro das organizações, atentando para aspectos individuais e ambientais no que tange o processo motivacional.
- ItemAVALIAÇÃO DA GENOTOXICIDADE DE Siparuna apiosyce (Mart.) A. DC (Monimiaceae) ATRAVÉS DO TESTE DO MICRONÚCLEO EM Allium cepa L.(Fundação Educacional de Lavras, 2014) Licas, Juliana CristinaPara o tratamento e cura de enfermidades utilizam-se plantas com extratos, emplastos e infusões, sem que haja evidências científicas que comprovem a eficácia desses tratamentos. A falta de conhecimento da população sobre a toxidade e alguns efeitos secundários do uso contínuo de algumas espécies pode levar à consequências sérias. A espécie Siparuna apiosyce (Mart.) A. DC é uma planta aromática da família Monimiaceae encontrada no sudeste brasileiro, conhecida vulgarmente como “limão-bravo”. Devido à escassez de dados na literatura este trabalho teve como objetivo contribuir para o conhecimento de atividades biológicas de plantas medicinais brasileiras e avaliar a genotoxicidade e a citotoxicidade de infusão de folhas de S. apiosyce utilizando o teste do micronúcleo em Allium cepa. Os bioensaios para avaliação foram realizados através da infusão de cinco concentrações (5, 10, 25, 50 e 100%) e água esterilizada como controle. A avaliação da citotoxicidade ocorreu através do crescimento da raiz, índice de germinação e índice mitótico e a avaliação da genotoxicidade foi pela análise de aberrações cromossômicas. Os resultados demonstraram que o crescimento da raiz e o índice de germinação foram significativos apresentando efeito alelopático e o índice mitótico não foi significativo sugerindo que não há efeito citotóxico. Na avaliação genotóxica o número de aberrações cromossômicas não foi significativo comparado ao controle, não apresentando genotoxicidade. Foram observadas C-metáfases, aderências, quebras cromossômicas, micronúcleos, brotos e núcleos condensados. O presente estudo revelou que infusões de S. apiosyce não desencadeiaram efeitos citotóxicos e/ou genotóxicos significativos em A.cepa, identificando a concentração de 10% como a mais promissora para uso medicinal.
- ItemA OITIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL À LUZ DO DEPOIMENTO SEM DANO(Fundação Educacional de Lavras, 2016) Paula, Ana Lúcia de Menezes Nascimento deO abuso sexual sofrido por crianças e adolescentes é um fenômeno recorrente na sociedade. No Brasil, o ato do abuso é um delito punido por lei mediante a efetivação de processo penal, em que pequenas vítimas podem ser ouvidas. Contudo, como é para crianças e adolescentes, que sofrem tal ato, falar de algo tão complexo e possivelmente vergonhoso? Nesta pesquisa, em questão, se objetiva demonstrar a possibilidade de um diferenciado método de colheita do depoimento de crianças e adolescentes, caracterizado como Depoimento sem Dano. Mais especificamente, demonstrar os possíveis benefícios para as crianças e adolescentes inquiridas nessa modalidade. Para ser possível a realização deste estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica para abordagem do tema. Foram consultados livros, monografias, artigos, cartilhas, dissertações e acórdãos. Discutiu-se a oitiva de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual à luz do Depoimento sem Dano e, os posicionamentos de áreas de saberes distintos como a psicologia e o serviço social. Conclui-se que o Depoimento sem Dano se apresenta como uma superação primeira do modelo tradicional vigente de oitiva e, que o mesmo é essencialmente superior, dada a preocupação num todo com a oitiva da criança e do adolescente. Esta modalidade de oitiva é benéfica para criança e adolescente por se caracterizar coerente a fase peculiar de desenvolvimento dos mesmos e pelo zelo aos direitos historicamente conquistados. Contudo, é expressa a necessidade de melhor articulação das interdisciplinaridades para que a oitiva e inquirição em “nome da verdade” não secundarizem os direitos fundamentais da criança e do adolescente ocasionando revitimização.
- ItemUM ESTUDO DE GÊNERO A PARTIR DA PSICANÁLISE(Fundação Educacional de Lavras, 2018) Gosmão, Reynaldo de AzevedoA concepção de identidade e gênero, em geral, sofre definições que impregnam e fundamentam o corpo na instância orgânica, biológica e genética. No entanto, com a psicanálise, a sexualidade pode assumir caminhos diversos subvertendo a compreensão do sexual, modificando o efeito das sexualidades perversas do campo da psiquiatria. A pesquisa teve como objetivo investigar como a psicanálise está (re)pensando as questões de gênero na atualidade, e com a revisão de literatura é possível avaliar qual é a proximidade da teoria psicanalítica com as problemáticas contemporâneas. A pesquisa demonstrou que houve uma expansão de publicações na temática de gênero e psicanálise, mas também, como resultado foi evidenciado o pouco o número de publicações que condensam os estudos teóricos com pesquisas de campo, a ampliação poderia enriquecer as narrativas contemporâneas no campo psicanalítico. Foi possível um retorno as obras psicanalíticas e a artigos científicos e concluiu-se que é necessário aproximar os diálogos sociais e contemporâneos nas pesquisas psicanalíticas, possibilitando à ampliação dos discursos acadêmicos e teóricos em gênero e psicanálise. Durante a revisão de literatura, houve a leitura integral dos artigos selecionados, foram excluídos os que não diziam respeito ao propósito deste estudo, não trabalhavam conceitos psicanalíticos e de gênero. Ao final do levantamento, manteve-se 48 artigos. Como conclusão alguns avanços foram feitos, inclusive uma sistematização de quais teoria abarcam a temática de gênero, também os pontos de tensões entre a psicanálise freudiana e outros autores ao publicar sobre psicanálise, através do retorno a conceitos freudianos de bissexualidade, narcisismo, identificação, angústia, édipo entre outros.
- Item(I) LEGITIMIDADE DA ABORDAGEM POLICIAL: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS LEGAIS DA BUSCA PESSOAL(Fundação Educacional de Lavras, 2019-04-04) Alves, Cássio GonçalvesA presente monografia teve como objetivo a análise da legitimidade, ou não, da abordagem policial e dos aspectos legais da busca pessoal, considerando o dever estatal de promoção da segurança pública e, ao mesmo tempo, sua natureza de direito fundamental, procedendo-se à identificação das orientações técnicas e práticas fornecidas pela Polícia Militar de Minas Gerais como forma de nortear a atuação dos policiais militares. A autorização para que um indivíduo seja interpelado pela polícia é regulada pelo Código de Processo Penal, que prevê a busca pessoal, em seu art. 240, §2º, como um meio de prova, quando existente fundada suspeita de que o abordado porte arma ou algum dos objetos relacionados no caput do mesmo dispositivo legal. A definição do que se enquadraria como fundada suspeita, no entanto, provoca discussões, por se inserir na discricionariedade do agente policial, resultando em um possível processo subjetivo. Com isso, buscou-se, por meio de pesquisa bibliográfica, tendo por fontes doutrina, artigos científicos, bem assim a jurisprudência dos tribunais superiores e manuais de pratica policial da Polícia Militar de Minas Gerais, discorrer sobre a questão e, assim, responder ao problema proposto. A justificativa da pesquisa residiu na relevância do tema e dos questionamentos relativos a uma possível ofensa a direitos fundamentais. O estudo realizado permitiu concluir que a abordagem policial é um procedimento legítimo, encontrando amparo no texto constitucional, na legislação atualmente vigente e em normas infralegais, e é também um meio eficaz quando praticada com observância dos direitos fundamentais.
- ItemA IN/EFICÁCIA DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NO BRASIL PREVISTAS PELO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) ANTE A CRESCENTE CRIMINALIDADE INFANTO JUVENIL.(Fundação Educacional de Lavras, 2019-04-04) Faria, Daiana Leila deO objetivo do presente estudo é discutir, mediante pesquisa bibliográfica através do método descritivo as medidas protetivas/socioeducativas dispostas no Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA bem como sua (in)eficácia quando do cometimento de ato infracional praticado por este público. Outrossim, torna-se necessário avaliar se tais medidas estão sendo adotadas segundo o disposto na legislação que ampara essa população, quase sempre vítima, independentemente do lado que ocupa no decorrer dos fatos. Se a ineficácia se faz presente para a aplicação de tais medidas, implica um olhar atento da família, da sociedade e, sobretudo do estado, pois falta aplicação adequada de política pública, dinheiro e profissional para o sucesso desta legislação, pois quando o jovem em pleno desenvolvimento de sua formação moral e intelectual se defronta com situações inusitadas de crime e violência de todas as formas possíveis e inimagináveis, até mesmo dentro de suas próprias casas, produzidas por aqueles que têm a obrigação de protegê-lo e encaminhá-lo para a vida adulta, algo está errado e aí terão início as ameaças aos seus direitos humanos e constitucionais. Neste trabalho foi feita uma abordagem constitucional e também um estudo acurado do ECA onde se discorrerá nos subcapítulos que se seguem a respeito da insegurança humana diante da malfadada violência,a breve história dos direitos dos menores, os princípios que visam proteger à criança e ao adolescente, o rumo a uma política integral de convivência e segurança social, o conceito de violência e a ineficácia das medidas socioeducativas para coibir a prática de novos atos infracionais. Conclui-se também que a principal finalidade das medidas protetivas/socioeducativas é amparar a criança e o adolescente autor de ato infracional com o objetivo de resgatá-lo, proporcionando-lhe formação humana assistida por equipe de profissionais capacitados e seu retorno sadio para a comunidade onde estará apto a desenvolver seu papel de cidadão livre e responsável. Entretanto, as medidas socioeducativas não tem surtido efeito no resgate do menor infrator.
- ItemPORTFÓLIO ACADÊMICO(Fundação Educacional de Lavras, 2019-04-11) Marques, Ana Mayra Souza; Varisco, Bruno Henrique Matta Diz; Andrade, Robson Monteiro de; Vieira, Thalys Garcia; Oliveira, Walan Luis de
- ItemPORTFÓLIO ACADÊMICO(Fundação Educacional de Lavras, 2019-04-15) Naves, André Sales; Souza, Diogo Piva de; Orlandi, Gabriel Ceresoli; Reis, Hender Matheus; Silva, Marcell Alves da
- ItemESTUDO, CONFECÇÃO E UTILIZAÇÃO DO CONCRETO USINADO COM ADIÇÃO DE PRODUTO FOTOCATALÍTICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL(Fundação Educacional de Lavras, 2019-04-24) Resende, Bruno PimentaCom o decorrer do tempo e as mudanças climáticas, os revestimentos de fachada que ficam sob ação do intemperismo e de muitos outros agentes de degradação, sofrem com a formação de manchas advindas do acúmulo de partículas poluentes na superfície dessas estruturas. Apesar de elevar os custos para realização da limpeza e de manutenção, essas condições de alteração se mostram atrativas ao uso de materiais fotocatalíticos que promovem a catalise dos agentes poluentes mineralizados, transformando-os em produtos inofensivos. O dióxido de titânio (TiO2), ao ser adicionado aos revestimentos de fachadas, dá origem a superfícies autolimpantes, que dificultam a formação de manchas por resíduos e conservando sua coloração original ao decorrer do tempo. Portanto, o projeto avaliou o rendimento autolimpante do concreto usinado adicionado ao produto que fez fotocatálise (dióxido de titânio na fase anatase) submetido ao clima da cidade de Lavras. Na realização desse projeto, foram elaboradas amostras de concreto convencional, usinado, com o uso do cimento Portland CP III, contendo diferentes teores de TiO2, as quais foram manchadas com Rodamina B e lodo de cinzas da queima de eucalipto e, em seguida, submetido ao intemperismo. Durante o período de cura, foram executados testes de resistência à compressão axial, permeabilidade por imersão e Microscopia Eletrônica de Varredura, além de ser observado a limpeza de acordo com o tempo, considerando os níveis de descoloração das manchas encontradas. Já realizado os testes, os resultados foram apresentados de acordo com as características obtidas através dos experimentos, tendo visto que a ação do produto fotocatalítico no controle das manchas, não foram significativas. Desta forma, é comprovado que independente dos teores de TiO2 no concreto, as superfícies foram limpas da mesma forma e no mesmo tempo.
- ItemPORTFÓLIO ACADÊMICO(Fundação Educacional de Lavras, 2019-04-25) Silva, Diogo Ferreira da; Pressato, Maikel; Vilela, Rubens Martiniano; Coutinho, Ruy Caram; Carvalho, Talyson Faria
- ItemESTUDO TECNOLÓGICO DA ARGAMASSA A PARTIR DA SUBSTITUIÇÃO DE AGLOMERANTE POR RESÍDUOS CERÂMICOS RECICLADOS(Fundação Educacional de Lavras, 2019-04-25) Aquino, Alessandro SilvaA argamassa possui ampla importância e aplicação nas mais diversas obras da construção civil, este trabalho se baseia no reaproveitamento de resíduos cerâmicos na produção de argamassas de revestimento para utilização em obras – fundamentado no conceito de sustentabilidade. O objetivo deste trabalho foi realizar a comparação das propriedades da argamassa tradicional em relação à produzida com adição de Resíduos Cerâmicos Vermelhos (RCV) substituindo parte do aglomerante cimento e analisar suas características no estado fresco. Após a caracterização dos materiais, foi realizada uma base experimental para determinar os traços, onde um deles foi escolhido referência. O RCV foi adicionado em diferentes proporções como forma de substituir parte do aglomerante. Inicialmente as proporções foram de 5%, 10%, 15% e posteriormente 20% na mistura. As argamassas foram preparadas seguindo o procedimento descrito na NBR 13276, onde a cal passou por um processo de maturação. Em relação ao índice de consistência, todos os traços perderam um pouco da trabalhabilidade devido à quantidade de água e da mesma forma, se tornaram mais consistentes. Em modos gerais o aumento gradativo em relação ao teor de ar incorporado que quanto mais se adiciona RCV, nota-se um maior índice de vazios na argamassa pelo fato da cerâmica possuir características diferentes do cimento. Foi possível notar que a densidade de massa se manteve quase que inalterada. Também não houve alterações significativas em elação à retenção de água nos traços. Todos, inclusive o traço de referência, apresentaram alta retenção. Desta forma, comprova-se que é possível adicionar pequenas quantidades de resíduos de cerâmica vermelhas as argamassas de revestimento em substituição por parte do cimento, levando em consideração que o teor de ar incorporado manteve-se próximo ao valor da argamassa convencional. Aconselha-se ainda, a utilização de um aditivo plastificante para igualar sua trabalhabilidade pelo fato de apresentar-se muito consistente.
- ItemPORTFÓLIO ACADÊMICO(Fundação Educacional de Lavras, 2019-05-02) Laurente, Rafael Miarelli; Andrade, Victor Emmanuel Miranda de
- ItemPORTFÓLIO ACADÊMICO(Fundação Educacional de Lavras, 2019-05-02) Silva, Flávio Marques da; Carvalho, Israel Antônio de; Oliveira, Jonas Guilherme de; Silva, Juliano de Carvalho; Braga, Vinícius Torres
- ItemA USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL E A DESJUDICIALIZAÇÃO NO DIREITO(Fundação Educacional de Lavras, 2019-05-08) Oliveira, Samuel DiasEste trabalho aborda as principais mudanças inseridas na legislação brasileira com a vigência da Lei n. 13.105/15. Assim, destaca-se a importância dessa modalidade que foi desjudicializada, a usucapião extrajudicial, para o sistema jurídico brasileiro, no que diz respeito ao desafogamento do Poder Judiciário, melhorando esencialmente para o jurisdicionado. Deste modo, este estudo se justifica pelo fato de ser um novo procedimento aderido pelo direito brasileiro, que vem, com o decorrer dos anos, sendo alvo de estudos para o desenvolvimento do ordenamento jurídico nacional. Logo, mostra-se necessário empreender esforços no sentido de otimizar a prestação jurídica institucional, visando a promoção de valores constitucionais tal qual a celeridade, economia processual, acesso a justiça, dentre outros. Para tanto, A metodologia usada nesse trabalho foi a pesquisa bibliográfica. Foram realizadas pesquisas nos acervos virtuais e pessoais, bem como os da biblioteca do Centro Universitário de Lavras. Foi feita uma pesquisa sobre o procedimento da usucapião, retratando sobre os conceitos e fundamentos da usucapião extrajudicial, tabelionato de notas; e do registro de imóveis. Sobretudo, conclui-se que este novo instituto contribui para o desafogamento do Judiciário e, assim, evitará a judicialização dos procedimentos conferindo maior efetividade e celeridade ao jurisdicionado.
- ItemPORTFÓLIO ACADÊMICO(Fundação Educacional de Lavras, 2019-05-09) Aquino, Emanuely Pereira; Malta, Fábio Antônio de Freitas; Ribeiro, Isabela; Vítor, Ricardo Martins; Dias, Viviane Amanda